Fluminense sofre, mas vence clássico e  retoma liderança

Conca abraça Tartá para comemorar gol do Flu no clássico com o Vasco. Foto: Wallace Teixeira/Photocamera/Divulgação

  ( Foto: Wallace Teixeira/Photocamera/Divulgação )                                                            Por Jesse Machado

  O Fluminense vence o Vasco por 1 a 0 e retorna a liderança do Campeonato Brasileiro. O Fluminense abriu o placar aos 3 minutos com Tartá, e o gol acabou tranquilizando o time tricolor, que se preocupou apenas em segurar o resultado. O jogo foi realizado neste Domingo ás 19h e 30 minutos no Engenhão. Com o resultado o Flu chegou aos 61 pontos e voltou a abrir um ponto de vantagem sobre Corinthians e Cruzeiro, que se enfrentam no próximo Sábado. Já o Vasco permanece m 45 pontos e mantém o 11º posto.

 

Primeiro Tempo – Gol no início dá tranquilidade

O Fluminense começou muito bem a partida, Tartá fazia uma forte marcação sobre Felipe, o principal o homem de armação do Vasco da Gama. Com dificuldades de sair jogando o Vasco abriu o meio de campo e deu muitos espaços para o tricolor, o Vasco não conseguia penetrar na área do Fluminense, e acabou deixando espaços que foi muito bem aproveitado pelo Fluminense que abiu o placar no início do jogo.

Aos 3 minutos de partida, Washingtton domina na área e chuta com força, Fernando Prass não consegue segurar a bola e espalma, na sobra Tartá aproveita e manda para o fundo do gol do Vasco, abrindo o placar no Engenhão.

Depois do gol o Fluminense passou a sair em jogadas de contra-ataque, muito bem armado o tricolor levada muito perigo ao gol do Vasco, o Flu continuava com uma forte marcação, impedindo o Vasco de jogar. O meio de campo estava sob controle do líder do campeonato, mas mesmo com liberdade para sair jogando o Fluminense não conseguia certar o último passe, e em uma das poucas vezes que conseguiu invadir a área, acabou perdendo a chance de marcar.

 Conca invadiu pelo lado direito, entrou dentro da área, tirou do marcador e chutou com muita força, mas Fernando Prass conseguiu tirar com a ponta dos dedos.

O Vasco passou a se achar em campo, o técnico PC Gusmão pediu para que a equipe adiantasse a marcação, o time entendeu o recado, e se adiantou, foi quando começou a complicar as saídas de bola do Fluminense, e igualar o meio de campo.

Vasco entra na partida

Á partir dos 30 minutos, o Vasco equilibra a partida e encurrala o Fluminense, adianta a marcação e quase empata a partida. Felipe consegue encontrar mais liberdade para sair jogando, e cria boas jogadas para a equipe de São Januário.

Aos 32 minutos, Fágner recebeu bola pela direita, invadiu a área e encontrou Nunes o jogador se enrolou com Gum, no bate e rebate a bola acabou sobrando dentro da pequena área, mas ninguém conseguiu aproveitar a sobra.

Aos 36 minutos mais Vasco da Gama, falta pela esquerda e a bola veio na medida para Éder Luiz, que desviou de cabeça, mas Ricardo Berna afastou o perigo.

Aos 40 o Vasco voltou a assustar o Fluminense, Max recebeu pela esquerda, invadiu a área e chutou com força, mas a bola acabou saindo sem muita direção.

 

Segundo Tempo – Nada de se defender

O Vasco entra em campo para o tudo ou nada, a equipe comandada por PC, abre as laterais e passa apostar também em jogadas aéreas. As duas equipes deixam de lado a marcação forte e, jogam um segundo tempo de mais liberdade, com o Vasco tendo mais liberdade para tocar a bola e tentar furar o forte bloqueio defensivo do tricolor, que apesar de abrir mão da marcação adiantada continuou firme bloqueando a área de defesa.

Apesar de mais aberto foram poucas as oportunidades de gol das duas equipes, que esbarravam no erro de passes, que se tornou constante principalmente entre os 10 e 30 minutos da etapa final.

Ligeiramente superior, o Vasco não conseguia invadir pelo meio de jogo, chegava sempre pelas laterais ou buscava Nunes, com chutes sem proporção. Já o Fluminense ficou mais lento e mais previsível, jogadas sempre pelo meio, em enfiadas longas.

Em uma das poucas investidas do Flu no segundo Tempo, o meia Marquinhos fez falta em Fágner o árbitro não viu, mandou seguir, o jogador tricolor ficou com a bola, invadiu a área e quando se preparou para chutar, Fágner conseguiu se recuperar e tirou a bola dos pés do jogador tricolor.

O Vasco respondeu logo depois, Felipe atrasou bola para Max que chutou com força, mas Ricardo Berna muito bem colocado se esticou todo e evitou o pior, para o time das Laranjeiras.

Mais incisivo o Vasco tentava o gol de empate, mas mesmo com constantes ataques não assustou muito o tricolor, que se segurava como podia esperando pelo contragolpe.

O jogo foi ficando amarrado e o Flu teve a chance de matar o jogo com Washington, que recebeu passe de Conca aos 43 minutos, mas o coração valente demorou muito para concluir a jogada e foi interceptado por Cesinha.

Final de jogo no Engenhão e  a vitória traz a certeza de que o Flu está bem perto do bi-campeonato nacional, venceu uma partida difícil e terá mais 4 partidas para levantar o caneco. Na próxima rodada o Flu irá receber o Goiás no Rio. Já o Vasco irá receber o São Paulo em São Januário, os dois jogos serão realizados no Domingo.

 

FICHA TÉCNICA   Fluminense 1 x 0 Vasco

Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez-RJ
Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia-RJ e Ricardo de Almeida-RJ
Cartões Amarelos: Gum, Tartá e Conca (Fluminense); Fagner, Rafael Carioca, Nunes e Jonathan (Vasco)
Gols: Tartá aos 3’/1T (Fluminense)

Fluminense
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Fernando Bob, Valencia, Marquinho (Júlio César) e Conca; Tartá (Thiaguinho) e Washington.
Técnico: Muricy Ramalho.

Vasco
Fernando Prass; Fagner, Cesinha, Dedé e Max (Irrazábal); Rafael Carioca (Fumagalli), Rômulo e Felipe; Jonathan, Eder Luis (Jonathan Silva) e Nunes.
Técnico: PC Gusmão.

 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.