Portugal x Coreia do Norte
Por Davi Almeida
Nessa segunda, 21 de Junho de 2010, numa reedição da Copa de 1966, jogaram Portugal e Coreia do Norte, segundo jogo do grupo G da Copa do Mundo 2010, em partida válida pela segunda rodada da competição. O jogo foi no estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Contrariando a tônica da primeira partida, em que os portugueses não foram bem ofensivamente, os “Gajos” de Carlos Queiroz aplicaram uma sonora goleada de 7 a 0 nos norte-coreanos.
Primeiro Tempo
O primeiro tempo começou um pouco morno, com chuva no Green Point. Os norte-coreanos assustaram o goleiro Eduardo em alguns momentos, mas o primeiro grande lance do jogo foi de Portugal. O goleiro Ri Myong-Guk sai mal do gol após uma cobrança de escanteio e Ricardo Carvalho acerta a trave direita do guarda-redes asiático. 11 minutos, Jong-Hyok pela Coreia manda chute de muito longe e quase surpreende o goleiro de Portugal. Aos 17 minutos, mais chance da Coreia do Norte. Yong-Jo chuta cruzado, Eduardo espalma, a bola sobra para Tae-Se, que joga pra fora.
O time do “Rooney asiático” chutava a gol com perigo, mas não conseguia seu gol. 21 minutos e Yong-Hak de fora da área chuta de esquerda, passando perto do gol português. Mas o ímpeto norte-coreano parou por aí, quando aos 28, Tiago lança pra área, Raúl Meireles se desvencilha da marcação, recebe e bate na saída de Myong-Guk, fazendo 1 a 0 pra Portugal.
O time da Coreia, atordoado ainda com o gol, retardou o reinício da partida, com Pak Chol-Jin e o jogador leva amarelo. Aos 34 minutos, Raul Meireles novamente. O volante recebe sobra da rebatida da zaga norte-coreana, chuta, mas a bola sai a direita do gol coreano. 38 minutos, Pedro Mendes faz falta dura em Nam-Chol, uma solada, e recebe amarelo.
O astro do time, Cristiano Ronaldo, que esteve apagado na primeira etapa, fez o último lance de destaque antes do intervalo. Hugo Almeida conduz, rola açucarada para o craque português, e o mesmo chuta mal de esquerda, jogando pra fora.
Segundo Tempo
O segundo tempo foi o retrato fiel do jogo em que um time joga eo outro time assiste ao jogo. O time de Portugal voltou entrando com todo o gás. Logo aos 8 minutos, Miguel lançou Raúl Meireles, que tabelou com Hugo Almeida e tocou para Simão. O meia recebeu e bateu na saída do goleiro Myong Guk. 2 a 0. Mais Portugal no ataque. Aos 11 Fábio Coentrão vem pela esquerda e cruza na cabeça de Hugo Almeida fazer 3 a 0. foi só o início do rolo compressor português.
16 minutos, Cristiano Ronaldo, mais participativo no jogo, recebe pela esquerda e rola pra trás pra Tiago fazer o quarto. 18 minutos, de novo Cristiano Ronaldo, agora pela direita, ele cruza pra Raul Meireles se antecipar a marcação, mas joga pra fora.
22 minutos. De novo começando com Cristiano Ronaldo, ele vem pela esquerda de ataque, toca pra Fábio Coentrão, que chuta pra fora com perigo. 26 minutos, Cristiano Ronaldo arrisca de fora da área e a bola toca no travessão.
34 minutos, um desafogo norte-coreano. Tae-Se chuta errado, mas a bola vai pra Hong Yong-Jo. Ele se esforça pra pegar a bola, mas Eduardo chega pra fazer a intervenção.
E continua o show português. 35 minutos e Liédson faz o quinto. Ri Kwang-Chon erra o lance, e a bola sobra pro atacante luso-brasileiro fazer de esquerda. Belo gol do camisa 9 de Portugal.
E seguia o sapeca-iaiá português. Aos 42, Cristiano Ronaldo rouba a bola do zagueiro, divide com o goleiro e faz 6 a 0 Portugal, e aos 44, pra encerrar o passeio, Tiago recebe cruzamento e apenas cumprimenta o goleiro Ri Myong-Guk, 7 a 0. Maior goleada da Copa 2010 até então.
PORTUGAL 7 X 0 COREIA DO NORTE
Estádio: Green Point, na Cidade do Cabo (AFS).
Data/hora: 21/6/2010, às 8h30 (de Brasília).
Árbitro: Pablo Pozo Contreras (CHI).
Auxiliares: Patrício Basualto (CHI) e Francisco Mondria (CHI).
Cartões amarelos: Pedro mendes e Hugo Almeida (POR); Chol-Jin e Yong-Jo(CRN)
Gols: Raúl Meireles, 28'/1ºT (1-0); Simão, 8'/2ºT (2-0); Hugo Almeida, 11'/2ºT (3-0); Tiago, 16'/2ºT (4-0); Liédson, 36'/2ºT (5-0); Cristiano Ronaldo, 42'/2ºT (6-0); Tiago, 44'/2ºT (7-0)
PORTUGAL: Eduardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Pedro Mendes, Raúl Meireles (Miguel Veloso, 26'/2ºT) e Tiago; Cristiano Ronaldo, Simão (Duda, 26'/2ºT) e Hugo Almeida (Liédson, 32'/2ºT).
Técnico: Carlos Queiroz.
COREIA DO NORTE: Myong Guk, Jong-Hyok (Song Chol, 30'/2ºT), Chol-Jin, Jun-Il, Nam-Chol (Kum-il, 18'/2ºT) e Kwang-Chon; In-Guk (Young-jun, 18'/2ºT) Yong-Jo, Yong-hak e Yun-Nam; Tae-se.
Técnico: Kim Jong Hun.