Paraguai conquista vaga empatando com a Nova Zelândia
Por Ariuska Barbosa
Num jogo chato em Polokwane o Paraguai colocou pressão em cima da Nova Zelândia, mas não conseguiu sair do zero à zero porém garantiu a classificação como líder do grupo F e a Nova Zelândia (desclassificada) fez uma campanha histórica sem perder na competição. Agora o Paraguai aguarda seu adversário que vai depender dos confrontos de logo mais às 15:30, jogará contra o segundo colocado do Grupo E que sairá da partida entre Japão e Dinamarca.
Antes do Jogo
O técnico do Paraguai Gerardo Martino fez três alterações com relação ao último jogo, o zagueiro Alcaraz (machucado) deu lugar a Julio Cesar Cáceres, do Atlético-MG; no ataque, Cardozo entrou no lugar do argentino Barrios; e o lateral-direito Caniza substituiu Bonet.
A Nova Zelândia repetiu a escalação do empate com a Itália.
1º tempo
No primeiro tempo poucas chances de gol, aos 16 minutos Roque Santa Cruz toca por cima para Caniza que chuta e passa perto do travessão, 2 minutos depois o camisa 4 teve uma boa chance de jogo, após um bate e rebate na área da Nova Zelândia Caniza chuta rente a baliza.
Caniza novamente aos 27 minutos tenta surpreender o goleiro neozelandês Paston com um chute de longe que passou raspando o travessão. Aos 33 minutos Valdez chuta de fora da área e Paston bem colocado segura firme, a essa altura Paraguai já estava dominando o jogo; Aos 34 minutos a Nova Zelândia tentou uma reação e Berton levou a bola até a linda de fundo e cruzou na pequena área, mas o goleiro paraguaio Villar, se antecipou a Fallon e segurou firme
2º tempo
Aos 2 minutos a Nova Zelândia têm boa chance com Lochhead que avança pela esquerda e toca para Elliot que chuta perto do gol paraguaio. Com a vaga na mão o Paraguai só toca a bola; aos 15 minutos finalmente o Paraguai tem uma boa chance, Riveros recebeu cruzamento e cabeceou para a defesa de Paston, que rebateu para frente, na sequencia Caniza ainda dentro da área é travado pela zaga e chuta para fora.
O jogo fica chato novamente, a oportunidade de gol veio só aos 29 minutos quando Roque Santa Cruz na área passa para Benitez que corta o marcador e chuta de direita, Paston rebate e Barrios não consegue aproveitar o rebote. Dois minutos depois o Paraguai tenta novamente, Roque Santa Cruz com a bola dominada invade a área, mas Paston sai e afasta o perigo.
Aos 33 minutos Roque Santa Cruz bate falta e Paston espalma para o lado; a Nova Zelândia arrisca, mas acaba no empate.
Ficha técnica:
Paraguai
Villar, Caniza, Julio Cesar Caceres, Da Silva e Morel Rodriguez; Victor Cáceres, Riveros e Vera; Roque Santa Cruz, Valdez (Benitez) e Cardozo (Lucas Barrios) |
Técnico: Gerardo Martino |
Nova Zelândia
Paston, Reid, Nelsen e Smith; Elliott, Vicelich, Bertos e Lochhead; Killen (Brockie), Smith e Fallon (Wood) |
Técnico: Ricki Herbert |
Estádio: Peter Mokaba, em Polokwane (FS).
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP).
Auxiliares: Toru Sagara (JAP) Jeong Hae Song (COR)