Rogério Ceni para o líder no Maraca
( Foto: Agência Lance ) Por Davi Almeida
O Fluminense jogou contra o São Paulo no Maracanã neste domingo, 29 de agosto de 2010. O jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro acabou num empate de 2 a 2, com grande atuação de Rogério Ceni, que fez um gol e defendeu um pênalti. Os gols foram de Deco e Leandro Euzébio para o Flu, Rogério e Fernandão para o São Paulo. Com o resultado, o Tricolor carioca vai a 37 pontos e se mantém na liderança. Já o paulista chega a 19 pontos, e fica em 15º lugar.
Primeiro Tempo
O jogo começou melhor para o São Paulo. O Fluminense teve que optar por uma escalação mais defensiva, devido o desfalque de Emerson, cumprindo suspensão automática. Com isso, o atacante Washington ficou isolado no ataque, e Beletti entrou pra reforçar o meio-campo. O time paulista foi quem causou o primeiro perigo, aos 7 minutos, com cobrança de falta de Ceni. Fernando Henrique espalmou pra fora.
E logo após esse lance, o primeiro gol do time das Laranjeiras. Conca vem pela esquerda, para na frente do marcador e percebe a passagem de Júlio César por trás. O meia rola pro lateral, que vai em direção ao gol pela linha de fundo, e quando Rogério sai pra abafar, Júlio César rola pra trás pra Deco bater pro gol vazio e comemorar seu primeiro gol com a camisa do Fluminense. 1 a 0 pro time da casa.
Após o gol, o São Paulo tentou se recuperar logo do baque. Ajudado pela queda de produção do Flu, o Tricolor paulista cresceu no jogo. Aos 15 minutos, Jean mandou chute perigoso da entrada da área e Fernando Henrique defendeu com dificuldade. Aos 23, Júnior César fintou o marcador e chutou cruzado, passando perto do ângulo direito.
Com Marcelinho e Fernandinho infernizando pelas pontas, o São Paulo crescia cada vez mais na partida. Aos 34, o gol de empate. Falta para o São Paulo na entrada da área. Ceni vai para a cobrança e manda por baixo, no canto esquerdo de Fernando Henrique. 1 a 1. Aos 35, a virada do time visitante. Cruzamento da esquerda, Fernando Henrique sai mal, e Fernandão testa pro fundo das redes. 2 a 1 São Paulo.
Fim de primeiro tempo, e no intervalo, Muricy tenta mudar o time carioca. Saiu Beletti, mal no jogo, e entrou o atacante Rodriguinho. A mexida deu certo e o Fluminense passou a pressionar. 30 segundos de jogo, Rodriguinho pegou chute de esquerda de uma sobra na área, Rogério Ceni faz grande defesa.
Segundo Tempo
Aos 6 minutos, Conca consegue um desvio de cabeça e a bola passa rente a trave. Aos 9, replay do lance anterior. Rodriguinho também cabeceia bola pra fora um cruzamento de Mariano.
Aos 14, cobrança de falta pro Flu. Conca faz o levantamento e Lenadro Euzébio subiu mais que todo mundo e fez o segundo do Tricolor carioca. 2 a 2. O São Paulo não tinha mais forças pra reagir, e ficou preso na sua defesa. Aos 21, quase o terceiro do Fluminense. Ceni errou na saída de bola, a bola ficou pra Rodiguinho, que chutou mal, pra fora.
Aos 25, pênalti pro Flu. Richarlyson botou a mão na bola, após um lance com Deco. Na cobrança, Washington cobrou na esquerda de Rogério, e o goleiro pegou. Rogério brilhou mais uma vez aos 27, espalmando grande chute de Deco dentro da área.
Aos 34, a primeira defesa de Fernando Henrique no jogo. Richarlyson chutou de muito longe, e o goleiro defendeu com tranqüilidade. Aos 41, no ultimo bom lance do jogo, Marcelinho cabeceou uma bola pra fora, estando embaixo do gol.
Na próxima rodada, o Fluminense joga contra o Palmeiras, no Maracanã, ás 22 horas da próxima quarta-feira. O São Paulo enfrenta o Atlético-GO, no Morumbi, no dia seguinte, ás 21 horas.
FLUMINENSE 2 X 2 SÃO PAULO
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 29/8/2010 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Roberto Braatz (Fifa-PR)
Renda e público: R$ 702.780,00 / 25.518 pagantes / 32.804 presentes
Cartões amarelos: Mariano (FLU); Marcelinho e Richarlyson (SAO)
GOLS: Deco 8'/1ºT (1-0), Rogério Ceni 34'/1ºT (1-1), Fernandão 35'/1ºT (1-2), Leandro Euzébio 14'/2ºT (2-2).
FLUMINENSE: Fernando Henrique, Mariano, Leandro Euzébio, André Luis e Julio Cesar; Diogo, Fernando Bob, Belletti (Rodriguinho, int.), Deco e Conca; Washington. Técnico: Muricy Ramalho.
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Renato Silva (Jorge Wagner, 35'/2ºT), Xandão, Miranda e Junior Cesar; Jean, Rodrigo Souto, Richarlyson e Marcelinho; Fernandinho (Marlos, 19'/2ºT) e Fernandão (Cleber Santana, 7'/2ºT). Técnico: Sérgio Baresi.