Gana vence Estados Unidos na prorrogação e mantém sonho africano

  Foto: Getty Images

                                                                                                                    Matéria retirada do Site Terra

Gana precisou da prorrogação, mas garantiu a presença africana nas quartas de final da primeira Copa do Mundo disputada no continente. Com gols de Kevin-Prince Boateng e Asamoah Gyan, o time venceu os Estados Unidos por 2 a 1 neste sábado, em Rustemburgo, e vai encarar o Uruguai por um lugar na semifinal. Donovan, de pênalti, descontou para os americanos.

Com a chegada às quartas, os ganenses igualaram as duas melhores participações de seleções africanas em Mundiais: Camarões, em 1990, e Senegal, em 2002. A partida contra os uruguaios acontece na próxima sexta-feira, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, às 15h30 (de Brasília).

O técnico Bob Bradley sacou da equipe o zagueiro Onyewu, deslocando o capitão Bocanegra para o centro da defesa e promovendo a entrada de Bornstein na lateral esquerda. Em Gana, o treinador Milovan Rajevac manteve o esquema 4-5-1 com Gyan isolado no ataque, mas trocou Tagoe por Inkoom na meia direita.

 

Primeiro Tempo

O jogo começou rápido e os Estados Unidos chegaram logo aos 5min, em chute de longe de Dempsey, bem defendido por Kingson. Porém, o primeiro ataque de Gana foi bem mais efetivo: Kevin-Prince Boateng desarmou Clark no meio de campo, avançou pelo centro e bateu rasteiro de fora da área. O goleiro Howard, mal colocado, não conseguiu a defesa e a bola balançou a rede americana.

Com um homem a mais no setor de meio de campo, os africanos conseguiam manter a posse de bola por mais tempo que o adversário e mandavam na partida. Boateng teve a chance de marcar seu segundo gol no jogo aos 12min, mas mandou por cima da entrada da área. Com 17min, Gyan bateu falta com perigo e Howard espalmou.

O volante Clark, que errou no lance do gol e já tinha um amarelo, foi substituído por Maurice Edu aos 31min. A defesa ganense só foi furada aos 34min, na melhor chance americana do primeiro tempo. Findley recebeu passe em profundidade e saiu na cara de Kingson, mas bateu muito mal, em cima do goleiro. A resposta veio três minutos depois, quando Asamoah escapou em velocidade pela esquerda e bateu para boa defesa de Howard.

 

Segundo Tempo

No intervalo, Bob Bradley tirou o atacante Findley para a entrada do meia Feilhaber, avançando Dempsey e acabando com a vantagem numérica de Gana no meio de campo. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Donovan disparou pela direita e cruzou para Altidore, que ajeitou para a chegada de Feilhaber, mas o camisa 22 - que nasceu no Rio de Janeiro - parou em ótima saída de Kingson.

A equipe africana respondeu com chutes perigosos de Boateng e Gyan de longa distância, mas ambos para fora. Os Estados Unidos, porém, cresceram na partida e quase empataram aos 8min: Donovan levantou bola na área e Dempsey ficou a centímetros de desviar para as redes.

A melhora americana na segunda etapa foi premiada aos 16min. Dempsey fez bela jogada individual, invadiu a área e foi derrubado por Jonathan Mensah. Na cobrança do pênalti, Donovan deslocou Kingson para fazer seu terceiro gol na Copa e empatar o jogo. Altidore teve a chance de virar aos 21min após receber passe de Dempsey, mas foi travado pelo goleiro.

A partida voltou a se equilibrar depois do empate, mas o time da América do Norte tocava melhor a bola, com Dempsey recuando para ajudar o meio de campo. Aos 31min, Altidore deu ótimo passe para a chegada surpresa de Bradley, mas o volante chutou fraco de pé esquerdo e facilitou a defesa de Kingson.

Quatro minutos depois, foi o próprio Altidore quem recebeu lançamento e apareceu frente a frente com o goleiro, mas chutou para fora. Os dois times arriscaram pouco nos minutos finais e o jogo foi para a prorrogação.

No tempo extra, os ganenses marcaram logo aos 2min, em um vacilo da defesa americana. Gyan recebeu lançamento, ganhou de Bocanegra e encheu o pé para estufar as redes, sem chances para Howard, definindo a vitória e a classificação. Os Estados Unidos se lançaram ao ataque nos instantes finais - incluindo até o goleiro Howard - mas não conseguiram o gol de empate.

 

 

 

Ficha Técnica

ESTADOS UNIDOS 1 X 2 GANA

Estados Unidos

Howard, Cherundolo, DeMerit, Bocanegra e Bornstein; Michael Bradley, Clark (Edu), Dempsey e Donovan; Altidore (Gomez) e Findley (Feilhaber).

Gana

Kingson, Inkoom (Muntari), Pantsil, John Mensah, Jonathan Mensah e Sarpei (Addy); Annan e Kevin-Prince Boateng (Appiah); Kwadwo Asamoah, Ayew e Asamoah Gyan.

Técnico: Bob Bradley.

Técnico: Milovan Rajevac.

 

Gols: Kevin-Prince Boateng, aos 5 minutos do primeiro tempo; Donovan, aos 17 minutos do segundo tempo; Gyan, aos 3 minutos do primeiro tempo da prorrogação.
Cartões amarelos: Clark, Cherundolo, Bocanegra (EUA), Ayew e Jonathan Mensah (GAN).

Estádio: Royal Bafokeng, Rustemburgo (AFS).

Data: 26/06/2010.

Árbitro: Viktor Kassai (HUN).

Assistentes: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN).

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.