México vence por 2 a 0, e afunda Franceses

Os torcedores africanos não esqueceram o lance que classificou a
França para o Mundial, em que Henry dominou a bola com a mão e
ironizaram com bandeiras com o nome da derrotada na ocasião, a Irlanda
Foto: APCapitão francês Evra chora após derrota para o México  Foto: AFP
                                                                                                                          Por Davi Almeida

 Em partida da segunda rodada do grupo A, França e México jogaram no estádio de Peter Mokaba, em Polokwane. O México venceu o jogo por 2 a 0 e colocou um pé nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Já a França está praticamente desclassificada.

 Primeiro Tempo

A etapa inicial começou faltosa, um jogo pegado, e logo com 4 minutos, o atacante Franco levou amarelo. Apesar dos poucos chutes a gol, os lances de maior perigo foram do México, com Giovani dos Santos, apesar de estar impedido, com uma bola na trave e Franco, aos 11, cortando o zagueiro e mandando pra fora.

A França tentava igualar as chegadas ao ataque, mas sem sucesso. A defesa mexicana neutralizava as investidas do lateral Evra e do atacante Riberý sem problemas e armava rápidos contra-ataques. Aos 30 minutos, uma baixa na equipe do técnico Javier Aguirre. O atacante Vela sentiu a coxa depois de uma dividida e deu lugar a Barrera. 

Aos 35, a França aumentava a posse de bola, 51% a 49%. Com isso cresceu um pouco no final do primeiro tempo e atacou mais que o México, mas sem assustar o goleiro Pérez. No último minuto, Toulalan recebeu amarelo após falta em Franco e com isso, cumprirá suspensão automática no jogo contra a África do Sul.

 Segundo Tempo

O segundo tempo começou como começou o primeiro. Com faltas e jogo concentrado no meio campo, o México seguiu um pouco melhor, apesar da França continuar com maior posse de bola. O time azul entrou pro segundo tempo com Gignac no lugar de Anelka. Vendo que o panorama do jogo não favorecia o México, o técnico Aguirre decide colocar o seu time pra frente. Tira o meia Juarez, que recebeu amarelo no início da segunda etapa, e entra o atacante Hernández. A seleção mexicana passou a criar mais situações de gol e a assustar o goleiro Lloris. A França tem apenas uma chance no começo com Malouda aos 8, chutando cruzado pra fora. 

Aos 16 minutos, mais substituição. Entra o experiente meia Blanco e sai o atacante Franco, aos 16 minutos, seria a ultima cartada de Javier Aguirre para vencer o jogo, que começou a funcionar aos 18. Hernández recebe a bola ao mesmo tempo que a defesa francesa estava saindo, entrou em posição legal, driblou Lloris e rolou pro fundo do gol vazio, fazendo 1 a 0 México. 

À partir daí só restava a França se lançar ao ataque. Aos 20 minutos, Riberý cobrou falta pela esquerda, com perigo, e Pérez defendeu. Aos 23, Domenech resolve modificar a equipe. Sai Govou e entra Valbuena. Logo depois, Gignac recebe e chuta cruzado pra fora. 

Aos 32 minutos o golpe de misericórdia. Abidal entra de carrinho pra tomar a bola de Barrera, dentro da área. O mexicano cai e o árbitro Hassan Kamranifar assinala pênalti para o México e amarelo pro zagueiro francês. Na seqüência, Blanco cobra com perfeição, no canto direito de Lloris. 2 a 0 México. 

À partir daí a seleção de Riberý e companhia se desorganiza e tenta sem sucesso buscar o gol. Como em 2002, até então, a França não fez gol na Copa do Mundo.

 

Ficha Técnica

FRANÇA 0 X 2 MÉXICO
Estádio: Peter Mokaba , Polokwane (AFS)
Data/hora: 17/06/2010 - 15h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Khalil al-Ghamdi (ARA)
Auxiliares: Hassan Kamranifar (IRÃ) e Saleh al-Marzouqi (EAU)
Público: 35.370 pagantes
Cartões amarelos: Toulalan (FRA); Franco, Juárez, Moreno (MEX)
Cartões vermelhos: -
Gols:
Hernández, 19'/2°T (0-1); Blanco, 33'/2°T (0-2)
FRANÇA: Lloris, Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Toulalan, Diaby, Malouda e Govou (Valbuena, 23'/2°T); Ribery e Anelka (Gignac, intervalo). Técnico: Raymond Domenech.
MÉXICO: Pérez, Osorio, Moreno, Rodríguez e Salcido; Rafael Márquez, Juárez (Hernández, 9'/2°T) e Torrado; Giovanni dos Santos, Vela (Barrera, 31'/1ºT) e Franco (Blanco, 17'/2ºT). Técnico: Javier Aguirre.

 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.