Zebra! Costa Rica se classifica em cima da Itália
Por Jesse Machado 20.06.2014 15:03
Arena Pernambuco-PE 13h - A surpreendente Costa Rica aprontou de novo. Desta vez a vítima foi a Itália, derrotada por 1x0 em Recife. Com o resultado a equipe da América Central é a primeira equipe classificada do Grupo D. O gol da vitória veio aos 43 minutos da primeira etapa com Ruiz, de cabeça. O resultado ainda poderia ter sido maior. Já que um pênalti em cima de Campbel não foi marcado pelo árbitro, antes do primeiro gol.
A vitória desta tarde, é um feito digno de uma grande seleção. Já que mandou para casa nada menos, que duas seleções campeãs mundiais. Não era dúvida nos clubes de apostas que a Costa Rica seria o saco de pancadas do grupo, principalmente por se tratar do grupo da morte, o grupo mais temido. Mas todas as previsões foram por água a baixo e a equipe "mais fraca do grupo" acabou saindo de campo está tarde, provando ser a melhor entre os quatro participantes do Grupo D.
O JOGO:
A Itália entrou em campo demonstrando respeito a Costa Rica. Mas o respeito acabou sendo demais, já que o time italiano praticamente não atacou no primeiro tempo. As duas equipes se estudavam, até que os costariquenhos passaram a se arriscar no ataque e quando perceberam que podiam vencer a partida, tomaram conta do jogo.
A primeira grande chance de gol, veio aos sete minutos. Buffon saiu mal do gol e a bola sobrou para Bolaños, que acabou sendo interceptado pela zaga italiana. A Itália tentou equilibrar a partida, mas não conseguia fazer o último passe, não oferecendo perigo.
Os tetra-campeões só chegaram com força aos 31 minutos. Pirlo tocou para Balotelli que tentou encobrir o goleiro, mas não esbanjou técnica. Jogando a bola para cima da meta.
Os costariquenhos acabaram sendo prejudicados aos 42 minutos. O jovem Campbell entrou dentro da grande área e foi derrubado, por uma parede italiana formada por dois jogadores. O árbitro da partida acabou mandando seguir o lance. Para delírio do estádio e do Técnico da seleção da América Central.
Mas nem o erro da arbitraguem intimidou a zebra, já que no lance seguinte os costariquenhos fizeram o gol que mais tarde lhes dariam a vitória. Diaz lançou bola para Bryan Ruiz. O jogador subiu mais que a zaga e cabeceou para o gol. A bola ainda bateu no travessão, mas com a ajuda da técnologia o árbitro foi obrigado a validar o gol. Costa Rica 1x0.
No vestiário alguns jogadores das duas seleções acabaram se estranhando, mas uma briga acabou sendo evitada.
No segundo tempo a Itália jogou em busca do empate. Mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo imposto pela equipe costariquenha.
O tempo foi passando e foi ficando cada vez mais evidente o desespero italiano e a grande maturidade do time costariquenho. A seleção da América Central esteve sempre mais perto do segundo gol, do que de sofrer o gol de empate.
PRÓXIMOS JOGOS:
Com seis pontos no Grupo D. A Costa Rica não poderá ser alcançada por Uruguai e Itália, que somam três pontos. Já que as duas equipes se enfrentarão na próxima rodada. A Inglaterra por sua vez não tem nenhum ponto e já está eliminada. A equipe de Rooney e Terry será o próximo adversário dos costariquenhos.
FICHA TÉCNICA - ITÁLIA 0 x 1 COSTA RICA
ITÁLIA - Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini e Darmian; Thiago Motta (Cassano), De Rossi, Pirlo, Marchisio (Cerci) e Candreva (Insigne); Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.
COSTA RICA - Navas; Oscar Duarte, González e Umana; Gamboa, Borges, Tejeda (Cubero), Bolaños, Ruiz (Breñes) e Diaz; Campbell (Marco Ureña). Técnico: Jorge Luis Pinto.
GOL - Ruiz, aos 43 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS - Balotelli (Itália); Cubero (Costa Rica).
ÁRBITRO - Enrique Osses (Fifa/Chile).
RENDA - Não disponível.
PÚBLICO - 40.285 pessoas.
LOCAL - Arena Pernambuco, no Recife (PE).