Nova Zelândia surpreende Eslováquia com empate no final da partida

Ombro a ombro, Kilen e Cech disputam a bola na lateral do campo
Foto: Getty Images

                                                                                                                 Matéria retirada do Site Terra

O público em Rustemburgo foi o primeiro da Copa do Mundo a ficar abaixo da casa dos 30 mil, mas ainda assim viu um jogo animado. Mais técnica, a Eslováquia dominou a partida, mas sofreu pressão da Nova Zelândia nos minutos finais e acabou cedendo o empate. Foi a segunda Copa do país da Oceania, que havia ficado no 23º lugar em 1982.

Essa também foi a primeira participação da Eslováquia como país independente na história dos Mundiais. Antes, como Checoslováquia, havia disputado oito Copas do Mundo, tendo os vice-campeonatos de 1934 e 1962 como seus melhores resultados.

O jogo

O primeiro tempo em Rustemburgo foi amplamente dominado pela Eslováquia, com bom toque de bola, organização e intensa busca pelo ataque. Além disso, a nação estreante em Copas do Mundo também contou com uma atuação bem insegura do goleiro neozelandês Paston.

Aos 27min, o jovem Weiss, filho do treinador Vladimir Weiss, iniciou jogada para perigosa finalização de Sestak. Cinco minutos depois, o goleiro Paston errou feio em saída com a bola e entregou nos pés de Vittek - o atacante eslovaco foi ao fundo e cruzou para trás, sendo interceptado por um zagueiro.

Em dois chutes de fora, a Eslováquia assustou antes do intervalo. Aos 35min, Vittek bateu forte à esquerda de Paston com muito perigo. Ainda antes do intervalo, o talentoso Hamsik, do Napoli, exigiu a única boa defesa de Paston em 45 minutos.

O gol da Eslováquia não demorou a surgir na volta para o segundo tempo. Já com 5min, Sestak cruzou perigosamente da direita e Vittek, livre, se antecipou a Paston e usou a cabeça para marcar. O tira-teima depois mostraria que o atacante eslovaco estava poucos centímetros impedido.

Os eslovacos ainda tiveram boas chances de ampliar, especialmente com Weiss e Vittek, mas desperdiçaram. Com campo disponível, a Nova Zelândia pressionou e quase fez aos 42min, com Smeltz cabeceando livre para fora. Em seguida, aos 48min, veio o gol neozelandês: o próprio Smeltz cruzou e Reid desviou com a cabeça, sem chances para o goleiro Mucha - um pecado para a Eslováquia.

A Eslováquia terá partida decisiva contra o Paraguai no próximo domingo em Bloemfontein. No mesmo dia, a Nova Zelândia tem missão difícil: enfrenta a Itália em Nelspruit.

FICHA TÉCNICA

Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia

Gols
Nova Zelândia: Reid, aos 48min do 2º tempo
Eslováquia: Vittek, aos 5min do 2º tempo

Ponto Forte da Nova Zelândia
Marcação no meio

Ponto Forte da Eslováquia
Meio-campo bastante ofensivo

Ponto Fraco da Nova Zelândia
Falta de criatividade

Ponto Fraco da Eslováquia
Poucas finalizações

Personagem do jogo
Vittek, autor do primeiro gol da história da Eslováquia em Mundiais

Esquema Tático da Nova Zelândia
3-4-1-2
Paston; Reid, Nelsen e Smith; Bertos, Vicelich (Christie), Elliot e Lochhead; Killen (Wood); Smeltz e Fallon
Técnico: Ricki Herbert

Esquema Tático da Eslováquia
4-1-3-2
Mucha; Zabavnik, Skrtel, Durica e Cech; Strba; Weiss (Kucka), Hamsik e Jendriksen; Vittek (Stoch) e Sestak (Holosko)
Técnico: Vladimir Weiss

Cartões amarelos
Nova Zelândia: Lochhead e Reid
Eslováquia: Strba

Árbitro
Jerome Damon (África do Sul)

Local
Royal Bafokeng Stadium, em Rustemburgo

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.