Celeste se classifica e manda a Azurra para casa
Por Jesse Machado 24.06.2014 15:00
Arena das Dunas-RN, às 13h - O Uruguai fez o que parecia impossível, venceu a Itália por 1x0 e se classificou para as Oitavas de Final. Depois da derrota para a Costa Rica na estreia, poucos imaginavam que os uruguaios fossem se recuperar. As vitórias sobre Inglaterra e Itália, mostram que o Uruguai volta com a mesma raça da Copa de 2010. O gol salvador, que colocou a Celeste nas Oitavas foi de Godín, que marcou aos 35 minutos do segundo tempo, de ombro.
O JOGO:
Como era de se esperar, o jogo começou lento. As duas seleções abriram mão de atacar, para se defender. Para a frustração de quem esperava um bom jogo. Já que tinhamos em campo duas seleções campeãs mundiais, em busca de uma classificação.
O primeiro tempo foi morno, nenhuma das duas seleções apresentaram um bom futebol. Mesmo com a necessidade da vitória, os uruguaios não conseguiram atacar. O único lance de perigo foi do Uruguai. Lodeiro e Suárez fizeram boa tabela, que acabou nas mãos de Buffon, que estava esperto no lance.
No segundo tempo o jogo foi mais movimentado. Aos 13 minutos da etapa complementar um lance que pode ter mudado a história do jogo. Marchisio entrou de sola na perna de Álvaro Pereira, o árbitro da partida muito bem colocado, não titubeou e deu o cartão vermelho.
Após o gol, o técnico da seleção uruguaia Óscar Tavárez sacou Lodeiro, que foi um dos poucos a fazer um bom primeiro tempo. E em seu lugar colocou Maxi Pereira, trazendo o Uruguai mais para o jogo. A mudança demorou a surtir efeito e os uruguaios demoraram para aproveitar o fato de jogar com um a mais.
Famosa por sua grande força defensiva, a Itália se defendia muito bem, como sempre. Porém o único erro da zaga italiana acabou custando muito caro. Aos trinta e cinco minutos do segundo tempo, Ramires cobrou escanteio. O zagueiro do Atlético de Madrid Godín subiu sem marcação, e de ombro colocou o Uruguai na frente do placar. Mesmo atrás do placar a itália não se arriscou e a eliminação foi apenas questão de tempo.
Campeã em 2006, a Itália já havia caído na primeira fase em 2010, na África do Sul, quando defendia o titulo. Desta vez não foi diferente. Os italianos decepcionaram não só pela eliminação precose. Mas também por uma seleção apática. Apenas na partida contra a Inglaterra a Azurra foi a Azurra. Contra a surpreendente Costa Rica e a garra Uruguaia acabou sendo apenas uma coadjuvante. E não merecia de forma alguma estar nas Oitavas de Final.
PRÓXIMOS JOGOS:
Com o resultado os uruguaios terminaram na segunda colocação do Grupo D com seis pontos. A primeira colocação ficou com a Costa Rica, que empatou com a Inglaterra sem gols, e terminou com sete. As duas equipes estão classificadas. Eliminados, Itália com três pontos e Inglaterra com apenas um. Terão que ir para casa mais cedo.
Classificado para as Oitavas de Final o Uruguai aguarda seu adversário, que será o primeiro colocado do Grupo C. A definição do grupo C, será mais tarde. Quando a Colômbia irá enfrentar o Japão e Costa do Marfim medirá forças contra a Grécia. Com seis pontos, a Colômbia precisa apenas um empate para se garantir como líder. E só perderá a liderança caso perca e Costa do Marfim vença, ainda assim os africanos terão que tirar três gols de saldo da selação sul-americana.
FICHA TÉCNICA - ITÁLIA 0X1 URUGUAI
ITÁLIA: Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Darmian, Verratti (Thiago Motta), Marchisio, Pirlo e De Sciglio; Immobile (Cassano) e Balotelli (Parolo). Técnico: Cesare Prandelli.
URUGUAI: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín e Álvaro Pereira (Stuani); Arévalo Ríos, Álvaro González, Cristian Rodríguez (Gastón Ramírez) e Lodeiro (Maxi Pereira); Luis Suárez e Cavani. Técnico Óscar Tabárez.
ÁRBITRO: Marco RODRIGUEZ (MEX)
ASSISTENTE: Marvin TORRENTERA (MEX) e Marcos QUINTERO (MEX)
GOLS: Godín, aos 35 minutos do segundo tempo.
CARTÃO AMARELO: Balotelli (Suspenso), De Sciglio(Itália), Arévalo, Muslera (Uruguai)
CARTÃO VERMELHO: Marchisio
RENDA: Não divulgado.
PÚBLICO: 39.706 pessoas
LOCAL: Arena das Dunas, Natal (RN).