Vasco supera Goiás em casa e ajuda Flamengo
( Foto: Agência Lance ) Por Jesse Machado
Com dificuldades o Vasco venceu o Goiás por 3 a 2 de virada, o jogo foi realizado no estádio de São Januário no Rio de Janeiro. Precisando da vitória para se livrar da zona do rebaixamento o Goiás saiu para o jogo e esteve na frente do placar por duas vezes, mas permitiu a reação do clube da colina, que chegou aos 36 pontos se distanciando de vez da zona perigosa. O gol da virada do Vasco só veio aos 36 minutos da etapa complementar com Zé Roberto.
Primeiro Tempo
O Vasco desligado em campo e despretensioso , acabou sofrendo o gol logo no início da partida. Aos 7 minutos cobrança de falta de Marcão que botou a bola no pé de Felipe que apenas teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol de Fernando Prass.
O Vasco tinha muitas dificuldades de furar o bloqueio goiano que depois do gol se defendeu como nunca, dando poucas oportunidades para o cruzmaltino empatar o jogo. Truncado o Vasco só poderia entrar na área goiana em jogadas individuais ou em bolas alçadas na área alvi-verde. Mesmo precisando do gol, era o gol quem chegava com perigo, a formação da equipe do Centro-oeste envolvia o Vasco que parecia uma presa fácil, errando muitos passes o Vasco dava sorte para o azar e quase levou o segundo gol em contra-ataque rápido dos goianos.
Apostando em jogadas isoladas, Felipe chutou com força de fora da área aos 16 minutos e obrigou a Harley jogar a bola para escanteio, que foi cobrado sem êxito. Em mais uma jogada de ataque do Vasco, Éder Luiz avançou direita e chutou forte, mas Harley fez boa defesa.
O jogador Júnior do Goiás saiu de campo contundido prejudicando todo o esquema armado pelo Técnico Jorginho, colocando três zagueiros e deixando os laterais com liberdade para sair jogando. Com sua saída o Vasco passou a explorar o lado direito do campo, apostando no lateral Fágner que mais uma vez faz uma boa partida.
Em boa trama individual, Zé Roberto enfiou bola na medida para Éder Luiz que passou por trás dos marcadores e teve tempo para, escolher o canto de Harley empatando o marcador.
Com o gol de empate, o Vasco era todo ataque, passou a sair com mais velocidade e perdeu muitas oportunidades de virar a partida. Aos 31 minutos pelo lado direito Fágner chutou por cima do gol de Harley assustando o goleiro.
Como quem não faz leva o Vasco foi punido aos 34 minutos com o segundo gol dos visitantes. E novamente em um vacilo da zaga. Valmir trouxe a bola do meio de campo, foi cortando os zagueiros até encontrar Jones que invadiu a área e teve liberdade para acertar o fundo da meta de Fernando Prass.
O Vasco sentiu o gol dos goianos e novamente passou a errar passes, e os goianos sabendo da importância da vitória voltaram a se recuar. O Vasco quase empata no final da etapa, Max recebeu lançamento e chutou firme, mas Harley bem posicionado fez ótima defesa.
Segundo Tempo
O Vasco entrou para a segunda etapa mais ligado na partida, porém ainda encontrava sérias dificuldades de furar o bloqueio goiano.
A chance inicial dos vascaínos aconteceram aos 11 minutos, Fágner invadiu a área em jogada individual e ao invés de cruzar, chutou forte, surpreendendo, mas Harley espalmou o chute do lateral. De tanto insistir o Vasco chegou novamente ao empate aos 18 minutos.
Em jogada pela direita Fágner cruzou, o zagueiro goiano tentou afastar com o peito, mas a bola acabou sobrando para Max que mandou um foguete sem chances para Harley, que ainda se esticou todo antes de recolher a bola. Empate em São Januário.
Depois de sofrer o gol o Goiás voltou para a partida, mas era parado sempre com faltas. Em cobrança de falta perigosa Wellington Monteiro chutou forte a bola passou ao lado esquerdo da meta.
O Vasco respondeu 3 minutos depois, em jogada rápida Éder Luis recebeu lançamento, invadiu a grande área, cortou o zagueiro, depois o goleiro e cruzou para trás Zé Roberto com o gol livre, em sua frente, não conseguiu aproveitar o lance.
Aos 28 minutos mais uma boa chance desperdiçada pelo Vasco e novamente por Zé Roberto, o jogador recebeu passe da esquerda e chutou muito forte a bola passou longe do gol de Harley.
Mas a virada veio aos 36 minutos, pela esquerda Fagner encontrou Éder Luiz que tocou na medida para Zé Roberto que ainda teve tempo de girar o corpo e chutar firme, virando o jogo para os vascaínos.
O gol trouxe confiança para a torcida e para o próprio Vasco que quase chegou ao 4º gol, novamente em jogada de Éder Luiz, o jogador tocou para Max que tentou escolher o canto, mas Harley se esticou todo e conseguiu evitar o pior para os visitantes.
Final em São Januário, Vasco vence de virada e acaba ajudando o maior rival, Flamengo. Para os goianos mais uma rodada na zona do rebaixamento e situação difícil da equipe do Centro –Oeste.
FICHA TÉCNICA - Vasco 3 x 2 Goiás
Gols:
Vasco: Éder Luís, aos 26min do 1º tempo, Max, aos 18min do 2º tempo, e Zé Roberto, aos 37min
Goiás: Felipe, aos 7min, e Jones, aos 35min do 1º tempo
Vasco
Fernando Prass; Fagner, Titi (Cesinha), Dedé e Max; Rafael Carioca, Rômulo, Felipe (Jonathan) e Zé Roberto; Eder Luis e Rafael Coelho (Allan). Técnico: Paulo César Gusmão
Goiás
Harley, Marcão, Valmir Lucas e Ernando; Wendell (Rithelly), Jonilson, Amaral e Wellington Monteiro e Junior (Douglas); Jones e Felipe (Éverton Santos). Técnico: Jorginho
Cartões amarelos: Rithelly( Goiás )
Árbitro:Carlos Eugênio Simon (RS)
Local:Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro