Um verdadeiro CLÁSSICO!

O jogo no Maracanã foi sofrido; Emerson foi muito bem marcado  Foto: Agência Lance

  ( Foto: Agência Lance )                                                                                                 Por Victor Lessa

Assim pode ser definido o jogo entre Fluminense e Vasco, no último domingo na Maracanã. Um CLÁSSICO. Um jogo que teve tudo que o torcedor gostaria de ver em um jogo, o empate de 2 a 2 entre as equipes foi justo, até pela festa nas arquibancadas, que aliás, foi a única coisa capaz de superar o belo jogo proporcionado por ambas as equipes, uma regida pelo maestro Carlos Alberto e a outra por Darío Conca.

 

O jogo

Os torcedores que foram ao maraca, assim como eu, com certeza não se arrependeram nem um pouquinho do que viram, uma festa simplesmente emocionante, tudo preparado para o espetáculo, só faltava o jogo corresponder as expectativas, ou melhor, não faltou, não só correspondeu, como superou as expectativas, com todos os ingredientes que um verdadeiro CLÁSSICO necessita. As torcidas estavam muito motivadas, uma que estava no topo da liderança, esperava para ver a estréia do craque Deco, a outra acreditava que seu time iria vencer mais uma e confirmar sua ascensão comandada pelo esquadrão classe A.

O início da partida foi muito bom para a torcida tricolor, o flu dominava as ações, pressionava a equipe do Vasco em seu campo, sem deixar respirar e logo no início da partida, em uma cobrança de escanteio cobrada magistralmente por Conca, Gum apareceu como um raio sozinho e cabeceou forte, Prass fez ótima defesa, mas no rebote o mesmo Gum abriu o placar. Início preocupante para a torcida vascaína que via Felipe na lateral esquerda, levar uma baile de Mariano. PC Gusmão vendo isso, trouxe Felipe de volta para o meio, deixou Nilton marcar na esquerda e com isso o Vasco ganhou o meio-campo, conseguindo espaço para jogar e atacar o adversário. E foi assim que Carlos Alberto em uma linda arrancada, enfiou para Éder Luiz empatar a partida. Depois disso o Vasco dominou o primeiro tempo e ainda desperdiçou uma grande oportunidade, sozinho, tinha tudo para virar.

O confronto entre as torcidas era espetacular, sem violência, apenas com incentivo à seus times, que justificavam a festa dentro do campo. O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro, com o Vasco dominando e um Fluminense acuado, esperando um erro vascaíno. Porém isso não aconteceu. Em mais uma bela jogada, Carlos Alberto ganhou a dividida com Diguinho, viu Fagner arrancar sozinho e de um mais um lindo passe, o lateral de primeira colocou no canto de Fernando Hemrique e virou o jogo para o Vasco, festa da torcida cruzmaltina, que esperava a vitória para comemorar o aniversário de 112 anos do Vasco.

O Vasco faz a festa no lance do segundo gol, marcado por Fágner  Foto: Alex Carvalho/Gazeta Press

 

Com o gol o Vasco recuou para jogar no contra-ataque, o Fluminense voltou a pressionar, porém sem muito perigo, a zaga do Vasco se comportava muito bem, principalmente Dede, que ganhava todas divididas e confirma a excelente fase que vive, assim como Fagner na direita.

Tudo estava bom para os vascaínos, até o lançamento despretensioso de Mariano, Felipe tentou proteger a bola, a mesma não saiu e com isso o jogador tentou sair jogando bonito dentro da área, perdeu a bola, Mariano cruzou e em outra bobeira de Zé Roberto que não afastou de primeira, Junior Cesar roubou a bola e empatou para o Flu.

Após cruzamento de Conca, o zagueiro Gum cabeceou, o goleiro espalmou e o próprio defensor pegou o rebote e estufou as redes  Foto: Wallace Teixeira/Divulgação

Erro primário, de dois jogadores experientes e em um clássico tão importante. Deixando esse mérito de lado, ainda faltava dois lances para coroar esta grande partida. Uma com Deco, em sua estréia, o craque perdeu um gol incrível, sozinho, que poderia ter levado o maracá aos seus pés. A outra de novo com Carlos Alberto, o maestro da partida, arrancou de fora da área, passou por toda a zaga do Flu e chutou, a bola passou tirando tinta da trave de FH.

Assim terminou este CLÁSSICO, com emoções o tempo todo, tanto no campo, quanto nas arquibancadas. Era despedida do Maracanã com capacidade máxima, era aniversário do CR Vasco da Gama e tudo isso foi retribuído com uma partida de futebol espetacular, cheia de alternativas, com duas equipes buscando a vitória, como se fosse um título. Parabéns a Vasco e Fluminense pelo excelente CLÁSSICO (eu não esqueci o caps look ligado), este jogo foi sensacional, para não dizer épico, acima de tudo e a melhor definição. Este jogo foi um verdadeiro CLÁSSICO.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.