Holanda vence Uruguai e vai a grande Final
Por Davi Almeida
Nesta terça-feira, 6 de Julho de 2010, as seleções da Holanda e do Uruguai se enfrentaram em partida válida pela semifinal da Copa do Mundo da África do Sul. O jogo foi no Green Point, na Cidade do Cabo. A equipe laranja venceu por 3 a 2, gols de Van Bronckhorst, Sneijder e Robben pros holandeses, Forlán e Maxi Pereira pros uruguaios. Agora a Holanda aguarda o vencedor de Alemanha e Espanha, que vão decidir quem será o segundo finalista do Mundial 2010.
O jogo
O primeiro lance bom foi da Holanda. Aos 3 minutos, Robben faz o cruzamento, Muslera tenta cortar e a bola sobra pra Kuyt jogar por cima do gol. Logo depois, resposta uruguaia. Aos 5 minutos, Álvaro Pereira chuta de longe e a bola vai pra fora, assustando Stekelenburg.
Com o passar do tempo, o Uruguai foi apertando a marcação e dificultando a penetração dos meias e atacantes holandeses. Com isso, os mesmos ficavam tocando a bola no meio campo, pacientemente até achar uma brecha. Como não achavam a solução foi encontrada por Van Bronckhorst. O lateral acerta chutaço de longe, acertando o ângulo esquerdo do uruguaio Muslera. 1 a 0 Holanda.
Após o gol, o Uruguai tenta sair mais pro jogo e igualar o marcador. Com 37 minutos, Álvaro Pereira vem pela esquerda e cruza. Forlán cabeceia, mas a bola vai por cima do gol de Stekelenburg. 3 minutos depois, sai o gol uruguaio. Como Van Bronckhorst, Forlán arrisca um chute de canhota, de longe, e Stekelenburg aceita. 1 a 1.
E aos 43, mais Uruguai. Forlán faz boa cobrança de falta, mas Stekelenburg defende.
Segundo tempo. O Uruguai tem a primeira chance aguda, aos 5. Cavani rouba a bola de Boulahrouz, Stekelenburg tira a bola parcialmente, mas o mesmo Cavani recupera e toca pra Álvaro Pereira mandar pro gol. Van Bronckhorst corta pra linha de fundo.
Aos 9, Robben bate falta e Matijsen raspa de cabeça. A bola vai pela linha de fundo, assustando Muslera. Após esses lances, o jogo foi melhorando e apareceram mais situações de gol. Aos 21, Forlán cobra falta e obriga Stekelenburg a fazer boa defesa. Com 23, Van Persie lança Van der Vaart, ele chuta cruzado, Muslera defende e a bola sobra pra Robben pegar de direita, pra fora.
No minuto seguinte sai o segundo gol holandês. Sneijder corta pro pé direito e chuta. A bola bate na zaga uruguaia e entra no canto esquerdo de Muslera. Na trajetória da bola, Van Persie esticou o pé. Apesar de não ter tocado na bola, o atacante holandês participou do lance, o que caracterizou impedimento não assinalado pelo juiz do jogo.
A partir daí, a Celeste Olímpica se desestabilizou e logo sofreu outro gol. Aos 28, Kuyt cruza na cabeça de Robben, que cabeceou como manda o figurino. A bola morreu no canto direito de Muslera, que batido no lance, só assistiu a bola entrar. 3 a 1 Holanda.
Com 32 minutos, Óscar Tabárez tentou mudar o panorama do jogo a seu favor, colocando Loco Abreu no lugar de Álvaro Pereira, o que pouco adiantou.
A Holanda aumentava a sua posse de bola, á essa altura já contabilizava 54% contra 46% do Uruguai. O time azul tentava exercer uma pressão, mas não conseguia achar espaços na defesa holandesa, até aos 47, quando conseguiu diminuir. Maxi Pereira cortou pra seu pé esquerdo e chutou, tirando do goleiro Stekelenburg. 3 a 2 Holanda.
Depois do gol, o desespero tomou conta dos uruguaios que se mandaram pra área do arqueiro holandês, abusaram do chuveirinho, mas não obtiveram sucesso. A Holanda agora espera o vencedor de Alemanha e Espanha pra grande final da Copa do Mundo 2010.
Ficha Técnica
URUGUAI 2 X 3 HOLANDA
Estádio: Green Point, Cidade do Cabo (AFS)
Data/hora: 5/6/2010 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Auxiliares: Rafael Ilyasov (UZB) e Bakhadyr (KGZ)
Cartões amarelos: Maxi Pereira, Cáceres (URU), Sneijder, Boulahrouz, Van Bommel (HOL)
Cartões vermelhos: Não houve.
GOLS: Van Bronckhorst, 17'/1ºT (0-1); Forlan, 40'/1ºT (1-1); Sneijder, 24'/2ºT (1-2); Robben, 27'/2ºT (1-3); Maxi Pereira, 46'/2ºT (2-3)
URUGUAI: Muslera, Maxi Pereira, Godín, Victorino, Cáceres; Pérez, Gargano, Rios, Alvaro Pereira (Abreu, 33'/2ºT); Cavani e Forlán (Fernandez, 38'/2ºT). Técnico: Oscar Tabárez.
HOLANDA: Stekelenburg, Boulahrouz, Heitinga, Mathijsen, Van Bronckhorst; Van Bommel, De Zeeuw (Van der Vaart, intervalo), Robben (Elia, 44'/2ºT), Sneijder, Kuyt; Van Persie. Técnico: Bert Van Marwijk.