Bósnia vence Irã e se despede de cabeça erguida
Por Jesse Machado 25.06.2014 às 14:53
Depois de duas derrotas, a Bósnia venceu o irã por 3x1 na Arena Fonte Nova e se despediu do mundial com vitória. Os bósnios foram muito superiores, e quando levaram o gol iraniano, trataram de contra-atacar e mostrar quem era melhor em campo. Mesmo com a derrota os asiáticos comemoraram muito o gol, da partida de hoje. Pois foi o único da seleção nesta Copa. Com três pontos os bósnios terminaram na terceira colocação do Grupo F, atrás das classificadas Argentina com 9 e Nigéria com 4 pontos. O Irã ficou na lanterna com apenas um ponto.
O JOGO:
A Bósnia começou o jogo impondo seu futebol e deixando claro a superioridade técnica. Aos 23 minutos Dzeko recebeu passe na entrada da grande área e chutou com força, colocando os europeus na frente.
Á partir do gol bósnio o jogo começou a ficar truncado. Com o Irã tentando sair para o gol, mas esbarrando na disposição e condição tática muito bem executava pelos bósnios.
O segundo tempo começou diante de chuva e os europeus ampliaram aos 14 minutos com Pjanic.
O segundo gol foi um balde de água fria nos iranianos. Que só acordaram após os gritos de incentivo do técnico. E acabou dando certo. Reza Ghoochannejhad recebeu bom passe pela esquerda, e de frente para o gol não teve trabalho para diminuir a vantagem.
Porém a alegria durou pouco. No lance seguinte os bósnios fizeram o terceiro em um contra-ataque mortal. Vrsajevic veio com a bola desde o meio campo, e invadiu a área chutando no canto esquerdo do goleiro. Bósnia 3x1.
O Irã ainda tinha remotas chances de classificação, mas o gol tirou de vez as esperanças dos asiáticos.
A Bósnia só não terminou o jogo com uma goleada porque Dzeko acabou sendo fominha em alguns lances. Visca, que entrou no segundo tempo com muita disposição, também não foi feliz em dois ataques.
OPINIÃO:
Os bósnios precisavam sair de campo com uma vitória e apesar das derrotas para Argentina e Nigéria, que causaram uma eliminação precoce. A seleção europeia estreante em copas, fez um bom futebol nos dois confrontos. A vitória veio para premiar a boa participação da equipe de Dzeko, Ibisevic e Pjanic. Que conseguiram encaixar seu bom toque de bola e venceram os asiáticos sem muita dificuldade.
O Irã também tem motivos para comemorar a participação nesta copa. Os iranianos fizeram uma ótima partida contra a Argentina e por ironia do futebol, acabou sendo derrotado com um gol no fim, do craque Lionel Messi. Muitas oportunidades claras perdidas pelos iranianos. Que seguraram argentinos e nigerianos, e na partida de hoje tiveram que sair para o jogo, o que acabou mostrando as fraquezas de uma fraca seleção. Que quase se classifica por meio de sua raça. Para copa seguinte, os iranianos podem fazer um bom trabalho e vir com mais força na Copa da Rússia em 2018.
FICHA TÉCNICA – BÓSNIA E HERZEGOVINA 3X1 IRÃ
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 25 de junho de 2014 (Quarta-feira)
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Assistentes: Roberto Alonso Fernández (Espanha) e Juan Yuste (Espanha)
Cartões amarelos: Besic (Bósnia e Herzegovina) e Ansari Fard (Irã)
Gols: BÓSNIA E HERZEGOVINA: Dzeko, aos 23 minutos do primeiro tempo, Pjanic, aos 14 minutos do segundo, e Vrsajevic, aos 37 minutos do segundo tempo
IRÃ: Reza Ghoochannejhad, aos 36 minutos do Segundo tempo
BÓSNIA E HERZEGOVINA: Asmir Begovic, Vrsajevic, Toni Sunjic, Emir Spahic e Kolasinac; Muhamed Besic, Miralem Pjanic, Hadzic (Vranjes) e Susic (Salihovic); Edin Dzeko (Visca) e Ibisevic
Técnico: Safet Susic
IRÃ: Alireza Haghighi; Pejman Montazeri, Jalal Hosseini, Amirhossein Sadeghi e Mehrdad Pooladi; Andranik Timotian, Javad Nekounam, Masoud Shojaei (Heydari), Ehsan Haji Safi (Alireza Jahan Bakhsh) e Ashkan Dejagah (Ansari Fard); Reza Ghoochannejhad
Técnico: Carlos Queiroz