Flamengo tropeça, empata com Palmeiras e cai para quinto
Créditos: Fernando Maia/UOL Matéria: Jesse Machado
O Flamengo mais uma vez não jogou bem e apenas empatou com o Palmeiras, a equipe rubro-negra desperdiçou a chance de assumir a terceira colocação, e está a três pontos do líder Corinthians que também tropeçou. O jogo foi realizado às 21he 50m no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro e a partida foi válida pela 29ª Rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois gols do jogo foram marcados na segunda etapa, Thiago Neves abriu o placar para o time da casa aos dez minutos e Maikon Leite empatou oito minutos depois. Com o resultado de 1 a 1 o Flamengo chegou aos 48 pontos e caiu para a quinta colocação. Já o Palmeiras chegou aos 41 pontos e sobe um posto, ocupando a 9ª colocação.
Flamengo e Palmeiras entraram em campo com uma coincidência que não agrada a nenhuma das duas equipes. O Palmeiras é a equipe que mais empatou neste Campeonato, foram 13 empates em 28 partidas. O segundo colocado no quesito empate é justamente o adversário desta noite, com 11 resultados iguais o Flamengo até poderia estar na liderança da competição se não empatasse tanto.
Mais uma vez o Flamengo mostrou sentir a ausência de Ronaldinho Gaucho. Sempre que o jogador não está em campo, o Flamengo sente a falta de um jogador de criação. A equipe fica monótona e sem muita criatividade. Desta vez não foi diferente, assim como no jogo contra o Fluminense o Flamengo não apresentou um futebol convincente, mas o Palmeiras acabou se superando em campo e vendeu caro o empate desta noite.
Primeiro Tempo – Palmeiras conta com a sorte
O Palmeiras começou melhor o jogo, criou duas boas oportunidades. O Flamengo só respondeu aos 16 minutos e a bola milagrosamente não quis entrar.
Léo Moura passou bola para o Argentino Bottinelli, o jogador se esticou todo para cabecear a bola, a bola encobriu Deola e cuidadosamente bateu no travessão. Na sequencia da jogada Thiago Nevez chutou cruzado, Deola praticou linda defesa, no rebote a bola subiu e foi parar na cabeça de Leonardo Moura, de frente para o gol o jogador conseguiu errar a meta Palmeirense e novamente a bola tocou no travessão, para a sorte dos Palmeirenses.
O jogo passou a ficar truncado, preso no meio campo. O Palmeiras ainda perdeu Marcus Assunção, a referencia em bolas paradas e o melhor jogador alvi-verde da temporada. Sem a sua principal arma o Palmeiras ficou mais previsível que nunca.
Segundo Tempo – Jogo morno, empate justo!
Quem imaginava que o Flamengo viria com tudo e decidiria o jogo na etapa complementar se enganou. A equipe dirigida por Wanderley Luxemburgo não conseguiu aproveitar a fase ruim do Palmeiras.
Mesmo não jogando um bom futebol o Flamengo era ligeiramente mais perigoso. E acabou abrindo o placar aos 10 minutos com um gol no mínimo polêmico.
Aos 10 minutos Thiago Neves cruza a bola para a área do Palmeiras, Jael impedido se estica todo para cabecear a bola que acaba entrando no gol. Mesmo não encostando na bola o atacante flamenguista que estava a frente do zagueiro, participou diretamente do lance impedindo o goleiro de praticar a defesa. Gol irregular, mas validado pelo árbitro da partida, Flamengo na frente.
Mesmo mal no jogo o Palmeiras não demorou muito a empatar a partida. Aos 18 minutos contra-ataque rápido do Porco. Cicinho arrancou tirou dos marcadores e tocou a bola para Maikon Leite, que dentro da área tocou na saída de Felipe, deixando tudo igual no Engenhão.
Aos 30 minutos quase que o Verdão vira o marcador, mas Felipe impediu o gol em lance de puro reflexo. No final da partida o Flamengo ainda teve uma boa chance com Jael, que girou o corpo, mas a bola saiu meio sem direção, facilitando a vida de Deola.
E agora?
O empate não foi bom para nenhuma das duas equipes. O Fla perdeu a chance de encostar no São Paulo, no Vasco e no Corinthians que tropeçou mais uma vez. E ainda foi ultrapassado pelo Botafogo que venceu o Timão no Pacaembú. Com 48 pontos o Fla está em quinto lugar, a três pontos do Corinthians. Mas o Vasco joga nesta Quinta-Feira em Curitiba contra o Atlético, se o Vasco vencer a abre cinco pontos para o Flamengo, que já está secando o rival.
Para o Palmeiras o empate tem dois lados. O resultado pode ser considerado bom já que o time vinha de uma má fase e empatar com o Flamengo no Rio é sempre um bom resultado. Ou ruim já que o Flamengo é a última equipe da zona da libertadores, e passa a ter sete pontos a frente da equipe do Palestra Itália.
Próximos Jogos
Na próxima rodada o Flamengo irá visitar o Ceará em Fortaleza, já o Palmeiras irá receber o Fluminense no Canindé no próximo Domingo.