Alemanha conquista Terceiro Lugar com direito a duas viradas
Por Jesse Machado
A Alemanha venceu o Uruguai por 3 a 2 e conquistou o terceiro lugar da Copa do Mundo, o jogo foi movimentado do começo ao fim, e mostrou as duas seleções sem medo de perder e se alçando ao ataque e ainda contou com um belo gol de Forlán aos 5 minutos da segunda etapa, o jogo foi realizado em Port Elizabeth no estádio Mandela Bay. Os Alemães igualam a campanha da última copa já os uruguaios voltam ao cenário internacional depois de décadas de más resultados.
Primeiro Tempo
O primeiro bom lance do jogo acontece aos 9 minutos, Ozil cobra escanteio da direita, Friedrich cabeceia firme e a bola explode no travessão, quase que os alemães abrem o placar.
A partida tem um início movimentado e as duas seleções se postam ao ataque, até porque já não tem nada a perder, a bola na trave do time alemão dá mais gás ao jogo que ganha em produtividade e as boas ações ofensivas animam quem assiste ao jogo.
A melhor disposição dos Alemães logo surtiu efeito aos 18 minutos abrem o placar.
Gol da Alemanha Schweinsteiger arrisca de longe, Muslera espalma para o meio e Muller completa para o fundo das redes, marcando o primeiro gol do jogo e o seu quinto gol na competição.
Após o gol o Uruguai se fecha no campo defensivo e busca sair em rápidos contra-ataques, em busca do gol de empate, e o jogo que já estava movimentado melhora ainda mais.
Aos 20 minutos bom lance da Alemanha Ozil faz bom passe para Khedira na área e o volante erra o chute, a bola sai a direita da meta uruguaia. A seleção Alemã passa a dominar totalmente as ações e os uruguaios parecem sentir o gol, apenas passam a se arriscar depois do erro alemão.
Aos 23 minutos bom lance dos uruguaios, Suarez cruza da direita, a bola desvia na zaga e Forlán cabeceia em cima de Mertesacker.
Gol dos uruguaios, Schweinsteiger perde bola no meio, Suarez toca para Cavani no ataque e o meia finaliza na saída de Butt.
Com o gol os uruguaios passam a equilibrar mais as ações e se equivalem aos alemães igualando o domínio de posse de bola, que antes era absoluto aos europeus.
Aos 34 minutos nova jogada dos uruguaios, Cáceres estica passe para Cavani e a bola sai em tiro de meta. As duas seleções passam a se respeitar em campo e as jogadas se limitam ao meio de campo.
O último lance do primeiro tempo, foi dos Uruguaios, aos 43 minutos Suarez é acionado na direita, invade a área e arremata próximo a trave direita, perdendo grande oportunidade.
Segundo Tempo
Os Uruguaios voltam para o segundo tempo com uma nova postura o gol de empate empolgou os sul-americanos que saem com tudo na etapa final.
Gol , virada dos uruguaios, aos 5 minutos golaço, arévalo faz boa jogada e cruza para Forlán que mata no peito antes de dar um belo voleio e botar no fundo das redes da Alemanha, antes de estufar as redes a bola ainda quicou no chão dificultando a defesa do goleiro alemão. Uruguai 2x1 Alemanha.
A defesa alemã passa por maus momentos e quase leva o terceiro antes de empatar o marcador.
Gol da Alemanha, aos 11 minutos Boateng faz cruzamento para Jansen que toca de cabeça para o fundo da meta de Muslera, que falha no lance, sai do gol atabalhoado e não pega nada.
Com o ímpeto do gol os Alemães se alçam ao ataque em busca do terceiro gol, aos 12 minutos Cacau dribla o marcador e toca para dentro da área, mas Muller tenta o drible e perde o lance de frente para o gol.
Aos 17 minutos, Soarez arrisca de longe e de fora da área quase surpreende o goleiro Butt. Os Uruguaios passam a armar as melhores jogadas, levam perigo ao gol e mostra mais objetividade, os alemães apenas exploram os contra-ataques e parecem acreditar no erro do goleiro, chutam sempre que podem, mas sem assutar Muslera que não faz um bom jogo.
Á partir dos 25 minutos os alemães passam tomar conta da partida, após substituição realizada pelo treinador alemão, Cacau sai para a entrada de Kiessling, o time europeu adianta a marcação e encurrala o time uruguaio, Faz uma Blitz na área Uruguaia.
Aos 34 minutos boa jogada Alemã Kroos lança bola para Kiessling, que dentro da área de frente para o goleiro, mergulha e perde o gol feito. Os Uruguaios caem de ritmo e dão total liberdade aos alemães que sentem o bom momento e o gol da virada já passa a ser questão de tempo.
