Sem Juninho Vasco só empata e perde outra chance de liderar o Campeonato
Crédito: Foto Arena Matéria: Jesse Machado
Mesmo com o maior volume de jogo o Vasco não saiu de um empate em 1 a 1 com o Figueirense em Florianópolis. Além de enfrentar um adversário bem armado o Vasco teve que se contentar com um gol anulado de forma estranha. O jogo foi realizado neste Domingo (11/09/2011) às 16 horas, válido pela 23ª Rodada do Campeonato brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Wellinton Nen para o Figueira aos 4 minutos, e Fágner para o Vasco aos 16 minutos da primeira etapa. Com o resultado a equipe de São Januário rouba a segunda colocação do São Paulo, e com 42 pontos vê o líder Corinthians com 43 ainda mais próximo. O empate fora de casa poderia ser considerado bom, caso a equipe carioca não perdesse a oportunidade de chegar aos 44 pontos e fechar a rodada no topo da tabela.
Primeiro Tempo – Inicio eletrizante e ajuda do bandeira
O Vasco entrou em campo com um desfalque considerável. O Reizinho de São Januário, Juninho Pernambucano que vem sendo a grande referência do meio de campo do time carioca, não entrou em campo neste Domingo. Mas nada que estrague as pretenções do time ou que venha dar dor de cabeça ao Técnico Cristóvão Borges. O jogador já estará de volta na próxima partida da equipe contra o Grêmio em São Januário.
Sem o seu principal armador de jogadas o Vasco demorou a se encontrar em campo. O jogo começou truncado e cheio de emoção. Contanto com um vacilo da defesa vascaína o time da casa não demorou a abrir o placar. Aos 4 minutos a bola foi alçada a área cruzmaltina, bate e rebate dentro da área Wellinton Nen ficou com a sobra e chutou sem chances para Prass.
O Vasco se arrumou em campo e foi em busca do gol de empate que veio aos 16 minutos. Fágner invadiu a grande área pela direita e chutou fechado, a bola foi passando por todo mundo, confundiu o goleiro e entrou para o gol.
À partir do gol de empate o Vasco cresceu na partida. A equipe carioca se organizou em campo, forçou um bom sistema de marcação e criou as melhores oportunidades do jogo. Percebendo o bom momento do Vasco da Gama o Figueirense amarrou o jogo no meio campo, exigindo jogadas rápidas da equipe visitante.
As melhores chances vieram dos pés de Diego Souza. E nas duas o jogador marcou o gol, mas foi marcado falta. Na primeira oportunidade o meia se antecipou, tocou na bola tirando do zagueiro e do goleiro ao mesmo tempo, mas o bandeira assinalou falta no zagueiro, que não existiu. Na segundo lance polêmico da partida, Diego Souza mais uma vez ganhou do goleiro e do marcador, mas dessa vez levou a bola com a mão.
Segundo Tempo – Passes errados e muita marcação
No segundo tempo o Vasco permaneceu apostando nas jogadas pelas laterais, sempre que Éder Luiz pegava a bola levava perigo ao gol adversário. Fágner ficou apagado boa parte do jogo, impossibilitando investidas pelo lado esquerdo. O jogo mais uma vez ficou truncado no meio de jogo, o centro do gramado ficou tumultuado. O Vasco passou a sair apenas em jogadas de contragolpe obrigando o Figueirense a agredilo.
A partida acabou marcada pelo alto número de erros de passe das duas equipes, devido a forte marcação. O jogo amornou na segunda metade do segundo tempo e só passou a ter emoção no final do jogo, quando o Vasco voltou a desperdiçar as melhores oportunidades.
Aos 42 Diego Souza recebeu passe de Fágner ,entrou na área, passou por dois zagueiros e de frente para o goleiro chutou fraco. Logo no lance seguinte Alan arriscou de fora da área, meio que sem ângulo e quase que surpreendeu o goleiro.
Próximos adversários
O Vasco terá totais condições de assumir a liderança, a equipe terá dois jogos em casa. Na próxima rodada a equipe de São Cristóvão receberá o Grêmio e na 25ª Rodada enfrentará o Atlético Goianiense. Já o Figueira irá visitar o Atlético Paranaense, que vem de uma boa vitória diante do Flamengo no Rio.
FIGUEIRENSE 1 x 1 VASCO
Gols
FIGUEIRENSE:
Wellington Nei aos 4min do primeiro tempo VASCO:
Fágner, aos 14min do primeiro tempo
FIGUEIRENSE: Wilson, Bruno (Pablo), Roger Carvalho, Edson Silva e Juninho; Túlio (Jônatas), Wilson Pittoni, Ygor e Elias (Fernandes); Wellington Nem e Somália
Treinador: Jorginho
VASCO: Prass, Fagner, Dedé, Victor Ramos e Jumar (Diego Rosa); Romulo, Fellipe Bastos, Allan e Diego Souza; Eder Luis e Elton (Kim)
Treinador: Cristóvão Borges
Cartões amarelos
FIGUEIRENSE: Ygor, Pittoni e Juninho
VASCO: Jumar, Dedé, Fágner e Fellipe Bastos
Árbitro
Nielsen Nogueira Dias (PE)
Local
Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)