Portugal se contenta em se defender e Brasil só empata

 
Danni briga pela bola com Júlio Baptista, tendo Felipe Melo na
retaguarda   Foto: Reinaldo Marques/Terra

                                                                                                                                Por Jesse Machado

                                                                                                                                Por Amanda Nantet

Antes do jogo

  Nos últimos seis jogos entre Brasil e Portugal muito equilíbrio, duas vitórias para cada lado e dois empates. Hoje as duas equipes podem jogar por um empate, que serve para os dois. O Brasil já classificado só não pode perder, já Portugal só será desclassificado se for derrotado e a Costa do Marfim tirar 8 gols de saldo contra a Coréia do Norte. Situação Difícil!

  Para quem aposta em jogo de compadres o Técnico Português prometeu que sua seleção jogará aberta, promessa de bom jogo!

Primeiro Tempo

  As duas seleções pouco se arriscam nos primeiros minutos de partida, erros de passes e de movimentação. O primeiro chute a gol é da seleção brasileira.

  Aos 5 minutos, Daniel Alves encontra liberdade para chutar, e de fora da área arrisca, mesmo sem muito perigo o chute assusta Portugal.

  Diferentemente do que havia prometido o Técnico português, Portugal entra em campo com intenções nítidas de se defender e explorar o contra-ataque, armado no esquema 4-5-1 a equipe se divide toda do meio para trás, 9 jogadores defendendo a meta portuguesa e Cristiano Ronaldo sozinho esperando os passes profundos.

  Portugal espera a seleção brasileira e chega com mais velocidade no contra-ataque.

  Aos 14 minutos, Ricardo Quaresma sai em velocidade pela lateral direita, lança a bola, mas Júlio Cézar tira a bola da cabeça de Duda, na continuação do lance o jogo dá demonstrações de certo nervosismo por parte de alguns jogadores. Luís Fabiano entra de forma feia em Pepe e recebe cartão amarelo, o primeiro da partida.

  Aos 15 minutos de novo ele Daniel Alves encontra espaço para chutar,e arrisca, mas desta vez o chute sai muito fraco.

  Aos 16 minutos, contra-ataque português, Duda lança bola na entrada da grande área e encontra Thiago que chuta de primeira a bola passa por cima do gol de Júlio Cézar.

  O Brasil já passa a ter 65% da posse de bola contra 35% dos portugueses, apesar do domínio o Brasil encontra dificuldades em furar o bloqueio português, sem objetividade o Brasil pouco chuta ao gol, já que pouco produz efetivamente.

  Dando liberdade aos contra-ataques lusitanos, Duda enfia bola alta para Cristiano Ronaldo que parte em disparada, sem ter muito que fazer Juan mete e mão na bola e o árbitro dá cartão amarelo. Na cobrança da falta Cristiano Ronaldo isola a bola.

  Quando os contra golpes portugueses passam a assustar a defesa brasileira o Braasil responde, com mais perigo.

  Bola na Trave! Aos 29 minutos, Bola alta enfiada para Nilmar, o goleiro passa batido e deixa livre para o brasileiro se esticar e meio atabalhoado chutar no travessão.

  No lance seguinte, Maicon cruza a bola passa por Nilmar e sobra na cabeça de Luiz Fabiano que manda por cima do gol de Eduardo.

  O Brasil ganha mais ritmo de jogo, porém peca na falta de criatividade as jogadas são sempre pelo lado direito do ataque brasileiro.

  Nervoso o jogo passa a protagonizar lances feios, Felipe Mello e Pepe se estranham. Sem a intenção de pegar a bola o jogador brasileiro atinge o jogador português, falta feia e Cartão Amarelo justo, percebendo o desequilíbrio do jogador o Técnico Dunga coloca Josué em seu lugar. Quando Felipe Mello sai, Dunga reprovando sua atitude não o cumprimenta.

  O Brasil termina o primeiro tempo pecando na falta de objetividade, mesmo com o domínio de posse de bola, 65% contra 35% de Portugal, tem pouca produtividade, Portugal armado para se defender, sai com perigo no contra-ataque. Mesmo não valendo muita coisa o jogo dá sinais de nervosismo e jogadores acabam se estranham em campo. O resultado vai sendo conveniente para as duas seleções já que Costa do Marfim vai vencendo  a Coréia do Norte apenas por dois a zero, e além do Brasil já classificado antes da partida Portugal vai carimbando a passagem para a próxima fase.

Fotos:
Nelson Ayres

Segundo Tempo

  Seguindo para o segundo tempo, o Brasil volta para campo sem conseguir criar oportunidades e sem espaço para chegar até o gol, já Portugal chega com uma postura mais ofensiva.

  A primeira boa oportunidade da segunda fase chega aos 2 minutos com Cristiano Ronaldo que recebe lançamento do campo de defesa e arrisca a gol, e depois disso só da Portugal que se solta mas para o ataque e obriga o Brasil a tentar conter os contra- ataques perigosos dos portugueses. Seguindo o jogo, aos 6, Cristiano Ronaldo cobra uma falta que bate no pé de Pepe e vai por cima do gol, e permanece o péssimo desempenho brasileiro que não consegue partir para o ataque e finalizar com precisão.

  A primeira boa oportunidade do Brasil chega aos 11, com Maicon pela direita, que lança para Daniel Alves que lança para pequena área, para o Fabuloso cabecear na mão do goleiro Eduardo.

  Mas mesmo essa finalização brasileira não meteu medo nos portugueses, que deu a resposta aos 12, num chute de Simão que Júlio César defendeu em dois tempos. E permanece o contra- ataque perigos dos portugueses, que aos 14, Cristiano Ronaldo avançou pela direita, driblou Lúcio, o zagueiro brasileiro se recuperou mas afastou para dentro da área quando Raul Meireles chutou por cima do gol de Júlio.

  E os portugueses continuam com a mesma pressão, e aos 31, Simão numa boa jogada pela esquerda, cruzou para Cristiano Ronaldo jogar para fora.

  O Brasil começou a tentar se achar em jogo, e aos 42, Daniel Alves cruza para Lúcio que cabeceia na mão de Eduardo. E em seguida aos 45, Daniel novamente chuta a jabulani de fora da área só que para fora. E ainda aos 45, Ramires que tinha entrado no lugar de Júlio Baptista, chutou a bola de fora da área que bateu no adversário enganando e obrigando o goleiro português a fazer uma ótima defesa. E nos últimos minutos, Portugal quase abriu o placar em um erro de Juan, numa roubada de bola de Danny na pequena área que obriga Júlio César com sempre mostrar porque é o melhor do mundo.

  E o jogo termina com todos queriam, com o Brasil líder e aguardando o jogo da próxima chave para ver que será seu adversário.

  

   Ficha Técnica

 

PORTUGAL  0 X 0  BRASIL

PORTUGAL 

Eduardo, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pepe (Pedro Mendes), Tiago, Danny, Raul Meireles (Veloso), Duda (Simão); Cristiano Ronaldo.

BRASIL

Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto SIlva, Felipe Melo (Josué), Daniel Alves e Julio Baptista (Ramires); Nilmar e Luis Fabiano (Grafite).

Técnico: Carlos Queiroz. Técnico: Dunga.

 

Cartões amarelos: Duda, Tiago, Pepe, Coentrão (Portugal); Luis Fabiano, Juan, Felipe Melo (Brasil).

Estádio: Moses Mabhida (em Durban).

Data: 25/06/2010.

Árbitro: Benito Archundia (MEX).

Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Hector Vergara (CAN).

Público: 62.712.


 

 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.