Chile se classifica e dá fim ao ciclo espanhol
Por Jesse Machado 18.06.2014 18:02
Pelo Grupo B, a Espanha foi engolida pelo Chile e acabou sendo derrotada por 2x0, às 16h no Maracanã-RJ. Os chilenos fizeram uma partida quase perfeita e venceram com um resultado contruído, ainda no primeiro tempo. Vargas abriu o placar aos 19 e Aranguiz fechou aos 43 minutos. Com seis pontos Chile e Holanda estão classificados para as Oitavas de Final e decidirão a primeira colocação do grupo, na próxima Segunda-Feira, dia 23. O empate é o suficiente para a Laranja que fica a frente no saldo de gols, 5 contra 4. Deste grupo sai o adversário do Brasil, caso a seleção de Felipão se classifique. O curioso é que o Brasil enfrentou as duas seleções na Copa de 2010. Eliminada ao lado da Austrália, a Espanha vai acompanhar os jogos em casa.
Espanha e Chile se enfrentaram dez vezes em toda a história. Com dois empates e oito vitórias para os espanhois. Mas dessa vez seria diferente. Contando com uma das suas melhores, se não a melhor seleção de sua história. A equipe treinada por Sampaoli venceu pela primeira vez a Fúria, e de quebra mandou os espanhois de volta para casa.
Se o Chile vive seu melhor momento a Espanha, vem em uma descrescente. Donos de dois titulos europeus(2008 e 2012) e um titulo mundial(2010) a Espanha foi derrotada pelo Brasil, na final da Copa das Confederações de 2013 por 3x0. E as derrotas para a Holanda e Chile só confirmam que será necessário uma reformulação na equipe para o ano que vem.
O JOGO:
Assim como na primeira partida, os chilenos tiveram apoio total da torcida. Cantaram hino à capela e deram um show no Maracanã lotado.
O Chile começou o jogo mostrando que não seria fácil ser batido. Visando apenas a vitória, os espanhois tiveram que partir para cima, mas a goleada sofrida para a Holanda na última rodada por 5x1, fez com que o setor psicológico não ajudasse a atual campeã mundial, que começou visivelmente nervosa.
Melhor em campo, o Chile perdeu uma boa chance de gol com Jara aos dois minutos. Mas não demorou muito para sair na frente. Aos 19 minutos Alexis Sánchez entrou dentro da área e tocou para Vargas, que deu apenas um toque e tirou Casillas da jogada. O goleiro caído, teve que ver o ex-gremista colocar o Chile na frente.
O time sul-americano se defendia muito bem e todas as vezes que era testada, a sua defesa se saída de forma precisa. O Chile parecia cozinhar o jogo, já que a vitória era o suficiente para a classificação.
E assim foi. Até que Casillas falhou aos 43 minutos. Mais uma vez o gol passou pelos pés de Alexis Sánchez. O jogador do Barcelona cobrou falta perigosa e Casillas, seu companheiro de equipe, espalmou para frente. A bola sobrou para Aranquiz que ajeitou para frente, tirando o marcador da jogada e chutou de três dedos. Chile 2x0.
No segundo tempo, a Espanha veio mais ofensiva em busca do resultado. Mas o Chile era soberano, marcava muito bem e quando saia para o ataque levava mais perigo. Os quinze primeiros minutos foram de total pressão dos campeões mundiais. A grande chance da Espanha, veio de uma inacreditável canelada de Busquets. O jogador recebeu passe no segundo pau, e sozinho acabou desperdiçando o gol.
Diego Costa ainda tentou algumas bolas, mas foi interceptado pela zaga chilena. Desesperado o Técnico Vicente Del Bosque acabou sacando Diego Costa - vaiado toda a partida - para a entrada de Fernando Torres. Pedro também saiu para a entrada de Cazorla, que entrou bem. Foi dele, dois chutes de fora da área que levaram perigo ao gol do Chile.
Os chilenos chegaram bem perto de marcar o terceiro gol por duas vezes, mas acabaram não contando com a sorte.
A derrota da Fúria era apenas questão de tempo, e cada minuto parecia massacrar os espanhois, que não acreditavam no que estavam vendo.
A vitória frustrou os planos dos espanhois, que já estão eliminados. Sem pontos a Espanha jogará dia 23, contra a Austrália na Arena da Baixada, para decidir a lanterna do grupo.
Já o Chile fará o confronto contra a Holanda em busca da liderança do Grupo B, ambos com seis pontos. O Chile perde no saldo de gols, 4 contra 5. O empate dá a Holanda a primeira colocação. Este grupo fará o cruzamento com o grupo A, grupo do Brasil. O Brasil eliminou o Chile nas Oitavas da Copa de 2010 por 3x0 e foi eliminado pela Holanda, nas Quartas por 2x1.
FICHA TÉCNICA - ESPANHA 0x2 CHILE
Local
Data: 18 de junho de 2014, quarta-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger-EUA
Assistentes: Mark Hurd-EUA e Joe Fletcher-CAN
Cartões amarelos: Xabi Alonso (Espanha); Vidal e Mena (Chile)
GOLS: Vargas, aos 20’ do 1T, e Aránguiz, aos 43’ do 1T
ESPANHA: Casillas; Azpilicueta, Sergio Ramos, Javi Martínez e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso (Koke), Iniesta, David Silva e Pedro (Cazorla); Diego Costa (Fernando Torres)
Técnico: Vicente Del Bosque
CHILE: Bravo; Medel, Silva e Jara; Isla, Diaz, Vidal (Carmona), Aránguiz (Gutierrez) e Mena; Vargas (Valdivia) e Alexis Sánchez
Técnico: Jorge Sampaoli