Paraguai vence, convence e está quase classificado
Por Amanda Nantet
Num jogo sem grandes emoções, o Paraguai conquistou três pontos numa vitória de 2 a 0 sobre a Eslováquia e de quebra assegurou a ponta do grupo F, o jogo foi realizado no estádio Free State, em Bloemfontein hoje às 8h30min horário de Brasília, com a vitória os sulamericanos se aproximam da classificação, só precisam de um empate para passar para as oitavas de final, ou até poderá perder caso não haja vencedor entre Itália e Eslováquia.
Primeiro Tempo
A Eslováquia começa o jogo até então na defensiva e prendendo a bola em campo impossibilitando que a equipe paraguaia assumisse o controle da partida. Porém, aos 2 minutos em sua primeira finalização a equipe de Paraguai de fora da área dá um belo chute a gol que desvia no eslovaco e para nas mãos do goleiro. Daí em diante só deu Paraguai, o time pressiona o tempo todo com ótimas investidas e excelentes passes de bola e a assim a Eslováquia começa a errar os passes e a entregar de bandeja o jogo deixando que seu adversário cresça em jogo, comece a finalizar e crie jogadas de todas as formas.
E é nessa dificuldade de criar jogadas e numa sequência de passes erradas que aos 18, em um erro na saída de bola que quase sai o primeiro gol, e não termina por ai, com muitos espaços para poder criar jogadas, Riveros recebeu na entrada da área e chutou forte, Mucha com dificuldade defende; e aos 22, outro susto, quando Barrios deu belo passe de calcanhar para Valdez, que recebeu de volta e mandou a bola perto do travessão. E depois de muito insistir aos 28, após cobrança de lateral pelo Paraguai, Skrtel rebateu mal, a bola sobrou para Barrios, que deu o passe para Vera, por meio das pernas de Salata que voltou para Vera que apesar de marcado por dois adversários, foi rápido ao concluir de pé direito longe do alcance de Mucha.
Após esse gol os eslovacos acordaram um pouco e em uma cobrança de escanteio aos 37, ameaçou o gol paraguaio mas sem muito impacto, e seguiu assim a pressão contra a Eslováquia tanto que aos 38, numa falha na saída de bola, Kozak perdeu a jabulani perto da entrada da área para Valdez, o atacante foi desarmado, mas a bola sobrou para Santa Cruz, que invadiu a área e chutou fazendo Mucha salvar com o pé direito
E assim terminou o primeiro tempo com total domínio do time de Paraguai sobre seu adversário.
Segundo Tempo
Seguindo para o segundo tempo a Eslováquia volta um pouco mas equilibrada e atenta, mas com a mesmo problema, a saída do campo de defesa. Os eslovacos passaram a ter mais posse de bola e passou a apelar para jogadas áreas, mas seus chutes a gol não se tornaram perigosos para o goleiro. Mas o jogo se encaminhou para a vitória paraguaia, tanto que Santa Cruz aos 27, em um cruzamento para a pequena área, Vera cabeceou e mandou a bola perto da trave direita. E assim continuou a pressão paraguaia a fim de marcar mas gols e se estabilizaram em campo e diminuir as chances dos eslovacos de empatarem. E conseguiram, já que aos 41, mesmo os paraguaios Da Silva e Cardozo se atrapalhando na área adversária, a bola chegou até Riveros, que chutou bem, sem defesa para Mucha, marcando o segundo gol.
A Eslováquia ainda teve chance de diminuir aos 46, quando Vittek chutou forte, e o goleiro Villar espalmou. Mas não adiantou, o time paraguaio manteve sua vitória e aumentou suas chances de passar para as oitavas de final.
Ficha técnica
Paraguai 2 X 0 Eslováquia
Paraguai: Villar, Bonet, Da Silva, Alcaraz e Morel; Caceres, Vera, Riveros; Valdez, Santa Cruz e Barrios.
Substituições: Vadez / Torres, Barrios / Cardozo
Técnico: Gerardo Martino.
Eslováquia: Mucha, Pekarik, Skrtel, Salata, Durica; Streba, Hamsik, Kozak e Weiss; Sestak, Vitek.
Substituições: Salata / Stoch, Sestak / Holosko
Técnico: Vladimir Weiss.
Estádio: Free State, Bloemfontein
Árbitro: Eddy Maillet (Ilhas Seychelles
Gol: Vera, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Riveros, aos 41 do segundo.
Cartões amarelos: Durica, Sestak, Weiss (Eslováquia) e Vera (Paraguai).