Time mineiro vence mais uma no Parque do Sabiá e assume 3º lugar provisório

( Foto: Beto Oliveira ) Por Victor Lessa
Num duelo direto na briga pelas primeiras colocações, o Cruzeiro de Cuca, se deu melhor e cima do Internacional de Roth nesta quarta-feira, no Parque do Sabiá e mesmo sem o craque Montillo, venceu por 1 a 0 com um lindo gol marcado por Éverton. Com a vitória, o time azul celeste assume provisoriamente a terceira colocação (Botafogo e Santos se enfrentaram na Vila Belmiro) e de quebra ultrapassa o mesmo Inter na tabela de classificação, deixando os colorados com a sexta posição.
Na próxima rodada, o Cruzeiro vai a Florianópolis encarar o Avaí, no domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia, o Inter receberá o Goiás, às 18h30m, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Primeiro tempo de Éverton
O Cruzeiro entrou em campo confiante, apesar de estar frente a frente com o campeão da Libertadores e sem o seu principal jogador-- o camisa 10 Montillo, suspenso,-- o time vinha de duas vitórias em casa contra Flamengo e São Paulo, dando a entender que a equipe, definitivamente, encontrou uma nova casa. O Parque do Sabiá. Além de Montillo, Cuca não pode contar com a presença do volante Fabrício, lesionado, e o que parecia ser um problema, na verdade virou solução. Aos 9 minutos de jogo, Roger, um dos substitutos, lançou Thiago Ribeiro que cruzou para Éverton cabecear por cima do gol. Preste bem a atenção neste nome, ele foi o destaque do primeiro tempo e porque não do jogo. Aos 14, Jancarlos em um lindo cruzamento de trivela, encontrou Éverton vindo de trás e de primeira, deu um sem pulo maravilhoso, completando a linda jogada. Golaço. O Cruzeiro jogando em casa marcava muito bem a equipe do Inter, deixando poucos espaços para as jogadas de Giuliano, Sóbis e Damião, tanto que só aos 29 minutos a equipe colorada conseguiu chegar com perigo em cruzamento de Mathias, quase bem finalizado por Leandro Damião. E ainda tinha mais Éverton no primeiro tempo. Depois de mais um bom cruzamento, agora de Farías, o meia por pouco não ampliou, Guianzu teve dificuldades para afastar o perigo depois do chute rasteiro. Em um primeiro tempo marcado pelo lindo gol do cruzeiro, a pouca objetividade do Inter que deixou Fábio como um mero espectador do jogo, terminou merecidamente 1 a 0 para o time azul celeste.

Parâmetro da partida não muda
O jogo já não era muito emocionante no primeiro tempo, porém no segundo piorou bastante, pois aliada a falta de objetividade gaúcha, veio a recuada mineira, que estando com a vantagem no placar, limitou-se apenas a marcar o Inter e controlar o jogo para garantir os três pontos. Apesar das dificuldades para se livrar da marcação do time mineiro, o Inter observando o recuou do time cruzeirense, passou a pressionar mais buscando o gol de empate. O meio-campo gaúcho estava pouco inspirado, mas mesmo assim conseguiu achar alguns espaços no campo, principalmente Tinga e Juliano, porém a equipe pecava no toque final, dificultando a vida dos atacantes. Com seu time recuado, Fábio deixou de ser um espectador e teve que trabalhar para segurar a vitória do seu time. Juliano, enfim, apareceu bem na partida aos 35 do segundo tempo, quando driblou dois adversários e chutou para a defesa do capitão Fábio que jogou para escanteio. Cuca insistia em recuar sua equipe, fazendo substituições para dar mais força defensiva a uma equipe que já tinha Gil, Léo, Henrique e M. Paraná. Celso Roth, claro, fazia ao contrário e colocou Andrezinho parta partir pra cima do cruzeiro. Realmente o time gaúcho apesar da falta de inspiração, lutou bastante para empatar a partida, porém no fim o ferrolho armado por Cuca no segundo tempo levou a melhor e conseguiu a suada, porém preciosa vitória em um jogo de seis pontos.

( Na frente, volante decide e faz o gol do Cruzeiro (Foto: Beto Oliveira)
Ascensão celeste
Esta foi a terceira vitória consecutiva do Cruzeiro no campeonato, melhor marca da equipe até aqui, mais uma vez no Parque do Sabiá, onde o time parece ter encontrado sua nova casa. A vitória valeu literalmente 6 pontos, pois além de ganhar três, impediu que seu rival direto conquistasse pontos, assumindo assim a terceira colocação. O Inter não foi bem, com seus principais jogadores pouco inspirados, não souberam sair da marcação imposta pelo time mineiro, não conseguindo empatar a partida, mesmo após a brusca recuada da equipe azul no jogo, praticamente abrindo mão de atacar. Roth alega desgaste de alguns jogadores e acena com alterações para os próximos jogos, porém irá contar com a volta de D’Alessandro que retorna após o amistoso feito pela seleção Argentina. De bom mesmo no jogo, só o lindo cruzamento de Jhonatan que resultou no mais lindo ainda gol de Éverton. E sobe a Raposas na tabela.
|
CRUZEIRO 1 X 0 INTERNACIONAL |
|
|
Fábio; Jonathan, Gil, Léo e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Everton (Fabinho) e Roger (Pablo); Farías (Wallyson) e Thiago Ribeiro. |
Renan; Nei, Bolívar, Sorondo e Kléber; Wilson Mathias, Guiñazú, Tinga e Giuliano; Rafael Sóbis (Marquinhos) (Andrezinho) e Leandro Damião. |
|
Técnico: Cuca. |
Técnico: Celso Roth. |
|
Estádio: Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG). Data: 8/9/2010. Horário: 19h30m (de Brasília). Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE). Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Marrubson Melo Freitas (DF). |
|
|
Cartões amarelos: Guiñazú, Rafael Sóbis e, Wilson Mathias (Internacional); Everton e Wallyson (Cruzeiro) |
|
|
Gol: Everton (Cruzeiro), aos 14 minutos do primeiro tempo |
|
