A primeira Zebra da Copa! Espanha perde para Suiça

                                                                                                                                 Por Jesse Machado

   Pela última partida da primeira rodada, a poderosa e favorita Espanha foi derrotada pela seleção Suiça por 1 a 0. O gol foi marcado por Sérgio Fernandes nascido em Cabo Verde, aos 6 minutos da segunda etapa. O jogo foi realizado em Durdan no Durban Stadium. Uma Espanha ofensiva e uma Suiça armada para se defender ditaram as regras do jogo. A badalada seleção espanhola terá dificuldades para passar para a segunda fase e poderá enfrentar a seleção brasileira logo de cara.

 Primeiro Tempo 

  Mesmo com 67% da posse de bola no primeiro tempo a Espanha não resumia em ataques, tão pouco em gols. A tônica espanhola de trocar muitos passes foi existencial mais uma vez e se fez tanto que esqueceu de chutar ao gol adversário. Muito bem armada defensivamente a Suiça parecia irritar os espanhóis, que não encontravam espaços para furar o seu bloqueio. Quase toda seleção Suiça se postava do meio campo para trás, esperando o furo espanhol para alçar o contra ataque.

  Aos 26 minutos quase que a seleção espanhola abre o placar Iniesta encontra Piqué na área. O zagueiro corta o marcador e chuta em cima do goleiro suíço Benaglio que defende.
  No final da primeira etapa a Espanha perde um gol feito!Aos 43 minutos Iniesta encontra Villa livre na área. O atacante limpa o goleiro e toca por cima da zaga, mas bola não entra no gol Suiço.
 

 Segundo Tempo

  Aos 6 minutos da etapa final. Gol da Suiça, em contra-ataque rápido, Derdyiok divide com o goleiro espanhol Casillas, os zagueiros caem, e a bola sobra para Fernandes marcar o gol da Suiça, que calava a numerosa torcida espanhola presente em Durban.
  Aos 25 minutos o melhor lance da Espanha após escanteio, Xavi Alonso chuta de longe e a bola explode no travessão. Foi o melhor lance da Espanha em todo a partida.

  Aos 33 minutos, quase que a Fúria empata após jogada de Sergio Ramos, a bola sobra para Navas. O jogador chuta forte e a bola passa perto da trave.

  À partir daí a Espanha passa a arriscar tudo, Adeus esquema tática e os jogadores espanhóis lançaram-se ao ataque de qualquer jeito.

  A Espanha que viera a campo pensando na vitória acreditando que o gol sairia a qualquer momento viu-se desnorteada e o empate naquele momento já seria um bom resultado. Mas as investidas espanholas não surtiram efeito e a derrota já seria questão de tempo.

  Depois da partida alguns jogadores espanhóis irritados, não quiseram nem responder a imprensa, chutaram cadeiras e demonstraram insatisfações com as próprias atuações.

 

 Análise Técnica

  A seleção Suíça é extremamente defensiva, sua defesa não leva gols a 8 horas em copas do mundo, além da vitória, a Suiça quebrou o tabú de nunca ter vencido a Fúria em toda a sua história, e quebrou a invencibilidade de 12 jogos da seleção espanhola.

  Seria o pior adversário para a seleção brasileira. O esquema tático é o que assombra a seleção brasileira, que não evolui com fortes defesas, antes da partida em entrevistas concebidas a imprensa os jogadores suíços analisavam o empate como grande resultado e a vitória foi uma surpresa até mesmo para eles que enalteceram a seleção espanhola, admitiram o favoritismo do adversário, dizendo até ser a melhor seleção do mundo.

  A Espanha mais uma vez titubeou em jogos importantes, tem tempo para se recuperar, mas encontrará dificuldades principalmente na última partida contra o Chile, se a equipe espanhola não abaixar a bola poderá ir para Madrid com mais uma frustrante participação em Copas, o que não seria surpresa para muitos que mesmo crente de um bom time, desconfiava principalmente do emocional deste time espanhol. A Suíça foi melhor já que seu esquema tático funcionou.

  A Espanha poderá se recuperar na próxima partida que será realizada na próxima segunda feira contra a fraca seleção de Honduras, Já a Suiça enfrentará o Chile.

  

Ficha Técnica

ESPANHA 0 X 1 SUÍÇA

ESPANHA

Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevilla; Busquets (Fernando Torres), Xabi Alonso, Xavi e Iniesta (Pedro);
David Silva (Navas) e David Villa.

SUÍÇA

Benaglio, Lichtsteiner, Grichting, Senderos (Von Bergen) e Ziegler; Inler, Huggel, Gelson Fernandes e Barnetta (Eggimann); Nkufo e Derdiyok (Yakin).

 

Técnico: Vicente del Bosque. Técnico: Ottmar Hitzfeld
Gols: Gelson Fernandes, aos seis do segundo tempo.
Cartões amarelos: Grichting, Ziegler e Benaglio (Suíça).
Estádio: Moses Mabhida (em Durban). Data: 16/06/2010. Árbitro: Howard Webb (ING). Assistentes: Darren Cann (ING) e Michael Mullarkey (ING).

 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.