Gana conquista primeira vitória africana na Copa
Por Amanda Nantet
No jogo de abertura do grupo D no estádio de Pretória, Gana derrotou a Sérvia por 1 a 0 com um gol de pênalti marcado pelo atacante Gyan e assim se tornou o primeiro time africano a vencer nesse mundial e líder provisória do grupo já que Alemanha e Austrália só disputam as 15:30h no estádio de Durban.
O jogo foi bastante movimentado e disputado, e já nos primeiros 10 segundos de jogo basicamente na saída de bola Pantelic arriscou de longe mas a bola foi pra fora. E Gana respondeu logo, e aos 2 minutos sofreu uma falta e arriscou ao gol só que também pra fora.
As jogadas seguintes seguem bem trabalhadas dando um pouco de trabalho para os goleiros apesar de não serem tão ameaçadoras. E Gana apresentando melhor desempenho, ótima aceleração mas péssimas finalizações. Enquanto a Sérvia prendendo mas a bola e mas recuada.
Aos 14 minutos Asamoah bate forte, mas Zigic tira de carrinho na pequena área e joga pra escanteio. E segue o jogo com muita velocidade e aos 18, Asamoah novamente bate falta e Mensah cabeceia para fora. Gana continua pressionando e ao 20, Prince faz bela jogada pela direita e cruza para Gyan, só que a bola para nas mãos do goleiro Stojkovic.
Finalmente Sérvia ganha um espaço e aos 28, Kolarov cobra falata que passa perto do ângulo esquerdo do goleiro. E assim segue o primeiro tempo muito empolgante porém 0 a 0.
Começa o segundo tempo, e logo aos 8 minutos Tagoe cruza direto e Ayew cabeceia para fora e não satisfeito Ayew novamente pega a bola no meio campo, acha espaço e chuta para fora. Sérvia então acorda e aos 13, Pantelic recebe da esquerda, cruza pra dentro da área e chuta para fora. O jogo permanece frenético e aos 28, Lukovic toma seu segundo cartão amarelo e é expulso. Mesmo assim a Sérvia não entrega o jogo e aos 33, depois de um cruzamento da esquerda Pantelic fura, Krasic chuta e Kingson faz um defesa espetacular, a bola volta pra pequena área e é chutada para fora. Gana continua atacando, e a Sérvia fazendo o possível pra desarmar o adversário, só que aos 39, Kuzmanovic coloca a mão na bola dentro da área, pênalti a favor de Gana muito bem convertido no canto esquerdo de Stojkovic por Gyan.
Mesmo com o gol a Sérvia não desanima e Gana continua atacando com a mesma velocidade para tentar segurar a vitória, e surpreende aos 45, quando Gyan recebe pela esquerda e chuta a gol, só que a bola para na trave.
E termina assim a merecida vitória de 1 a 0 de Gana sobre a Sérvia.
Ficha técnica:
Sérvia 0x1 Gana
Estádio: Pretória
Árbitro: Héctor Baldassi
Sérvia (4-4-2):
Stojkovic; Ivanovic, Lukovic, Vidic e Kolarov; Milijas, Stankovic, Krasic e Jovanovic,Zigic e Pantelic
Técnico: Radomir Antic
Substituições: Mijas / Kuzmanovic, Jovanovic / Subotic, Zigic / Lazovic
Gana (4-4-2):
Kingson, Pantelic, Vorsah, Jonathan Mensah,Sarpei, Annan, Kevin BOateng, Dede Ayew, Kwadwo Asamoah, Tagoe, Asamoah Gyan.
Substituições: Boateng / Addy, Kwadwo Asamoah / Appial, Asamoah Gyan / Abeyie
Cartões amarelos: Zigic, Kuzmanovic e Lukovic , Vorsah e Tagoe
Cartões vermelhos: Lukovic