Vasco vence Atlético Paranaense por 3 a 1 e respira
Por Davi Almeida
No estádio de São Januário, o Vasco venceu o Atlético-PR por 3 a 1 pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Jonathan, Nunes e Léo Gago. Bruno Mineiro fez para o Atlético. Com o resultado, o Vasco pulou para o 18º lugar. Apesar de ainda se manter na zona de rebaixamento, o clube carioca derrotou um rival direto na luta pra escapar do descenso. O furacão estava em 18º e com a derrota caiu para 19º e ainda corre o risco de virar o lanterna até o fim da rodada.
Primeiro Tempo
Com a chuva que caía no Rio de Janeiro no momento do jogo, a partida foi equilibrada no começo. O primeiro bom lance do jogo foi o primeiro gol do Vasco. Aos 19 minutos, Jonathan recebe passe e sem sofrer marcação alguma, domina na meia lua, ajeita e chuta. O chute sai meio torto, mas o goleiro Neto aceitou. Vasco 1 a 0.
Depois do gol, o Atlético diminuiu o seu ritmo e o Vasco passou a dominar a partida. Com 24 minutos, o árbitro Nielson Nogueira dias assinalou pênalti discutível de Eli Sabiá em Jonathan. Nunes foi para a cobrança e fez Vasco 2 a 0 e o inferno astral do furacão estava chegando. Com 30 minutos, o zagueiro Chico fez falta violenta e foi expulso. Aos 35, o mesmo Eli Sabiá que cometeu o pênalti, recebeu amarelo por reclamação e foi também expulso.
A partir daí, o Vasco se lançou ao ataque, mas parou nas defesas do goleiro Neto. Carlinhos aos 35 e Nilton aos 42, arriscaram chutes de longe, mas o arqueiro atleticano defendeu. No último lance do primeiro tempo, Bruno Mineiro fez o gol do Atlético, após escanteio.
Segundo tempo
O time paranaense voltou com duas mudanças, entraram David e Maikon Leite, e saíram Paulo Baier e Branquinho. No Vasco entrou Leo Gago e saiu Nilton. As mexidas do lado do Atlético não deram certo eo Vasco continuou dominando o jogo.
3 minutos de jogo. Leo Gago manda um petardo de longe e acerta o travessão. Aos 9, Rafael Carioca chuta da entrada da área e Neto espalma. Aos 16 minutos, Fumagalli acerta chute cruzado e Neto defende com dificuldade.
Aos 17, o terceiro gol. Leo Gago chuta da entrada da área e acerta o canto esquerdo de Neto. Após o gol, o técnico Carpegiani do furacão tira Maikon Leite, que havia acabado de entrar, e põe no jogo Bruno Costa.
Com 25 minutos, Rafael Carioca chuta da intermediária e Neto espalma. O Vasco começou a diminuir o ritmo, mas fez mais dois lances de gol antes do fim. Aos 33, Alan toca pra Nunes, que perde gol feito, dentro da área. 44 minutos. Leo Gago em novo chute da entrada da área faz Neto defender em dois tempos. Agora pela próxima rodada, o Vasco vai jogar contra o Grêmio no Olímpico na quarta feira, ás 21:50, e pelo mesmo dia e horário, o Atlético-PR receberá o Santos na Arena da Baixada.
VASCO 3 X 1 ATLÉTICO-PR
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 16/7/2010 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE - Fifa) e Jossemmar José Diniz Moutinho (PE)
Cartões Amarelos: Fumagalli (VAS); Rhodolfo, Eli Sabiá (APR)
Cartões Vermelhos: Chico, 30'/1ºT; Eli Sabiá, 36/1ºT
GOLS: Jonathan, 19/1ºT (1-0); Nunes, 25/1ºT (2-0); Bruno Mineiro, 47/1ºT (2-1); Léo Gago, 17'/2ºT (3-1)
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Titi, Carlinhos; Rafael Carioca, Romulo, Nilton (Léo Gago, intervalo) e Fumagalli (Allan, 23'/2ºT); Jonathan e Nunes (Bruno Paulo, 33'/2ºT)
Técnico: Paulo César Gusmão.
ATLÉTICO-PR: Neto, Leandro, Eli Sabiá e Rholdofo; Wagner Diniz, Fransérgio, Chico, Paulo Baier (Deivid, intervalo) e Paulinho; Branquinho (Maikon Leite, intervalo) (Bruno Costa, 17'/2ºT) e Bruno Mineiro.
Técnico: Paulo César Carpegiani