Japão melhor na bola parada passa para as Oitavas
Por Davi Almeida
No Royal Bafokeng, em Rustemburgo, Japão e Dinamarca fizeram um dos jogos do grupo E da Copa do Mundo. Partida da terceira rodada da competição, ao mesmo tempo de Holanda e Camarões, que completam os jogos da chave. Os japoneses venceram pelo placar de 3 a 1, gols de Honda, Endo e Okazaki. Tomasson fez pros dinamarqueses. Com a vitória da Holanda sobre Camarões, nipônicos e holandeses comemoram a passagem para próxima fase da Copa da África.
Primeiro Tempo
A bola parada fez a diferença para o Japão, principalmente na primeira etapa. A seleção da Dinamarca tinha maior posse de bola, mas não soube traduzir isso em gol. Aos 6 minutos de jogo, Pousen cruza, a bola bate na zaga japonesa e Tomasson arrisca uma bicicleta, mas não acerta a bola e ela sai rente a trave de Kawashima.
11 minutos. O primeiro lance de destaque do Japão foi um cartão amarelo para Endo, por demorar na cobrança de uma falta. Mais Japão aos 12, Okubo vem pela esquerda, cruza e antes do goleiro da Dinamarca fazer a defesa, aparece Hasebe e toca sutilmente na bola, que bate em Sorensen e sai pela linha de fundo.
Com 13 minutos, um lance pra cada lado. Hasebe entra em velocidade pela direita e chuta pra defesa com os dedos de Sorensen. Logo depois, Tomasson recebe passe pela esquerda, entra na área e chuta cruzado pegando Kawashima no contrapé. A bola vai pra fora com perigo.
Aos 16, gol do Japão. Falta do lado direito de ataque da equipe nipônica, Honda bate fazendo curva e o goleiro Sorensen é enganado pela trajetória da bola. 1 a 0.
21 minutos, chance da Dinamarca. Tomasson recebe de Poulsen e chuta pra bela defesa de Kawashima. E aos 28, Kroldrup faz falta e recebe amarelo. Falta que culminou no segundo gol do Japão. No minuto seguinte, Endo cobra com perfeição no canto direito, por cima da barreira, sem chances pra Sorensen. 2 a 0 Japão.
A partir daí, lance agudo no jogo só aos 41, com Komano também entrando em velocidade pla direita e chutando forte para Sorensen espalmar pra escanteio.
Quando a bola rolou pra segunda etapa, Poulsen faz falta em Honda e leva amarelo, aos 2 minutos de jogo. Logo depois, no mesmo minuto, Sorensen vai pegar uma bola pelo alto, ela escapa das mãos dele e pega na trave, quase o terceiro dos japoneses.
Segundo Tempo
Aos 6, cruzamento de Jacobsen, Bendtner resvala pro meio, Tomasson pega e quando vai concluir, Hasebe trava e impede o arremate do dinamarquês.
Mais Dinamarca aos 13. Pousen arrisca de longe e Kawashima defende bem. Com 22 minutos, Eriksen, que entrou no lugar de Kahlenberg, chuta da esquerda e a bola passa tirando tinta da trave de Kawashima.
Rohmmedahl faz bela jogada, contando com o erro dos zagueiros do Japão, a bola é rolada pra Tomasson, que fura. Pousen ainda tenta, mas a bola bate na zaga. Isso aos 24 do segundo tempo.
33 minutos, Eriksen manda uma castanhada de longe, que explode no travessão de Kawashima. No minuto seguinte, pênalti pra Dinamarca. Agger entra na área e é derrubado por Hasebe. Na cobrança, Tomasson bate no meio, Kawashima espalma, mas volta pro mesmo Tomasson empurrar pras redes, diminuindo o placar. 2 a 1 Japão. Quando a Dinamarca começava a enxergar uma luz no fim do túnel, o Japão tratou de esfriar os ânimos dos comandados de Morten Olsen. Honda entra na área, dribla um e rola pra Okazaki fazer o terceiro. 3 a 1. O mesmo Honda quase fez o quarto, aos 45 minutos, com um chute perigoso de fora da área que saiu assustando Sorensen. A Dinamarca dá adeus a Copa 2010 e o Japão segue firme e forte na competição.
DINAMARCA 1X2 JAPÃO
Local: Estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo (AFS)
Data-Hora: 24/6/2010 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Jerome Damon (AFS)
Auxiliares: Celestin Ntagungira (RUA) e Enock Molefe (AFS)
Público:
Cartões amarelos: Endo (JAP), Nagatomo (JAP), Kroldrup (DIN), Christian Poulsen (DIN), Bendtner (DIN).
Cartões vermelhos: -
Gols: Honda 17'/1ºT (0-1); Endo, 27'/1ºT (0-2), Tomasson, 35'/2ºT (1-2), Okazaki 41'/2ºT (1-3).
DINAMARCA: Sorensen; Jacobsen, Agger, Kroldrup (Larsen, 10'/2ºT) e Simon Poulsen; Christian Poulsen, Jorgensen (Jakob Poulsen, 33'/1ºT) e Kahlenberg (Eriksen, 18'/2ºT); Rommedahl, Tomasson e Bendtner. Técnico: Morten Olsen.
JAPÃO: Kawashima; Komano, Nakazawa, Tulio Tanaka e Nagatomo; Abe; Hasebe, Matsui (Okazaki, 29'/2ºT), Endo e Okubo (Konno, 43'/2ºT); Honda. Técnico: Takeshi Okada.