Inglaterra vence e confirma ida às Oitavas de Final
Por Davi Almeida
No Nelson Mandela Bay stadium, em Porto Elisabeth, aconteceu o primeiro confronto do grupo C, pela terceira rodada da Copa do Mundo 2010. Eslovênia perdeu pra Inglaterra por 1 a 0. Os times jogaram visando a classificação pras oitavas de final, vaga que ficou pro time inglês e pro time dos Estados Unidos. Os eslovenos saíram do Mundial após a vitória dos norte-americanos frente à seleção da Argélia pelo mesmo placar.
Primeiro tempo
A Eslovênia iniciou os trabalhos com 6 minutos de jogo. Birsa parte em velocidade, corta pra esquerda e chuta pra defesa segura do goleiro James. Aos 13 minutos a primeira investida do time inglês. Falta cobrada de longe por Lampard, pra defesa de Handanovic.
O astro Rooney dessa vez deu as caras na Copa do Mundo. Aos 17, ele pega um rebote de Handanovic, dribla o marcador e chuta cruzado e a zaga corta pra escanteio. E aos 22 minutos, Milner cai pela direita, recebe e cruza. Defoe se antecipa ao zagueiro Suler e toca pra fazer 1 a 0 Inglaterra.
Mais Inglaterra. Aos 25, Gerrard cruza, Defoe tenta pegar, divide com o goleiro da Eslovênia, mas a bola sobra pra Lampard isolar. Com 29 minutos, Defoe chuta, Handanovic defende, a bola cai pra Gerrard, que toca pra Rooney, que sai de três marcadores e rola açucarada de volta pra Gerrard tocar no canto e Handanovic pegar.
Aos 35, Milner inicia jogada com Johnson, cruza pra área e Handanovic tira pra escanteio. No último lance da primeira etapa, aos 41, Birsa bate falta da esquerda, a bola pega na barreira e Novakovic corre pra cabecear, mas o goleiro James defende e o árbitro tardiamente assinala impedimento no lance.
Segundo tempo
Na etapa final, acontece uma lambança com menos de 1 minuto de jogo. Jokic recua pro goleiro, mas não percebe a chegada de Defoe. O atacante inglês pega a bola e chuta pra fora com muito perigo.
Aos 11, escanteio cobrado por Barry, o zagueiro Terry aparece no segundo pau e cabeceia firme pra ótima intervenção de Handanovic. No minuto seguinte, Rooney recebe bola na marca do pênalti e solta a bomba na trave de Handanovic, só dava Inglaterra no jogo.
Aos 21 minutos, uma tentativa eslovena de sair do sufoco. Três chutes a gol no mesmo minuto. Dentro da área, Novakovic chuta, a bola bate na zaga, a bola cai pra Birsa que também chuta na zaga e sobra pra Dedic que faz o mesmo, deixando o goleiro James atordoado.
33. Birsa recebe amarelo por toque de mão. E Aos 35 Dedic também recebe amarelo por falta por trás. No último lance de perigo do jogo, aos 45, Dedic toca pra Novakovic que arranca. Na hora do chute, de frente para o gol, é travado e perde a bola.
Análise técnica
A equipe inglesa evoluiu em relação aos últimos jogos. Gerrard e Lampard, que são os jogadores que fazem o time andar, tiveram participação mais ativa, comparecendo várias vezes no ataque. O mesmo para Rooney, que resolveu despertar na competição. Os eslovenos pouco fizeram, contando mais com o resultado do outro jogo de seu grupo. Pecaram nisso e agora estão fora da Copa.
ESLOVÊNIA 0 X 1 INGLATERRA
Estádio: Nelson Mandela Bay, Porto Elizabeth (AFS)
Data/hora: 24/6/2010 - 11h00 (de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)
Auxiliares: Mike Pickel e Jan-Hendrik Salver (Alemanha)
Público:
Cartões amarelos: Jokic (ESL), Birsa (ESL), Dedic (ESL); Johnson (ING)
Cartões vermelhos:
Gol: Defoe 21'/1°T (1-0)
ESLOVÊNIA: Samir Handanovic; Brecko, Suler, Cesar, Jokic; Birsa, Koren, Radosavljevic, Kirm (Matavz, 33'/2°T); Novakovic e Ljubijankic (Dedic, 16'/2°T). Técnico: Matjaz Kek.
INGLATERRA: James; Johnson, Upson, Terry, Ashley Cole; Milner, Gerrard, Lampard, Barry; Rooney (Joe Cole, 26'/2°T) e Defoe (Heskey, 40'/2°T) . Técnico: Fabio Capello.