Pouco inspirados Itália e Paraguai ficam no empate

Gilardino pouco produziu durante a partida e foi subtituído na
metade do segundo tempo por Di Natale  Foto: Getty Images
                                                                                                                                Por Luiz Felippe Reis

    Nesta segunda-feira, no último jogo do dia, na abertura do Grupo F, Itália e Paraguai ficaram no empate por 1x1, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Com o Empate, Paraguai e Itália esperam o jogo Nova Zelândia x Eslováquia, que poderá definir o líder do Grupo na primeira rodada. Italianos e paraguaios torcem por um empate sem gols para se manter nas duas primeiras colocações. 

    A Itália chegou a esta Copa do Mundo muito desacreditada, e esta descrença se fez justa no jogo de hoje. A partida foi dura para a “Azurra”.  Já o Paraguai nunca teve um ataque tão forte, mas, na hora do jogo, o que valeu mesmo foi a tradição paraguaia de jogar defensivamente e com muita marcação no meio-campo, um estilo até parecido com o da história italiana. No primeiro tempo, principalmente no início, apenas o empenho dos jogadores pode ser destacado. Muita marcação, muita pegada no meio, muitos passes errados e pouca inspiração. A primeira conclusão a gol só foi ocorrer aos 21 minutos, com o meia italiano Montolivo, que, aproveitando falha de Vera, roubou a bola, avançou, mas bateu fraquinho, para fácil defesa de Villar. O Paraguai, mostrando que não tinha medo, logo respondeu, 1 minuto depois, com uma finalização de Torres. A Itália retinha mais a bola, porém sem a menor criatividade. Realmente, não havia outra possibilidade de abrir o placar se não pela bola parada. E foi assim que o Paraguai marcou, aos 38 minutos. O juiz mexicano inventou uma falta na intermediária italiana. Torres, que não tem nada com isso, bateu muito bem, o zagueirão Alcaraz subiu mais alto que a defesa italiana e abriu o marcador para o Paraguai. Se Alguém imaginou que o gol mudaria o panorama do jogo, tornando a partida mais agradável, se enganou. Na verdade, só o que mudou foi o placar. Os times continuaram errando muitos passes e sem criatividade. O resultado justo para o primeiro tempo seria um 0x0, mas o Paraguai foi para o intervalo vitorioso. 

    O inferno astral da Itália parecia completo. No intervalo, um dos grandes líderes do time, o goleiro Buffon, sentiu um problema no nervo ciático e teve que sair de campo, dando lugar a Marchetti. Mas não havia tempo para lamúrias, o time italiano precisava virar o jogo. Porém o ímpeto italiano não resolvia tanto, e o jogo seguia bem parecido com o primeiro tempo, só que agora a Itália com muito mais posse de bola, e o Paraguai tentando dar o bote no contra-ataque. A defesa paraguaia dava indícios que conseguiria segurar o ataque italiano. Até que aos 18 minutos, em mais uma bola parada, escanteio para a Itália bem cobrado por Montolivo, o goleiro paraguaio Villar falha, e De Rossi escora pro fundo do gol empatando o jogo no Green Point. Camoranesi entrou no lugar de Marchisio, deu até um pouco mais de qualidade ao meio-campo, mas pouco adiantou. A pressão italiana ficou restrita a lançamentos desesperados na área e um chute de Montolivo bem defendido por Villar. No final, o empate acabou sendo justo.

    Na próxima rodada, no domingo, dia 20, às 11h (Horário de Brasília), a Itália enfrenta a Nova Zelândia em Nelspruit. Já o Paraguai pega a Eslováquia também no domingo, só que às 8h30min (Horário de Brasília), em Bloemfontein.

 

Análise da partida:

 

    As duas seleções não fizeram uma grande partida. O Paraguai em nenhum momento do jogo conseguiu trabalhar a bola. Se resumiu aos chutões, testando a sorte de Barrios e Valdez, ou com uma falha pouquíssimo provável dos ótimos Cannavaro e Chiellini. Fez um gol no momento em que tinha menos posse de bola e era pressionado. De fato, achou o gol. A Itália, por sua vez, teve uma partida um pouco melhor, pois conseguiu, ao menos, trocar alguns passes no meio-campo. Entretanto, sem a menor penetração; o ataque italiano foi anulado pela defesa paraguaia. A Azurra precisa melhorar muito se quiser brigar pelo título. Talvez a volta do Pirlo represente esta melhora. Contudo a camisa italiana sempre pesa, e isso deve ser levado em conta.

   Nas próximas rodadas, Paraguai vai precisar jogar sem medo, indo para o ataque, explorando melhor os ótimos atacantes que tem. Para a Itália, a volta de Pirlo deve dar mais cadência a esse time. E Di Natale merece uma vaga, Iaquinta não vem bem há algum tempo.
 

ITÁLIA 1-1 PARAGUAI

Estádio: Green Point, Cidade do Cabo
Data/hora: 14/6/10 – 15h30min (Horário de Brasília)
Árbitro: Benito Archundia (México)                                                                                      

Auxiliares: Hector Vergara (Canadá) e Martin Torrentera (México)                                      

Cartões amarelos: Camoranesi (ITÁLIA); Victor Cáceres (PARAGUAI)                                             
GOLS: Alcaraz 38’ (0-1); De Rossi 62’ (1-1)

ITÁLIA: 1-Buffon (12-Marchetti); 19-Zambrotta, 5-Cannavaro, 4-Chiellini e 3-Criscito; 15-Marchisio (16-Camoranesi), 6-De Rossi, 7-Pepe e 22-Montolivo; 11-Gilardino (10-Di Natale) e 9-Iaquinta

PARAGUAI: 1-Villar; 6-Bonet, 21-Alcaraz, 14-Paulo da Silva e 3-Morel Rodríguez; 13-Vera, 15-Victor Cáceres, 16-Riveros e 17-Aureliano Torres (11-Santana); 18-Haedo Valdez (9-Roque Santa Cruz) e 19-Lucas Barrios (7-Cardozo)

 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.