Vasco vence Corinthians com autoridade

Equipe carioca abusou das jogadas de velocidade no contra-ataque e aproveitou o posicionamento adiantado da defesa corintiana  Foto: Agif/Divulgação
    ( Foto: Agif/Divulgação )                                                                                             Por Jesse Machado
 
 Vasco vence Corinthians por 2 a 0, os gols do jogo foram marcados no primeiro tempo, Zé Roberto e Éder Luis garantiram a 9ª vitória, uma partida fácil para os cariocas que venceram com autoridade. O Vasco dominou a partida do começo ao fim, e em momento algúm foi ameaçado pelo Timão, que surpreendeu pela apatia e a falta de vontade em campo, mesmo com a volta de Elias a equipe paulista não se encontrou. O jogo foi realizado no estádio de São Januário no Rio de Janeiro, ás 22h. Com o  resultado o Vasco sonha com uma das vagas na Libertadores, já o Corinthians está a 5 pontos do Cruzeiro e vê a liderança cada vez mais longe.
 
 
 
 Antes da Partida

O Timão conta com a volta de Elias, que desfalcou  o clube paulista por conta da convocação para a seleção. Ronaldo só voltará na próxima partida, no Domingo contra o Guarani em Campinas.

 

Primeiro Tempo – Vantagem construída em 21 minutos

Desde o início da partida o Vasco jogou melhor e dominou a posse de bola, as melhores jogadas saíram dos pés de seus jogadores, Éder Luis, Felipe e Carlos Alberto, dominaram o setor de meio campo e ali surgiram as melhores jogadas, que resultaram no placar de 2 a 0 para os cariocas em menos 21 minutos de jogo.

Aos 8 minutos em jogada de velocidade, Felipe fez boa enfiada de bola para Zé Roberto, o jogador em posição de impedimento acabou zunindo a bola. A jogada acabou acordando os donos da casa.

A mesma jogada resultou na abertura do marcador. Aos 9 minutos, Carlinhos encontrou Zé Roberto dentro da pequena área, lançou bola com perfeição e o meia chutou com força, a bola estufou as redes corinthianas, inaugurando o marcador.

O panorama da partida não mudou, o Vasco esperava pelo erro do Corinthians, que não se acertava em campo, o setor de criação do alvi-negro não conseguia se entender e em uma das poucas vezes que se encontraram,  Iarley perdeu a chance de empatar a partida.

Aos 18 minutos, Danilo fez lançamento no segundo pau e encontrou Iarley em boas condições, mas o jogador chutou sem direção, para fora, assustando os vascaínos presentes em São Januário.

No lance seguinte, o Vasco respondeu com o segundo gol.  Felipe em noite inspirada encontrou Éder  Luis, que dominou invadiu a área e tocou na saída de Júlio César, a bola acertou o canto do gol. Vasco 2 a 0.

A partir daí o jogo ficou favorável ao Vasco, que diferentemente das partidas anteriores aonde acabou sofrendo as reações, arrumou a defesa e invés de esperar pelo Corinthians, saía em contra-golpes rápidos, sempre bem armados por Felipe  que encontrava muita liberdade  para jogar.

O Vasco perdeu muitas oportunidades de fazer o terceiro gol, sempre com Felipe, Zé Roberto e Éder Luis, os três jogadores assustavam e jogavam como queriam, sempre apoiados por Felipe Bastos e Rafael Carioca, que ficavam na sobra esperando pelo combate.

A defesa do Corinthians estava totalmente vendida dentro das quatro linhas, e aos 27 minutos Zé Roberto por mais uma vez foi lançado, driblou o goleiro, mas acabou perdendo o ângulo e acionou Éder Luis que escorregou na conclusão.

E desta forma o Vasco acabou levando a partida por todo o restante da primeira etapa, a zaga afastando os tímidos ataques Corinthianos, e o ataque gastando  tempo.

 

Segundo Tempo – Esperando o Tempo passar

Se o Corinthians precisava ir para o ataque para conseguir a virada, pouco fez . O Vasco jogando com maturidade deixou a bola rolar. Poucos foram os lances de perigo das duas equipes na etapa complementar, mesmo vencendo por dois gols de diferença, o Vasco sempre esteve mais próximo de marcar o terceiro do que o Corinthians de diminuir a partida.

O Corinthians se alçava ao ataque de forma despretensiosa, pois o mais importante não aconteceu, a falta de postura do Timão ficou em São Paulo, o Corinthians aceitou o fato de ser derrotado, e sempre chegava de forma previsível.  Jogadas pelo alto, ou cruzamentos pelas laterais em busca de Iarley e Elias que tiveram pouco espaço.

Faltando 10 minutos para o final da partida o Corinthians até ensaiou uma reação, mas ficou só no papel, Dedé e companhia, afastaram o perigo, e o bloqueio vascaíno persistiu até o fim.

Com o resultado o Timão não vence a 6 partidas, e segue caindo na tabela, depois de perder a liderança,  vê a vaga na libertadores do ano que vem ser ameaçada, por pelo menos 6 equipes, e até a 3ª colocação já é ameaçada por Santos e Internacional, que podem ultrapassá-lo até a próxima rodada, caso haja mais um insucesso alvi-negro.

O Vasco segue na contramão do rival de hoje, a equipe cruzmaltina está a 5 partidas sem saber o que é perder, dos últimos 15 pontos, conquistou 11. E o próximo adversário será  o Atlético Goianiense em Goiânia, uma vitória pode dar  ânimo para que o Gigante da Colina entre na briga por uma vaga na competição mais importante da América.

 

Análise da partida

Era  incrível a falta de articulação da equipe paulista, que sempre com jogadas previsíveis ajudaram o Vasco a conquistar mais 3 pontos, foi a pior partida do Corinthians na Competição, que apesar das 5 finalizações na partida, só levaram perigo ao gol de Fernando Prass no 1º tempo com Iarley.  Elias teve uma noite apagada, pouco se ouviu falar deste jogador, que assim como todo o time do Corinthians, não disse ao que veio hoje no Rio de Janeiro. Já o Vasco, mais uma boa partida da equipe cruzmaltina, que parece ter percebido as falhas, e aprenderam com os erros cometidos nas partidas anteriores. O Vasco entra de uma vez por todas na briga por uma das vagas na Libertadores da América do ano que vem, com 41 pontos o Vasco está a 8 pontos do Corinthians que é o último clube a se classificar para a competição, porém o Vasco, junto com Grêmio, Botafogo, São Paulo e Palmeiras, tem muito mais chances de levar a terceira vaga que o Corinthians, pelo futebol que vem sendo apresentado na últimas partidas.

 
 

FICHA TÉCNICA - Vasco 2 x 0 Corinthians

Gols: Zé Roberto, aos 9min, e Éder Luís, aos 21min do 1º tempo

Vasco
Fernando Prass; Irrazábal, Cesinha, Dedé e Carlinhos (Renato Augusto); Rafael Carioca, Jumar e Fellipe Bastos (Allan); Felipe; Zé Roberto (Jonathan) e Éder Luís. Técnico: Paulo César Gusmão

Corinthians
Júlio César; Alessandro (Boquita), Chicão, William e Roberto Carlos; Jucilei e Paulinho; Iarley, Elias (William Morais) e Danilo; Souza (Defederico). Técnico: Fábio Carille

Cartões amarelos: Jumar ( Vasco ) e William, Paulinho, Boquita e Jucilei ( Corinthians )

Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)

Local : Estádio de São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

 
 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.