Grêmio perde em casa para Palmeiras
( Foto: Lucas Uebel/Gazeta Press ) Por Cydo Silva
O Grêmio perdeu em casa para o Palmeiras por dois a um, ao fazer seu milésimo jogo pelo Campeonato Brasileiro. Isso no dia que o tricolor completou 107 anos de fundação.
A partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão A, no Olímpico, foi marcada pelo espírito competitivo de ambas as equipes. O Palmeiras abriu o placar aos 14 minutos de jogo com Marcos Assunção em cobrança de falta, na volta do segundo tempo, com apenas dois minutos de bola rolando o jogador Everton recebeu lançamento do Marcos Assunção e cabeceou no fundo da rede do Grêmio. O gol tricolor saiu somente nos acréscimos da partida, quando Jonas pegou sobra em escanteio e diminuiu o placar do jogo.
Com o resultado o Palmeiras está na 9ª colocação com 29 pontos e o Grêmio se encontra na 13ª com 26 pontos no campeonato.
Primeiro tempo
O time do Grêmio começou forte, pressionando o alviverde, aos sete minutos Jonas balançou a rede do Palmeiras pelo lado de fora. Em contraposição, o time paulista teve uma falta na entrada da área aos 14 minutos de bola rolando, onde Everton foi derrubado por Paulão. Marcos Assunção pegou a bola e cobrou com perfeição no ângulo direito do gol do Victor, abrindo o placar para o Palmeiras no Olímpico.
Apesar do gol sofrido, o tricolor gaúcho permaneceu jogando ofensivamente. O primeiro cartão amarelo da partida foi para o Souza, que parou um lance onde o Vitor, do Palmeiras, deu um lençol e foi barrado pelo apoiador tricolor, aos 19 minutos.
O jogo rolando à altura dos 27 minutos os dois times se mostravam equilibrados com jogadas ofensivas dos dois lados, foi a vez dos goleiros mostrar serviço. Com 45 minutos saiu o segundo cartão amarelo do jogo, dessa vez, para Márcio Araujo do Palmeiras. O arbitro Gutemberg de Paula Fonseca encerrou o primeiro tempo aos 48 minutos.
Segundo tempo
Na volta para a segunda parte do jogo, os times não fizeram alterações.
Com dois minutos de bola rolando Marcos Assunção levantou a bola na área, na medida certa para Ewerton subir de cabeça e jogar na rede tricolor, ampliando o placar.
A primeira substituição foi realizada pelo Grêmio, saindo Fabio Santos, vaiado pela torcida, entrando Lucio. O técnico tricolor, Renato Gaúcho, fez mais uma alteração no time aos 13 minutos, colocando Roberson no lugar de Adilson, mudanças buscando uma reabilitação do tricolor na partida.
Após reclamações, o Lúcio recebeu cartão amarelo, o árbitro pediu para o jogador repetir a cobrança de um lateral, que reagiu discutindo com o juiz. Com 20 minutos, o técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, coloca o aclamado Valdívia no lugar de Everton.
O Jonas, do Grêmio ganhou destaque no jogo após seguidas tentativas de gol contra o alviverde, com direito a bola na trave em momento de pressão tricolor. Aos 26 minutos, o jogador André Lima subiu na área e tentou o toque de mão para acertar o gol, o juiz parou a jogada e aplicou cartão amarelo no jogador.
Renato Gaúcho fez a última alteração do Grêmio aos 31 minutos, colocando Maylson no lugar de Souza. O Palmeiras também fez sua ultima alteração saindo Tinga e entrando o Pierre aos 35 minutos.
Valdívia foi premiado com cartão amarelo por ter derrubado o jogador Neuton. Outro a receber cartão pelo Palmeiras foi o Edinho após cometer falta no meio-campo.
Três minutos de acréscimo foram suficientes para o Grêmio diminuir o placar, com gol do Jonas após cobrança de escanteio, fechando o placar da partida por dois gols do Palmeiras contra um do Grêmio.
O Grêmio terá pela frente agora o Avaí, na Ressacada as 18h30min pela 23ª rodada do Brasileirão A. Enquanto isso o Palmeiras receberá o São Paulo no Pacaembu as 16h00min.
Ficha técnica - Gremio 1 x 2 Palmeiras
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre.
Data: 15/09/2010.
Hora: 19h30m.
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ). Assistentes: Ricardo de Almeida e Guilherme Dias Camilo
Palmeiras: Deola; Vitor, Maurício Ramos, Danilo, Rivaldo, Edinho, Marcio Araujo, Tinga, Marcos Assunção, Everton e Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Grêmio: Victor; Gabriel, Paulão, Neuton, Fábio Santos; Rochemback, Adilson, Souza, Douglas; Jonas e André Lima. Técnico: Renato Gaúcho.