Brasil descontrolado perde para Holanda por 2 a 1 e dá Adeus a Copa

O meio-campista holandês Wesley Sneijder corre pra celebrar gol
feito de cabeça após escanteio cobrado por Arjen Robben  Foto: AFP

                                                                                                                              Por Amanda Nantet

E o sonho do Hexacampeonato vai ter que se adiado para 2014, na Copa do Mundo que será sediada pelo Brasil. Hoje as 11h00m, horário de Brasília no péssimo Estádio Nelson Mandela Bay em Porto Elizabeth, a seleção brasileira que era uma das favoritas a ser campeã voltou para casa após uma incrível e inesperada derrota de virada para o time da Holanda.

O jogo

O inicio do jogo mostrava um Brasil disposto, guerreiro que não deu espaços para  a Holanda pensar em criar perigo ao goleiro Júlio César, correu atrás do gol, correu, xingou, gritou, mas, perdeu para uma Holanda encrenqueira e dissimulada que cavava faltas e fazia o juiz entrar na brincadeira.

A seleção brasileira queria tanto marcar, que no primeiro lance Daniel Alves lançou para Robinho, que mandou a bola para o fundo da rede, mas foi impedido de comemorar já que foi marcado impedimento.

O jogo seguiu muito movimentado e pelo rumo que tomava, os holandeses estavam como platéia, pois não conseguiam nem causar perigo aos brasileiros, e nem parar as chuvas de dribles e belas jogadas que estavam acontecendo em campo.

E o que todos esperava aconteceu, aos 10 minutos, Felipe Mello lança para Robinho que recebe a bola e gol, 1 a 0 Brasil.

Assustada com a atitude brasileira a Holanda tentou responder com Kuyt que apareceu pela esquerda e chutou com força, mas Júlio César caiu para mandar a escanteio. Mas essa ameaça holandesa não causou problema ao Brasil que, depois de cobrança de escanteio, a bola voltou para Daniel Alves, que dominou na entrada da área, deu dois dribles que desconsertou Kuyt e cruzou no meio para Juan chegar batendo, por cima do travessão. O time Holandês estava desnorteado em campo, sem chance para criar jogadas, armar contra- ataques e tentar chegar com perigo ao Brasil, e enquanto é isso a seleção brasileira só criava, mas chances com Robinho que passou por dois marcadores, rolou para Luís Fabiano, que tocou de primeira para Kaká bater colocado, exigindo uma ótima defesa de Stekelenburg. E o massacre brasileiro não parou por ai, após muitas peripécias, ainda sobrou tempo para Daniel Alves receber na intermediária, rolar a bola para Maicon chegar livre e largar um forte chute que fez Stekelenburg espalmar.

Passando para o segundo tempo, todos já esperavam outro show da seleção e uma vitória fácil sobre um time que não conseguia nem reagir, só que surge a surpresa, o time holandês volta a campo com, mas vontade e começa a reagir. Aos 7, a bola cruzada por Sneijder desviou de leve em Felipe Mello, após choque com Júlio César e entrou, fazendo gol contra e levando a Holanda ao empate.

Depois desse empate o Brasil se desestabilizou por completo, se irritou com o juiz e suas marcações de falta, xingou o adversário, perdeu a cabeça e nesse descontrole aos 22, em uma cobrança de escanteio, Kuyt desviou a bola para trás e Sneijder  mandou para as redes, e fez o que seria a virada do time holandês 2 a 0.

E depois desse lance ai que tudo fugiu ao controle e a situação piorou, ao invés de manter a união e bom senso, a seleção foi tomada pela fúria, e aos 28, Felipe Mello, fez falta e em seguida deu um pisão em Robben, recebendo cartão vermelho. Depois disso, a Holanda só aproveitou a vantagem que tinha e tentou administrar para não tomar mais gols.

O Brasil ainda tentou por pressão mais sem resultado, já que, se não foi capaz de segurar a vitória ou ao menos correr atrás do prejuízo para empatar não seria nos minutos finais e nem após a expulsão de Felipe Mello que o placar iria inverter. E termina assim o sonho do Hexa, e agora é só esperar para ver quem será o rival da Holanda nas semifinais e o Brasil volta pra casa como aconteceu na Copa de 2006 quando também foi eliminado nas quartas de final só que pela França.

FICHA TÉCNICA

Holanda 2 x 1 Brasil

Gols
Holanda: Felipe Melo (contra) aos 8min e Sneijder aos 23min do 2º tempo
Brasil: Robinho, aos 10min do 1º tempo

Ponto Forte da Holanda
Grande reação no segundo tempo e boa combinação de Robben e Sneijder

Ponto Forte do Brasil
Velocidade na frente e marcação firme, mas só no primeiro tempo

Ponto Fraco da Holanda
Violência

Ponto Fraco do Brasil
Desespero em campo após levar gols

Personagem do jogo
Sneijder, que mandou o Brasil embora da Copa com grande partida

Esquema Tático da Holanda
4-2-3-1
Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel e De Jong; Robben, Sneijder e Kuyt; Van Persie (Huntelaar)
Técnico: Bert van Marwijk

Esquema Tático do Brasil
4-2-3-1
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto); Gilberto Silva e Felipe Melo; Daniel Alves, Kaká e Robinho; Luís Fabiano (Nilmar)
Técnico: Dunga

Cartões amarelos
Holanda: Heitinga, Van der Wiel, Ooijer e De Jong
Brasil: Michel Bastos

Cartão vermelho
Brasil: Felipe Melo

Árbitro
Yuichi Nishimura (Japão)

Local
Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.