Grécia vence Nigéria e entra na briga por uma vaga nas oitavas
Por Davi Almeida
No estádio Free State, em Bloemfontein, Grécia e Nigéria fizeram o segundo jogo do grupo B, válido pela segunda rodada da Copa do Mundo 2010. A seleção grega venceu de virada, pelo placar de 2 a 1. Os gols foram de Salpingidis e Torosidis pela Grécia, e Uche fez o da Nigéria. Os dois times voltam a jogar na terça feira. Nigéria joga contra Coréia do Sul, em Durban, e a Grécia pega a seleção da Argentina, em Polokwane.
O jogo começou num ritmo lento, apenas concentrado no meio campo, com poucas chances de gol até aos 15 minutos. O árbitro Oscar Ruiz assinala falta pra seleção nigeriana na sua esquerda de ataque. O meia Uche fez a cobrança, a bola passou por todo mundo, o goleiro Tzorvas se atrapalhou com a presença do atacante Odemwingie, não conseguiu fazer a defesa e a bola morreu no fundo do gol. 1 a 0 Nigéria.
Sentindo o baque, a seleção grega se desorganizou e ajudou a Nigéria subir de produção no jogo, o time africano aumentou a pressão em cima dos gregos até os 33 minutos, quando num lance na lateral de campo, o meia Kaita se estranhou com o lateral Torosidis e foi expulso. Esse lance foi o divisor de águas do jogo, a partir daí a Grécia cresceu em campo, passou a pressionar, e o técnico Otto Rehhagel, vendo o momento favorável na partida, sacou o Volante Sokratis e colocou o atacante Samaras.
A partir daí só deu Grécia. Eneyama, como no jogo contra a Argentina, foi muito acionado, e de mero espectador, passou a ser um dos melhores em campo, impedindo os gols gregos.
Aos 41, por muito pouco não sai o gol de empate. Cobrança de escanteio, Samaras cabeceia, pega Eneyama no contrapé e Taiwo salva em cima da linha. Mas a Nigéria não agüentou tanta pressão e cedeu. Aos 43, Salpingidis dispara uma bomba na entrada da área, a bola bate em Haruna e tira Eneyama da jogada, 1 a 1 e festa dos gregos pelo primeiro gol marcado em Copas do Mundo.
Na volta do intervalo, a seleção da Grécia voltou no mesmo pique, pressão em cima dos nigerianos, facilitada por ter um homem a mais. Aos 13 minutos, Salpingidis chuta, Eneyama espalma e proporciona ótimo contra-ataque. Obasi veio carregando desde seu campo, entregou pra Haruna, que chutou, Tzorvas espalmou, a bola sobrou pra Obasi novamente, que perdeu o, até então, gol mais feito da Copa de 2010. Com o gol vazio e o arqueiro grego batido no lance, o jogador nigeriano jogou pra fora.
A Grécia seguiu com a pressão até que aos 25, o gol da virada. Na bola chutada de Salpingidis, Eneyama bate roupa e a bola sobra pra Torosidis decretar a primeira vitória grega em Copas do Mundo. 2 a 1. A partir disso os gregos apenas ficaram segurando a bola e cozinhando o jogo, esperando o apito final do árbitro colombiano Oscar Ruiz.
GRÉCIA 2x1 NIGÉRIA
ESTÁDIO: Free State, Bloemfontein
DATA E HORA: Quinta-feira, 17 de junho de 2010, às 11h (de Brasília)
ÁRBITRO: Oscar Ruiz (COL)
AUXILIARES: Abraham González e Humberto Clavijo (COL)
CARTÕES AMARELOS: Sokratis, Tziolis (GRE)
CARTÃO VERMELHO: Kaita (NIG), aos 33'/1ºT
GOLS: Uche (0-1), aos 12'/1ºT; Salpingidis (1-1), aos 43'/1ºT; Torosidis (2-1), aos 25'/2ºT
GRÉCIA: Tzorvas, Kyrgiakos, Vyntra, Papadopoulos e Torosidis; Sokratis (Samaras, 37'/1ºT), Tziolis e Katsouranis; Salpingidis, Karagounis e Gekas (Ninis, 34'/2ºT)
T: Otto Rehhagel
NIGÉRIA: Enyeama, Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo (Echiejile, 10'/2ºT, depois Afolabe, aos 32'/2ºT)); Etuhu, Haruna, Kaita e Uche; Odemwingie (Obasi, intervalo) e Yakubu
T: Lars Lagerback