Vasco vence fora de casa e deslancha
(Foto: Sérgio Masson / Futura Press) Por Davi Almeida
Pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco venceu o Grêmio Prudente, no Prudentão, por 2 a 1. Os gols foram de Éder Luís e Nilton, de pênalti, para o Vasco. João Vitor fez o gol do Prudente. A partida foi neste domingo, 15 de agosto de 2010. O Vasco subiu momentaneamente pra nona colocação, com 20 pontos. O Prudente ficou em 14º, com 15 pontos, a dois do Z4.
Primeiro Tempo
O primeiro tempo foi de superioridade do Vasco. Com um ataque forte e uma defesa sólida, o time carioca neutralizava as ações do Grêmio Prudente e ao mesmo tempo, tinha as principais chances de gol da primeira etapa. Logo aos 7 minutos, Fagner cruza da direita e Éder Luís se antecipa ao goleiro do Prudente pra fazer Vasco 1 a 0.
O trio Éder Luís – Felipe – Zé Roberto realizava boa movimentação e abria espaços na defesa do time paulista. O Prudente só conseguia sair com chutões, e só chegou ao gol de Fernando Prass com qualidade aos 20. Wesley passou pela zaga e chutou cruzado. Prass tirou com o pé, e a bola ainda pegou na trave.
Aos 34, no ultimo bom lance do primeiro tempo, cobrança de escanteio. Nilton cabeceou rente a trave do goleiro Giovanni.
Segundo Tempo
O Vasco voltou novamente superior ao Prudente, mas não convertia essa superioridade em gols. No melhor estilo, quem não faz, leva, o time da casa empatou aos 13. João Vitor acertou lindo chute da intermediária e acertou o ângulo direito de Fernando Prass, que só assistiu a bola bater nas duas traves e entrar. 1 a 1.
Após o gol. O Grêmio Prudente passou a gostar do jogo e equilibrou as ações. O time passou a atacar mais e dar mais perigo ao Vasco. Aos 23, Felipe sentiu a falta de ritmo e deu lugar a Jonathan.
O cruzmaltino não cresceu mais no jogo, e se limitava a ficar na defesa. O Prudente, com Wesley, buscava o gol da virada a todo custo. Mas a sorte sorriu pro time de PC Gusmão aos 34. Max passou pelo defensor dentro da área e foi derrubado. Pênalti marcado pelo árbitro Francisco Carlos Nascimento, de Alagoas. No minuto seguinte, Nilton chutou no meio do gol, Giovanni defendeu com os pés, mas a bola voltou pro mesmo Nilton fuzilar o gol prudentino. 2 a 1 Vasco e fatura liquidada.
Na próxima rodada, o Prudente vai jogar contra o Goiás, no Serra Dourada, no sábado, ás 18:30. O Vasco fará o clássico carioca da rodada, contra o Fluminense, no domingo, também ás 18:30.
GRÊMIO PRUDENTE 1 X 2 VASCO
Local: Eduardo José Farah (Presidente Prudente - SP)
Data e Hora: 15/8/2010 - 16h
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Sousa Santiago (FIFA-MG) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: Wanderley, Leonardo (GPP); Rômulo (VAS)
GOLS: Éder Luís, 8'/1ºT (0-1); João Vitor, 15'/2ºT (1-1); Nilton, 35'/2ºT (1-2)
GRÊMIO PRUDENTE: Giovani; Roberto, Anderson, Leonardo e Marcelo Oliveira; Rodrigo Mancha (Diego - Intervalo), João Vitor, Carlos Edurado, Adriano Pimenta (Fabiano Gadelha - 17/2ºT); Wanderley e Wesley . Técnico: Márcio Barros |
VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Fernando e Max (Jumar - 42'/2ºT); Rafael Carioca, Rômulo, Nilton e Felipe (Jonathan - 24/2ºT); Zé Roberto e Éder Luís (Nilson - 39/2ºT). Técnico: Paulo César Gusmão |