Gol da Alemanha, aos 36 minutos cobrança de escanteio a bola brinca dentro da área, passa por todos até que chega para Khedira que cabeceia no ângulo. A Alemanha revira o marcador.
Aos 42 minutos quase que a Alemanha marca o quarto gol e mata o jogo, após enfiada de Muller, Kiessling perde o gol com a meta a sua frente.
Aos 47 a última chance dos uruguaios, falta na meia lua, os uruguaios tem a chance de empatar o jogo e implicar a prorrogação. Forlán cobra a falta que explode na trave. Íncrivel, os uruguaios levam a mão a cabeça parecem não acreditar, e o árbitro encerra a partida. Alemanha 3x2.
Análise Técnica - Alemães e Uruguaios saem de campo com sentimentos opostos
Uruguai
Os Uruguaios depois de décadas fora do alto escalão do futebol, voltam a entusiasmar sua torcida. A maioria dos uruguaios não tiveram a oportunidade de ver o Uruguai fazer boas partidas e nem ao menos levantar o caneco de Campeão Mundial de Futebol( o que não acontece desde 1950).
Para os mais moços esta seleção uruguaia já entra para a história como a melhor seleção de todos os tempos, sem perceber os problemas defensivos, e os vareios do goleiro Muslera nesta partida e vêem sua seleção dar Show em Port Elizabeth. Aos mais velhos resta pensar que esta seleção pode dar a retomada para um bom planejamento e repetir as boas atuações da Celeste Olímpica, e utopicamente sonhar com um tri mundial depois de mais de 60 anos na fila, em 2014 quando a copa será aqui no Brasil o sonho Uruguaio permanecerá vivo.
O nome do Uruguai desta copa foi Forlán que brincou as zagas adversárias, desequilibrando as partidas, e se a justiça for feita deverá levar o prêmio de melhor jogador da Copa, sem muita surpresa, o gol feito hoje é mostra disso.
Alemanha
Aos Alemães fica um gostinho de quem sabe que poderia fazer mais, depois do jogo apagado contra a Espanha no que acabou acarretando esta disputa de terceiro lugar, os alemães mais uma vez mostram força e saem da Copa do Mundo enchendo os olhos de sua torcida, Com jogadores mais técnicos que na Copa anterior, os Alemães dispensaram a frieza de costume e mostram que mesmo com bons jogadores como Müller, Klose, Podolski e Ozil, precisam amadurecer e se mantiver esta base complicarão qualquer adversário no próximo Mundial.
Jogador Bayern de Munique Müller fez uma ótima copa, sempre que acionado deu gás ao time europeu, sai da competição com cinco tentos, podendo terminar como um dos artilheiros. Klose dispensa comentários tem o espírito da Copa o jogador é um exímio finalizador e já fez 14 gols em copas e se estivesse em campo no jogo de hoje provavelemente teria deixado sua marca. Podolski técnico como poucos na história do futebol alemão, armador e definidor, joga sempre muito livre e encontra muita facilidade de sair jogando graças a sua rapidez. Ozil um dos nomes deste time alemão que já vinha agradado no último mundial sub-23, armou as melhores jogadas, e foi o garçón desta equipe e sem esquecer de Schweinsteiger um dos mais equilibrados deste time alemão, mostra uma raça para poucos, vai do ataque a defesa e deu o sangue neste mundial. Nos resta esperarmos para ver o que este time terá a nos mostrar na próxima copa, algo já é certo esta seleção irá longe.
Ficha Técnica
AlemanhaButt, Boateng, Mertesacker, Friedrich e Aogo; Khedira, Schweinsteiger, Müller e Özil (Tasci); Jansen (Kroos) e Cacau (Kiessling). |
UruguaiMuslera, Fucile, Lugano, Godín e Cáceres; Pérez (Gargano), Arévalo Rios e Maxi Pereira; Forlán, Suárez e Cavani (Loco Abreu). |
Técnico: Joachim Löw | Técnico: Oscar Tabárez |
Gols: Müller, aos 19; Cavani, aos 28 do primeiro tempo. Forlán, aos cinco; Jansen, aos 11; Khedira, aos 37 do segundo. |
|
Cartões amarelos: Aogo, Cacau e Friedrich (Alemanha); Pérez (Uruguai). | |
Estádio: Nelson Mandela Bay (em Porto Elizabeth). Data: 10/7/2010. Horário: 15h30m. Árbitro: Benito Archundia (México). Assistentes: Hector Vergara (Canadá) e Marvin Torrentera (México). Público: 36.254. |