Brasil empata com o México em dia de Ochôa
Por Jesse Machado 17.06.2014 18:00
Na Arena Castelão, em Fortaleza. O Brasil não conseguiu furar o forte esquema defensivo do México e empatou sem gols. A noite foi do goleiro mexicano Ochôa que segurou a seleção brasileira. Com o empate as duas seleções chegaram aos quatro pontos no Grupo A, e terão que esperar pela última rodada para definirem a classificação, às Oitavas de Final. O jogo realizado às 16h desta Terça-Feira, foi muito equilibrado, um grande teste para a seleção brasileira. Amanhã Croácia e Camarões se enfrentam e podem encostar. Na próxima rodada o Brasil irá enfrentar Camarões e o México decidirá a classificação contra a Croácia.
Antes do jogo, uma alteração no sistema tático da seleção. Por conta de uma contusão, Hulk, teve que ser poupado. Em seu lugar o técnico Felipão colocou Ramires. Com isso o Brasil acabou perdendo em ofensividade, já que Ramires tem uma função mais defensiva. Porém acabou dando mais uma opção na criação ao lado de Neymar e Oscar. O que acabou não acontecendo.
PRIMEIRO TEMPO:
O México começou o jogo chamando o Brasil para seu campo defensivo, e congestionou o setor de meio de campo. Controlando o ritmo da partida.
Somente aos vinte minutos, o Brasil chegou com perigo. Impedido, Fred recebeu a bola dentro da área e chutou colocado, a bola bateu na rede pelo lado de fora, levantando parte da torcida.
O México marcava forte e fazia muitas faltas, cadenciando o jogo e dificultando os passes da seleção brasileira.
O melhor lance da primeira etapa foi do Brasil. O menino Neymar, menor que Rafa Marques, subiu a 2,3m de altura para cabecear no canto esquerdo de Ochôa. O goleiro se esticou todo para fazer uma excelente defesa e segurar o empate.
Isolado pelo lado esquerdo, Oscar acabou não conseguindo jogar. Muito bem marcado e dentro de um sistema defensivo, muito bem postado o Brasil, ficou sem velocidade e pouco criou. O meio de campo, ficou muito congestionado, dificultando os contra-ataques.
SEGUNDO TEMPO:
Percebendo a falta de velocidade e ofensividade do Brasil no primeiro tempo e preocupado por Ramires ter recebido um cartão amarelo. Felipão sacou Ramires para a entrada de Bernard, o menino da alegria nas pernas.
No início do segundo tempo, quase que o Brasil abre o placar. Aos dois minutos, lançamento para Bernard. O meia invadiu o lado direito em velocidade, e tocou dentro da área para Neymar, que acabou sendo interceptado pelo zagueiro mexicano.
Fazendo uma marcação muito forte e melhor em campo, o México veio para o segundo tempo apostando nos chutes de fora da área. O Brasil dava espaço e por duas vezes os mexicanos acabou levando perigo ao gol de Júlio Cesar.
Aos vinte e dois minutos, Fred acabou sendo sacado por Felipão para entrada de Jô. O atacante do Fluminense saiu vaiado pela torcida. O jogo melhorou muito, mais aberto e com as duas seleções saindo com velocidade.
Após a substituição o Brasil chegou com perigo. Neymar fez jogada individual pelo lado direito e chutou, mas Ochôa fez mais uma grande defesa. Na continuação do lance, a bola sobrou para Daniel Alves que chutou em cima da zaga e a bola foi para escanteio.
Aos 25, o Brasil já tinha se igualado ao México. E com as presenças de Bernard, Oscar, Neymar e Jô. O Brasil ficou mais rápido, e buscava mais as jogadas ofensivas. Percebendo a melhora da seleção brasileira, o técnico mexicano acabou colocando Chicharito e Javier Hernandes.
Aos quarenta minutos, quase que o Brasil marca. Em cobrança de escanteio Thiago Silva, subiu mais que todo mundo e tocou para o gol do México. Mas Ochôa, em puro reflexo, salvou a seleção mexicana de sofrer o gol.
Aos 43 minutos mais um lance polêmico, Marcelo invadiu a grande área e em disputa de bola com o zagueiro, acabou pedindo pênalti. A torcida foi à loucura, mas o arbitro mandou seguir.
No lance seguinte foi a vez do México. Guardado arriscou um chute de fora da área e a bola passou bem perto do travessão. No minuto seguinte o México veio mais uma vez com perigo, chute dentro da área e foi a vez de Júlio Cesar fazer grande defesa.
PRÓXIMOS JOGOS:
Na próxima rodada, o Brasil irá buscar a classificação contra Camarões em Brasília, no Estádio Nacional. Já o México enfrentará a Croácia, em Recife, na Arena Pernambuco. Os dois jogos serão realizados no dia 23.
Ficha Técnica - Brasil 0x0 México
Cartões amarelos: Brasil > Ramires (aos 44’ do 1T), Thiago Silva (aos 33’ do 2T); México> Aguilar (aos 13’ do 2T) José Vázquez (aos 16’ do 2T)
Local: Arena Castelão, Fortaleza/CE
Data: 17/06/2014 às 16:00
Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR)
Auxiliar 1: Bahattin Duran (TUR)
Auxiliar 2: Tarik Ongun (TUR)
Brasil: Júlio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires (Bernard), Oscar (William), Neymar e Fred (Jô). Técnico: Luis Felipe Scolari
México: Ochoa, Maza Rodríguez, Rafa Márquez, Héctor Moreno, Aguilar, José Vázquez, Herrera (Marco Fabián), Guardado, Layún, Giovani dos Santos (Raul Jiménez) e Oribe Peralta (Javier Hernández). Miguel Herrera