Japão surpreende Camarões e vence na estréia
Por Davi Almeida
As seleções do Japão e de Camarões fizeram o segundo jogo do grupo E da Copa do Mundo no estádio Free State, em Bloemfontein. Os asiáticos venceram por 1 a 0, gol de Keisuke Honda, aos 38 do primeiro tempo. Essa foi a primeira vitória da seleção japonesa em estréias de Copa do Mundo.
O jogo em sua maior parte foi brigado no meio-campo e de muitas faltas. A equipe de Takeshi Okada veio com um 4-5-1, com 4 jogadores à frente do volante, fazendo pressão na saída de bola, o que contribuiu pra maior posse de bola dos japoneses e da anulação do jogo africano no primeiro tempo, tanto que Camarões só conseguiu o primeiro chute a gol aos 31 minutos de jogo, com Enoh. Por sua vez, o time nipônico insistia em cruzamentos pela direita, sem sucesso até os 38, quando no cruzamento de Matsui, Honda aparece sozinho no segundo pau, sem marcação, domina e fuzila o goleiro Souleymanou. 1 a 0 Japão.
Pro segundo tempo, a mesma tônica do primeiro, mas sem a barreira montada no meio campo japonês, agora com os jogadores se aglomerando na defesa e se livrando da bola com chutões, e o time de Camarões pressionando, mas sem levar perigo ao gol de Kawashima. O nome maior dos Leões Indomáveis, Samuel Eto’o, lutou contra a defesa japonesa, mas pouco conseguiu fazer diante do ferrolho asiático. Os lances de maior destaque do segundo tempo foram um chute cruzado de Hasebe pelos japoneses aos 36, e um petardo de Mbia aos 40, que explodiu na trave. Pela próxima rodada do grupo E, o Japão pega a Holanda dia 19, sábado, em Durban. Já Camarões joga contra a Dinamarca, no mesmo dia, em Pretória.
Local: Estádio Free State, em Bloemfontein
Data-Hora: 14/6/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Olegario Benquerença (POR)
Assistentes: Bertino Miranda (POR) e José Manuel Silva Cardinal (POR)
Público: 30.620 presentes
Cartões Amarelos: Abe (JAP); N'Koulou (CAM)
Cartões Vermelhos: Não houve.
Gols: Honda 38'/1ºT (1-0)
JAPÃO: Kawashima, Nagatomo, Nakazawa, Tanaka e Komano; Abe, Matsui (Okazaki 23'/2ºT), Honda, Hasebe (Inamoto 42'/2ºT) e Endo; Ukubo (Yano 36'/2ºT) - Técnico: Takeshi Okada.
CAMARÕES: Souleymanou, Mbia, Bassong, N'Koulou e Assou-Ekotto; Makoun (Geremi 28'/2ºT), Enoh e Matip (Emana 17'/2ºT); Choupo-Moting (Idrissou 28'/2ºT) e Eto'o; Webo - Técnico: Paul Le Guen.