Holanda passa sem brilho pela Eslováquia e espera por Brasil ou Chile
Por Amanda Nantet
Por Jesse Machado
Primeiro Tempo
Abaixo das expectativas o 1º tempo, mostra as duas seleções se respeitando com medo de se aventurar ao ataque e sofrer o gol. A Holanda domina a posse de bola , porém pouco ataca, mais ofensiva a seleção eslovaca , chega ao ataque mas de forma inexpressiva, não leva perigo ao gol holandês.
A posse de bola é amplamente favorável aos holandeses que esperam pelo erro dos eslovacos para dar o duro golpe, que chega aos 17 minutos do 1º tempo.
Após passe de Snajder, Robben arranca do meio campo em direção a grande área e cercado por dois zagueiros corta para a esquerda tirando um dos zagueiros da jogada, encontra liberdade para chutar e manda para o gol no canto direito da meta eslovaca.
Após o gol a Holanda passa a trocar passes esperando as brechas da defesa eslovaca, cedendo espaços para as investidas da Eslováquia a seleção holandesa perde seu domínio territorial para os eslovacos que mesmo buscando o ataque não assustam e chegam sempre com pouco perigo.
Aos 40 minutos boa jogada da Holanda, Van Persie na entrada da grande área cercado pelos zagueiros chuta, mas a bola sai fraca para uma defesa tranquila.
Aos 43 minutos boa triangulação da Holanda, a bola passa pelos pés de Van Bommel, depois Robben até chegar a Van Persie, que meio atabalhoado ao lado direito da pequena área chuta sem direção.
As equipes não fizeram um bom primeiro tempo , após o gol a Holanda recuou e pouco se viu das jogadas e penetrações dignas desta seleção, a Eslovaquia não soube aproveitar nenhum lance de ataque e mesmo buscando mais o jogo nada fez de produtivo.
Segundo Tempo
O segundo tempo começa com passes de bola para ambos os times, com a jabulani insistindo em ficar no meio de campo, a infiltração na pequena área e os chutes a gol ficam difíceis. O time da Holanda erra muitos passes, e a Eslováquia não consegue criar boas oportunidades.
O destaque do segundo tempo foi para os goleiros que fizerem brilhantes defesas e impediram tanto o empate, quanto um chuva de gols. Começando por Mucha que aos 4, fez uma brilhante defesa, quando Robben recebeu de Van Persie, cortou para o meio e chutou, o goleiro defendeu jogando a bola para escanteio. E dois minutos depois numa disputa de bola, os holandeses ficaram com a melhor e um belo chute a gol obrigou Mucha a defender com o rosto e impedir que o placar aumentasse.
Após esse lance a Holanda passou a criar mas oportunidades, porém se mantinha fechada aguardando só uma falha dos eslovacos para emplacar seus famosos contra- ataques. Aos 13, numa cobrança de falta Kuyt mandou uma bomba para gol fazendo Mucha fazer outra de suas defesas.
Seguiu o jogo com uma Holanda errando muitos passes e a Eslováquia conseguindo chegar com perigo, já que aos 21, Stoch recebeu na esquerda, entrou na área, cortou para o meio e chutou forte obrigando Stekelenburg fazer boa defesa. E o goleiro voltou a salvar a Holanda no minuto seguinte, Kucka deu um belo passa para Vittek, que ficou cara a cara com Stekelenburg, e encheu o pé, mas a jabulani foi mandada para escanteio.
E continua as belas defesas dos goleiros, aos 21, em um chute que Stekelenburg espalmou e aos 28, em chute de Kuyt de fora da área que também para nas mãos de Mucha.
Só que surge a reação holandesa aos 39, Kuyt recebeu lançamento que veio de uma cobrança de falta, passou pelo goleiro com um toque de cabeça, tocou para Sneijder que com o gol vazio ampliou o placar fazendo 2 a 0 para Holanda.
E quando tudo indicava que assim terminaria o jogo, num lance bem polêmico o goleiro Stekelenburg comete pênalti em Jakubko que aos 49, Vittek converteu a cobrança, terminando 2 a 1 o jogo e garantindo a Holanda nas quartas de final e aguardando o vencedor do jogo entre Brasil e Chile hoje as 15h30m horário de Brasília, para disputar quem segue na competição.
Ficha Técnica
HOLANDA Stekelenburg, Van der Wiel, Hitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder; Kuyt, Van Persie (Huntelaar) e Robben (Elia). |
ESLOVÁQUIA Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik (Jakubko): Kucka, Stoch, Weiss e Hamsik (Sapara); Jendrisek (Kopunek) e Vittek. |
Técnico: Bert van Marwijk. | Técnico: Vladimir Weiss. |
Gol: Robben, aos 18 minutos do primeiro tempo; Sneijder, aos 39 do segundo; e Vittek, aos 48. | |
Cartões amarelos: Robben, Stekelenburg (HOL), Kucka, Kopunek e Skrtel (ESL). | |
Estádio: Moses Madhida, Durban (AFS). Data: 28/06/2010. Árbitro: Alberto Undiano (ESP). Assistentes: Fermin Martinez (ESP) e Juan Carlos Yuste Jimenez (ESP). |