Vasco cede empate ao Botafogo no fim
( Foto: Alex Carvalho/Gazeta Press ) Por Jesse Machado
Graças há um gol de pênalti aos 46 minutos da etapa final, Vasco e Botafogo empataram. O jogo foi realizado nesta Quarta-feira no estádio Engenhão ás 21h. O time de São Januário chegou a abrir 2 gols a 0, mas deixou o clube da estrela solitária reagir no segundo tempo. Este é o 12º empate vascaíno em 23 partidas.
Este foi o 12º empate do Vasco neste campeonato, a equipe disputou 23 partidas e está cada vez mais distante da Libertadores ( algo que já se tornou uma utopia ) e bem mais próximo da zona do rebaixamento, está a 7 pontos do Atlético-GO primeira equipe do grupo da morte.
Já o alvi-negro de General Severiano encara este empate como se fosse uma vitória, pois além de estar perdendo por 2 gols a 0, ultrapassou o Internacional e volta a ocupar a 4ª colocação do Campeonato Brasileiro.
Primeiro Tempo
Duas equipes ofensivas foram como começaram se postando Vasco e Botafogo.
O Botafogo começou melhor, mas o Vasco logo equilibrou as ações, até que aos 13 minutos veio o primeiro gol da partida.
Após roubada de bola de Zé Roberto, Ramón chutou forte de fora da área, a bola bateu na defesa e entrou para o gol, para o azar do fogão.
Atrás do placar o Botafogo foi obrigado a correr atrás do gol de empate, se propondo as jogadas de contra golpe do Vasco.
A busca pelo ataque levou Botafogo a boas chances de empatar a partida. Aos 24 minutos Maicosuel dentro da área chutou sem direção e perdeu a oportunidade do empate. Aos 29 mais Botafogo, de novo Maicosuel e mais uma vez sem muito resultado, entrou na área passou pelos zagueiros, mas errou a meta de Fernando Prass.
Em jogada de contra-ataque o Vasco encaixou a jogada e ampliou. Aos 36 minutos Eder Luis recebeu passe, driblou os marcadores e chutou no canto de Jefferson que mais uma vez nada pode fazer.
Depois do segundo gol os vascaínos ainda perderam oportunidade marcar outro gol, mas desperdiçaram. Aos 44 minutos Rafael coelho invadiu a área perigosa e chutou, mas Jefferson firme no lance defendeu.
Segundo Tempo
Precisando reagir o fogão entrou com tudo para a etapa complementar, deixando mais uma vez seu sistema defensivo aberto. O Botafogo conseguiu diminuir logo aos 9 minutos, após falha do goleiro Fernando Prass o alvi-negro aproveitou o lance e Herrera empurrou para o fundo do gol, diminuindo a desvantagem.
Para complicar o espírito de reação alvi-negro Herrera que já havia recebido cartão amarelo foi expulso, deixando o time de General Severiano com 10 em campo. Foi jogando com um a mais que o Vasco equilibrou o jogo e novamente voltou a levar perigo.
Aos 26 minutos quase saiu o terceiro, Felipe encontrou Carlos Alberto que chutou, mas Jefferson estava lá e defendeu impedindo que o pior acontecesse.
O jogador Ramón sentiu dores e como o técnico PC Gusmão já havia feito as 3 alterações, o atleta teve que sair de campo deixando os dois times iguais.
Quando todos pensavam que o jogo acabaria como estava, veio a surpresa, o fantasma do empate voltou a assombrar o Cruzmaltino. Titi colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro assinalou pênalti, na cobrança o uruguaio Loco Abreu estufou as redes, para delírio dos botafoguenses e desespero dos vascaínos, que saíram do estádio sem querer acreditar no placar final da partida.
FICHA TÉCNICA - Vasco 2 x 2 Botafogo
Gols: Ramon, aos 13min, e Éder Luis, aos 36min do 1º tempo ( Vasco ) e Herrera, aos 9min do 2º tempo, e Loco Abreu, aos 46min ( Botafogo )
Vasco
Fernando Prass; Fagner, Titi, Dedé e Ramon; Nilton, Rafael Carioca, Felipe Bastos e Zé Roberto (Felipe); Eder Luís (Nunes) e Rafael Coelho (Carlos Alberto). Técnico: Paulo César Gusmão
Botafogo
Jéfferson; Antônio Carlos (Caio), Danny Morais e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Renato Cajá (Edno), Maicosuel (Herrera) e Somália; Loco Abreu. Técnico: Joel Santana
Cartões amarelos: Zé Roberto, Felipe Bastos, Nunes, Titi e Ramon( Vasco ) e Alessandro, Danny Morais e Loco Abreu ( Botafogo )
Cartão vermelho: Herrera ( Botafogo )
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)