Cruzeiro vence o Botafogo em Minas
Por David Almeida
Na noite de quarta feira (26/05), Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram no Mineirão por jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O time mineiro venceu o jogo por 1 a 0, gol de Thiago Ribeiro logo no início da partida. Com o resultado, a Raposa entra no G4 e tira o Botafogo da zona de classificação a taça Libertadores da América.
Antes do jogo um dado curioso. A equipe do Cruzeiro veio pro jogo com um uniforme amarelo, uma espécie de terceiro uniforme. O Botafogo iniciou a partida indo logo pra cima. No primeiro minuto de jogo, Edno sofreu falta perto da área, o mesmo fez a cobrança que passou com perigo à direita de Fábio.
Aos poucos, o Cruzeiro foi segurando o ímpeto botafoguense e impondo seu ritmo. Foi quando a Raposa passou a freqüentar mais a área de ataque e aos 18 minutos saiu o gol do jogo. Falha de marcação da defesa do Botafogo, Jonathan caiu nas costas de Somália e fez o cruzamento pra Thiago Ribeiro só completar e sair pro abraço. Cruzeiro 1 a 0.
A partir daí, o Botafogo só ameaçava em contra ataques e se fechou na defesa. Só foi levar perigo ao gol de Fábio em chutes de Renato Cajá, que mesmo assim foram sem muito alarde, e um impedimento duvidoso de Somália.
O fim do primeiro tempo estava chegando e aos 43, o mesmo Somália cai pela esquerda e é derrubado pelo zagueiro Gil. Pênalti assinalado pelo árbitro Jaílson Macedo Freitas. Renato Cajá é o escolhido pra cobrança e ele perde a chance de igualar o placar em Minas. Fábio faz bela defesa, pulando a meia altura pro lado direito e botando a bola pra escanteio. A torcida cruzeirense depois do lance, gritou com toda a força o nome do arqueiro da Raposa.
No segundo tempo, a história mudou. O Botafogo veio com a proposta de ao menos sair com o empate do Mineirão. Com isso, Joel Santana sacou Sandro Silva e colocou Alex, atacante recém saído dos juniores. Numa das investidas ao ataque, ocorreu outro impedimento assinalado erradamente, de Edno. O time carioca mostrou muita disposição, mas o Cruzeiro jogava com inteligência, explorando as falhas do Botafogo. O time alvinegro começou a atacar mais com o passar do tempo. Edno tentou encobrir Fábio, aos 19 minutos, mas Leonardo Silva apareceu pra cortar o chute. Depois Alex perdeu boa oportunidade aos 20 minutos, cara a cara com Fábio, chutando em cima do goleiro cruzeirense. Na seqüência, Somália ainda tentou o arremate, mas foi cortado por Fabinho.
33 minutos, Guerrón que tinha acabado de entrar no lugar de Thiago Ribeiro, fez jogada em velocidade e chutou com perigo pra defesa de Jefferson. Aos 40, Alex foi derrubado quase na meia-lua da grande área. Diguinho cobra e joga longe do gol. O ultimo ato do alvinegro carioca foi um chute cruzado de Alessandro, que entrava em velocidade pela direita, passando tirando tinta da trave de Fábio.
FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO 1 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data/hora: 26/5/2010 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Belmiro da Silva (BA)
Renda/público: R$ 170.264,88/ 8.501
Cartões amarelos: Kléber, Fernandinho, Gil, Leonardo Silva, Guerrón (CRU); Fábio Ferreira, Diguinho (BOT)
GOL: Thiago Ribeiro, 18'/1ºT (1-0)
CRUZEIRO: Fábio, Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Fernandinho; Fabinho (Elicarlos, 27'/2ºT), Marquinhos Paraná, Henrique e Roger (Pedro Ken, 21'/2ºT); Thiago Ribeiro (Guerrón, 30'/2ºT) e Kléber. Técnico: Adilson Batista.
BOTAFOGO: Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Alex, intervalo), Lucio Flavio (Marcelo Cordeiro, 25'/2ºT), Renato (Diguinho, 25'/2ºT) e Somália; Edno. Técnico: Joel Santana.