Brasil vence jogando bem e está classificado
Por Victor lessa
Todo mundo sabia que o jogo de hoje contra a Costa do Marfim, seria muito mais complicado que o da última terça contra os norte-coreanos. Porém poucos esperavam ver o time marfinense jogando de forma tão ousada e marcando o time brasileiro em seu campo de defesa. E foi desse jeito que neste domingo, no lindo Estádio Soccer City, em Johannesburgo, o Brasil venceu a Costa do Marfim por 3 a 1, com gols de Luis Fabiano (2) e Elano que também fez o seu segundo na Copa. Com a vitória o Brasil está classificado matematicamente para a próxima fase e jogará tranqüilo contra Portugal.
Primeiro tempo de muita marcação e pouca criatividade
O jogo começou empolgando a torcida brasileira, logo no primeiro minuto de jogo e na tentativa do primeiro ataque da Costa do Marfim, Káká ligou um contra-ataque rápido com Robinho, que partiu em velocidade em direção ao gol, mesmo com a opção de Luis Fabiano que estava sozinho pelo lado esquerdo, ele preferiu arriscar e a bola passou por cima do gol marfinense. Mas ficou só nisso, como fora no jogo da estréia, o Brasil não conseguiu pressionar mais, os marfinenses de forma surpreendente, atacavam o Brasil, usando uma tática bem diferente do que todos esperavam. A Costa do Marfim jogava de forma compactada, tanto pra atacar, quanto pra defender, marcava a seleção brasileira em seu campo de defesa, com o objetivo de roubar a bola mais próximo da área do Brasil e com isso ficando mais próximo do gol brasileiro, além disso impedia a subida dos laterais brasileiros, e o Brasil era forçado a sair jogando pelo meio com Gilberto Silva e Felipe Melo.
Os primeiros 10 minutos foi um jogo de muita marcação, pouca criatividade e com muitas faltas. A Costa do Marfim dominava amplamente o jogo, forçando o Brasil ao erro, Kaká e Elano estavam sempre muito marcados, com isso apesar da forte marcação do marfinenses pelas laterais do Brasil, a vólvula de escape brasileira ainda era Maicon pela direita. Apesar da mudança de postura, a falta de movimentação, como havia acontecido no jogo de estréia, continuou o que facilitava a marcação dos africanos. Mas o panorama do jogo mudou aos 25 minutos. Depois da linda triangulação de Robinho, Kaká e Luiz Fabiano, o camisa dez do Brasil colocou Luiz Fabiano na cara do gol, e com uma bomba no lado direito do goleiro marfinense o Brasil faz 1 a 0.
Com o gol o Brasil equilibrou as ações no jogo, apesar de não oferecer muito perigo ao gol adversário. No final a Costa do Marfim tentou ir pra cima novamente, sem sucesso, o primeiro tempo terminou com vitória brasileira.
Brasil volta com atitude e domina o segundo tempo
A seleção Brasileira voltou para o segundo tempo de forma avassaladora, não dando espaços para o adversário e atacando com muita velocidade, errando menos passes. Com isso o segundo gol brasileiro estava perto de sair. Aos 5 minutos, Luiz Fabiano recebeu lançamento longo, sozinho, o jogador brasileiro fez uma jogada espetacular, depois de dominar a bola aplicou dois lençóis na zaga marfinense, malandro, o atacante dominou a bola no braço e finalizou bonito, marcando o segundo. Brasil 2 a 0.
O Brasil era outro time em relação a tudo o que mostrou até agora na Copa, a seleção dominava completamente o jogo no segundo tempo. Aos 16 minutos, Kaká quase fez mais um em chute forte dentro da área. O Brasil continuava imprimindo um ritmo forte ao jogo, e o terceiro gol era questão de tempo. Logo no minuto seguinte, em jogada individual de Káká pela esquerda, o craque foi no fundo, cruzou para a área e Elano se antecipando aos zagueiros, completou com um toque sutil para o gol, 3 a 0 Brasil.
Depois do gol, aos 20 minutos, entrada criminosa de Dindane em Elano, o brasileiro deu um carrinho e o jogador africano veio por cima com a sola e tirou o brasileiro de campo, que teve de ser substituído por Daniel Alves.
A partir daí, os africanos começaram a agredir os brasileiros, com lances violentos, tanto que aos 29 minutos, Keitá deu outra entrada fortíssima em Michel Bastos, e tomou só amarelo.
Apesar da violência, a Costa do Marfim tentava chegar, e aos 33 minutos em cabeçada de Drogba, por muito pouco não diminuiu o placar.O jogadores brasileiros estavam muito nervosos, se mostravam inconformados com a violência dos marfinenses, Dunga ia a loucura do lado de fora do campo, a cada minuto que passava o jogo esquentava mais e os jogadores brasileiros começaram a revidar a violência sofrida em campo.
E aos 42 minutos do segundo tempo, tudo o que o Brasil não precisava, aconteceu. Eboué veio em direção a Kaká, o brasileiro querendo se proteger, deixou o cotuvelo no peito do jogador adversário, que colocou a mão no rosto, a confusão tomou conta do gramado, diante disso, o árbitro francês – fraco, diga-se de passagem- expulsou Kaká de campo. Depois disso, foi só esperar o tempo passar para vitória brasileira se concretizar. Fim de jogo, Brasil 3 a 1.
Brasil classificado e com moral
Enfim a seleção Brasileira apresentou o futebol que todos nós esperávamos. O primeiro tempo foi difícil, mas já era esperado, diante da força dos marfinenses na marcação. Mas no segundo o Brasil voltou a jogar como seleção Brasileira, com coletividade e individualidades aparecendo, pressionando o adversário, que sem saída, apelou para a violência. O jogo foi bom, Kaká e Luiz Fabiano voltaram a brilhar e com esses dois jogando o que sabem, o sucesso brasileiro fica bem próximo. Outra notícia boa veio após o jogo, a lesão de Elano não foi tão grave quanto parecia e o meia brasileiro deve estar liberado para enfrentar Portugal, bom para o Brasil, já que o até então, criticado pela maioria dos torcedores, vem fazendo uma ótima Copa, isso é incontestável. A parte ruim fica pela expulsão infantil de Kaká, que apesar de o Brasil já está classificado precisava da próxima partida para continuar ganhando ritmo de jogo. O jogador deveria ter sido substituído antes, já que estava muito nervoso, porém o momento não é de criticar e sim de acreditar na seleção brasileira, que tem pela frente Portugal, mas a cabeça já está na oitavas- de - final.
Ficha Técnica
BRASIL Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto SIlva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves); e Kaká; Robinho (Ramires) e Luis Fabiano. |
COSTA DO MARFIM Boubacar Barry, Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiéné; Yaya Touré, Eboué e Tioté; Dindane (Gervinho), Drogba e Kalou (Keita). |
Técnico: Dunga. | Técnico: Sven-Goran Eriksson. |
Gols: Luis Fabiano, aos 24 minutos do primeiro tempo; Luis Fabiano, aos seis, Elano, aos 17, e Drogba, aos 33 minutos do segundo tempo. | |
Cartão amarelo: Tiéné, Keita, Tioté e Kaká. Cartão vermelho: Kaká. |
|
Estádio: Soccer City (em Joanesburgo). Data: 20/06/2010. Árbitro: Stephane Lannoy (FRA). Assistentes: Eric Dansault e Laurent Ugo (FRA). Público: 84.455. |