O melhor jogo da Copa! Uruguai elimina Gana nos Pênaltis e pega Holanda
Por Amanda Nantet
Um jogo para tirar o fôlego de qualquer espectador aconteceu hoje no Estádio Soccer City, em Johanesburgo às 15h30min, horário de Brasília e que com certeza vai entrar para a estória. Gana e Uruguai disputaram com muita força, disposição e garra a uma das quatro vagas para as semifinais da Copa de 2010 e não mediram esforços para se classificar e manter- se vivo na competição.
O jogo
O jogo começa com o time uruguaio atacando e com maior posse de bola não dando espaço para que Gana pudesse se movimentar, criar oportunidades e chances de ataque obrigando os ganeses a se enrolar e a cometer vários passes errados, ou seja, desestabilidade total para o time africano.
A primeira boa chance do Uruguai surge aos 10 minutos, com Suárez, mas a bola para em Kingston; em seguida outra boa oportunidade aos em uma cobrança de escanteio feita por Forlán, Cavani desviou de cabeça, a bola bateu em Mensah e obrigou o goleiro ganense a fazer boa defesa.
Até mas ou menos os 20, o domínio em campo era todo uruguaio, porém Gana começou a tomar gosto pelo jogo e aparecer, os ganeses começaram a pressionar, fazer bons desarmes a impor velocidade e contra- ataque, mostrando que estava ali para passar para a semifinal. Aos 29, Asamoah cobrou escanteio, e Vorsah manda pra fora. Aos 30, Vorsah subiu nas costas de Lugano e cabeceou a bola passou bem próxima ao ângulo direito do goleiro Muslera. No lance seguinte, Boateng driblou o marcador uruguaio e cruzou rasteiro para Gyan, o atacante bateu rasteiro de primeira e a bola passou rente a trave do goleiro Muslera. E segue a pressão do time de Gana, que não deu mas espaço para o Uruguai, que automaticamente desapareceu em campo.Aos 44, Inkoom, lançou Prince que quase marca. E depois de tanto insistir, aos 47, Muntari dá um belo chute de fora da área, a incrível jabulani, enganou o goleiro fazendo uma curiosa curva e explode nas redes de Fernando Muslera.
Seguindo para o segundo tempo, Gana voltou com a mesma vontade de ganhar e o Uruguai, disposto a empatar a partida e foi ao ataque, só que o final desse jogo não foi bem assim.
Aos 9, numa cobrança de falta, Forlán chutou uma bomba para ao gol, e a jabulani de novo com sua vontade própria surpreendeu Kingson e 1 a 1.
O jogo manteve seu ritmo veloz com os mesmos desarmes e aos 12, Gyan, deu um belo chute que bateu no uruguaio e foi pra escanteio. E Uruguai respondeu em seguida aos 18, em um cruzamento de Forlán para Suarez que desperdiça a chance mandando para fora.
O Uruguai passa a ter uma postura, mas defensiva, e Gana permanece no ataque. Aos 24, em uma tabela de Fórlan para Lodeiro que sega em Suarez que chuta a gol, mas para em Kingson. E aos 27, em um passe errado de Victorino, Gyan pega a sobra e chuta de fora da área, mas Muslera evita o segundo o gol dos ganeses. Aos 32, Lodeiro bate falta mas Suarez desperdiça mandando pra fora, e aos 37, em uma cobrança de falta Suarez manda a bola pra fora.
E continua o jogo dramático que gira em torno da classificação, mas que mesmo com todo o esforço parou no 1 a 1 e seguiu para a prorrogação.
O primeiro tempo da prorrogação foi bem morno com gana ameaçando, Uruguai tentando impor pressão, com alguns desarmes, mas nada que desse a entender que o gol da vitória sairia naqueles 15 primeiros minutos.
Passando para o segundo tempo da prorrogação, a pressão dos ganeses aumentou e os uruguaios começaram a se perder em campo. Gyan continuou mostrando sua garra e motivação, não dando espaço para o Uruguai pensar em agir. Aos 9, em um cruzamento a bola sobra para Gyan, que girou, trombou tentou arrumar ângulo mas sem conseguir chutou a bola pra fora. E Gana continua sem parar, aos 12, em cobrança de lateral, Prince manda a bola pra fora.
E quando tudo indicava que os pênaltis estavam a caminho, eis que surge uma embolação na pequena área, a jabulani e chutada pra lá, empurrada pra cá e para nas mãos de Suárez: pênalti a favor de Gana no último minuto do segundo tempo da prorrogação, e segue Gyan o batedor oficial do time, ele se concentra, o juiz apita e ele manda a bola na trave empurrando os ganeses para as penalidades máximas.
Cobranças para o Uruguai: Cobranças para Gana:
Forlán: Gol Gyan: Gol
Victorino: Gol Appiah: Gol
Scott: Gol Mensah: Defesa de Muslera
Max: para fora Adiyia: Defesa de Muslera
Sebastian: Gol
E assim segue o Uruguai para as semifinais e sua próxima adversária é a Holanda que derrotou o Brasil de virada hoje ás 11h00m, horário de Brasília, e vamos quem será um dos finalistas da Copa do Mundo 2010.
Ficha técnica:
Uruguai 1 x 1 Gana
Pênaltis: Uruguai: 4 x Gana 2
Gols: Forlán e Muntari
Árbitro: Olegário Benquerença
Cartões Amarelos: Fucile, Pérez e Arévalo (Uruguai); Paintsil e Mensah (Gana)
Cartão vermelho: Suarez
Uruguai: Muslera, Maxi Pereira, Lugano (Scotti), Victorino e Fucile; Fernández (Lodeiro), Pérez, Arévalo e Cavani (Loco Abreu); Forlán e Suárez
Técnico: Óscar Tabarez
Gana: Kingson, Pantsil, John Mensah, Vorsah e Sarpei; Annan, Inkoom (Appiah), Kevin-Prince Boateng, Muntari (Adiyia) e Asamoah; Gyan
Técnico: Milovan Rajevac