Uruguai vence Coréia do Sul e passa para as Quartas de Final

  Foto: AFP

                                                                                                                            Por Luiz Felippe Reis

Na abertura das Oitavas de final da Copa do Mundo, o Uruguai venceu a Coréia do Sul por 2x1, neste sábado, no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth. Com a vitória, o Uruguai estará entre os 8 candidatos ao título mundial, o que não ocorria desde 1970. Já a Coréia do Sul volta para a casa, com o consolo de ter feito a sua segunda melhor campanha em Copas da história.

 

 

Primeiro tempo igual, mas com Uruguai na frente:

 

O jogo começou com a Coréia ficando mais com a bola, tendo mais iniciativa de jogo. Logo aos 4 minutos, a Coréia chegou. Chu Park, em falta próxima à área, bateu muito bem, acertando a trave de Muslera, que ficou estático no lance. O Uruguai passou a equilibrar a posse da bola e respondeu, e com gol. Aos 8 minutos, numa jogada trabalhada pelos 3 atacantes. Cavani inverteu na esquerda para Forlán. O craque da seleção celeste cortou para dentro, cruzou rasteiro, em diagonal, o goleiro Sung Jung falhou, deixando a bola passar. Suárez acreditou no lance e escorou para o gol vazio, abrindo o marcador em Porto Elizabeth. Uruguai 1-0.

Com o gol, o time uruguaio deu uma recuada. A Coréia voltava a ter mais a bola, enquanto o Uruguai marcava bem no meio-campo, impedindo boa parte das ações ofensivas dos asiáticos. Com a pegada uruguaia, o jogo foi esfriando, tendo poucas chances de gols. Numa delas, aos 31 minutos, Chu Park fez boa jogada individual pela direita, bateu forte, mas para fora, assustando o goleiro uruguaio. Já tímido ofensivamente o Uruguai chegou aos 43 minutos. Suárez bateu forte, mas o zagueiro Yong Cho cortou com o braço, fazendo pênalti claro, ignorado pelo juiz alemão. E o primeiro tempo encerrou-se com vitória uruguaia.

 

 

Segundo tempo eletrizante com pressão coreana:

 

A segunda etapa começou com as mesmas pretensões táticas do final do primeiro tempo: Coréia do Sul partindo para o ataque, e o Uruguai apenas se defendendo. Porém, o time coreano voltou mais objetivo, mais incisivo. Aos 9 minutos, Ji Park cruza, Chung Lee disputa no alto, e a bola sobra para Chu Park, ele bate forte, de primeira, mas muito alto. A Coréia esquenta no jogo! E aos 13 minutos, quase marca de novo. Du Cha faz bom cruzamento, Ji Park se antecipa a Lugano, cabeceia bem, mas Muslera faz boa defesa. O Treinador da Coréia quer o gol! E muda. Sai o volante Jae Kim e entra o Centroavante Dong Lee. O time coreano era muito superior. O gol estava anunciado. E ele saiu. Aos 23 minutos, em falta lateral cobrada pela esquerda, o zagueiro Jung Lee dividiu no alto, a bola respinga e sobra para Chung Lee, que, de cabeça, manda para o fundo do gol, fazendo o justo gol coreano. 1-1. 

Depois do gol Sul-coreano, o time uruguaio, que parecia entregue, voltou a dominar a partida; literalmente acordou. Enquanto a Coréia passou a jogar como gosta: Nos contra-ataques. E o inspirado Suárez decidiria o jogo. Aos 35 minutos, Escanteio cobrado, a zaga afasta, Lodeiro, que havia entrado no lugar de Alvaro Pereira, ajeita, Suárez domina, corta para dentro, bate colocado, sem chances para Sung Jung, a bola ainda belisca a trave antes de entrar. Suárez é um dos artilheiros da Copa do Mundo, com 3 gols. Uruguai 2-1. 

A Coréia do Sul, no desespero, voltou ao ataque. E teve uma grande chance com Dong Lee, que recebeu uma linda assistência de Chung Lee, mas, na hora de chutar, bateu mal. Ainda assim quase empatou o jogo; Muslera ia falhando, mas Victorino afastou. Final de jogo em Porto Elizabeth. Uruguai 2-1.

 

 

Análise da Partida: 

Bom jogo no Nelson Mandela Bay. Duas escolas distintas, porém igualmente competentes. A Coréia do Sul teve em Chu Park o seu grande destaque durante a Copa do Mundo. Já o Uruguai tem em Forlán e Suárez suas peças-chave. No jogo de hoje, Uruguaios e Sul-coreanos mostraram o porquê de estarem nas oitavas. 

No primeiro tempo, tivemos um jogo muito igual. Poucas grandes chances. O Uruguai aproveitou a sua. Com boa marcação segurou o resultado favorável para o intervalo. O primeiro tempo teve mais feição de 1° fase. Foi no segundo tempo que o jogo passou, de fato, a parecer mata-mata. A Coréia veio pra cima, foi mais incisiva, em relação ao primeiro tempo. Criou boas chances, tinha muito mais posse de bola. E o Uruguai não conseguia mais ter aquela pegada da primeira etapa, e a segunda bola sempre era dos coreanos. A seleção uruguaia atrasou suas linhas para tentar sair em velocidade para os contra-ataques, mas não teve sucesso. O Uruguai perdia o meio-campo. Aos 23, os coreanos conseguiram o justo empate. A partir daí o jogo mudou. O time uruguaio adiantou suas linhas novamente, encurralou os asiáticos e passou a finalizar mais. Aos 35 minutos, Suárez, que vem sendo decisivo; decidiu. Um golaço, com cara de Uruguai. O Uruguai está de volta!

 

 

URUGUAI 2–1 CORÉIA DO SUL

Estádio: Nelson Mandela Bay, Porto Elizabeth
Data/hora: 26/6/10 – 11h (Horário de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)                                                                                  

Auxiliares: Mike Pickel (Alemanha) e Jan-Hendrik Salver (Alemanha)                                          

Cartões amarelos: Jung Kim, Du Cha e Yong Cho (CORÉIA DO SUL)                               
GOLS: Suárez 8’ (1-0); Chung Lee 68’ (1-1); Suárez 80’ (2-1)

URUGUAI: 1-Muslera; 16-Maxi Pereira, 2-Lugano, 3-Godín (6-Victorino) e 4-Fucile; 16-Arévalo, 15-Pérez e 11-Alvaro Pereira (14-Lodeiro); 10-Forlán, 9-Suárez (20-Alvaro Fernandez) e 7-Cavani.

CORÉIA DO SUL: 18-Sung Jung; 22-Du Cha, 14-Jung Lee, 4-Yong Cho e 12-Young Lee; 16-Sung Ki (19-Ki Yeom), 8-Jung Kim, 13-Jae Kim (20-Dong Lee) e 17-Chung Lee; 7-Ji Park e 10-Chu Park.

 

 

 

 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.