Alemanha perece diante da defesa Sérvia
Por Davi Almeida
Nessa sexta, 18 de Junho de 2010, jogaram no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elisabeth, as seleções da Alemanha e da Sérvia, ás 08:30, horário de Brasília. Foi o primeiro jogo do grupo D da Copa do Mundo da África do Sul, válida pela segunda rodada. O time de Stankovic e companhia venceu o jogo por 1 a 0, gol de Jovanovic e foi aos 6 pontos na competição e os germânicos estacionaram nos 3 pontos. Agora o próximo jogo da Alemanha, será contra Gana, em Joanesburgo, dia 23/06, ás 15:30 (horário de Brasília) e a Sérvia irá a Nelspruit jogar contra a seleção da Austrália no mesmo dia e horário.
Primeiro Tempo
O jogo começou com os dois meias alemães, tão falados no último jogo, apagados. O time de Joachim Löw tinha mais posse de bola, mas não traduzia isso em situações de gol. A Sérvia se postava bem na retaguarda e impedia o progresso dos rivais. O jogo em seu primeiro quarto se resumiu a isso, até que Klose recebe o cartão vermelho aos 36 minutos da primeira etapa. Já havia recebido amarelo após uma falta dura no meio campo. O vermelho veio em virtude de uma falta por trás. A saída do atacante alemão complicou ainda mais a vida dos tricampeões mundiais, porque logo após um duro golpe, veio outro. Cruzamento da direita do ataque sérvio, Zidic ajeita de cabeça pra Jovanovic fazer o gol do jogo, 1 a 0 Sérvia e desespero batendo na porta alemã.
Aos 46 a Alemanha dá um sinal de vida na partida. Num bate-rebate na área, a bola sobra para Khedira acertar um míssil no travessão do goleiro Stojkovic.
Segundo Tempo
Pro segundo tempo, o time alemão tentou mudar o panorama do jogo a seu favor. Özil logo no início criou duas boas situações pra Podolski marcar, mas sem sucesso. Logo depois, aquilo que parecia ser a luz no fim do túnel pro time da Alemanha. Parecia. Pênalti de Vidic após um lance na área. Ele tentou cortar e botou a mão na bola. Podolski vai cobrar, mas Stojkovic defende. Foi uma ducha de água fria nos alemães.
A Sérvia cresceu na partida. Jugovic e Zigic perderam boas chances de ampliar o placar a favor de seu time. Löw vendo isso, mexeu no time aos 31. Colocou Mário Gómez no lugar de Badstuber. Antes, aos 24, já tinha trocado Özil por Marin e Cacau no lugar de Müller. Mas não surtiram efeito as substituições e o time sérvio conquistou a sua primeira vitória na competição.
Análise técnica
A Alemanha não conseguiu apresentar o mesmo futebol que jogou contra a Austrália na rodada anterior, a seleção da Sérvia se mostrou com uma defesa sólida e parou o ataque germânico. Os alemães vão ter que melhorar pro jogo contra Gana.
Ficha Técnica
ALEMANHA 0 X 1 SÉRVIA
Local: Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth (AFS)
Data-Hora: 18/6/2010 - 8h30 (horário de Brasília)
Árbitro:Alberto Undiano (ESP)
Cartão amarelo: Klose, Khedira, Lahm e Schweinsteiger (ALE); Ivanovic, Kolarov, Subotic e Vidic (SER)
Cartão vermelho: Klose 37'/1ºT (ALE)
Gols:Jovanovic 38'/1°T (0-1)
ALEMANHA: Neuer; Lahm, Mertesacker, Friedrich e Badstuber (Mario Gomez 31'/2ºT); Khedira, Schweinsteiger, Müller (Cacau 24'/2ºT) e Özil (Marin 24'/2ºT); Podolski e Klose - Técnico: Joachim Löw.
SÉRVIA: Stojkovic, Subotic, Ivanovic, Vidic e Kolarov; Ninkovic (Kacar 24'/2ºT), Kuzmanovic (Petrovic 30'/2ºT), Stankovic, Krasic e Jovanovic (Lazovic 33'/2ºT); Zigic - Técnico: Radomir Antic.