Botafogo depena galo por 3 a 0
( Foto: Agência Lance ) Por Davi Almeida
O Botafogo venceu o Atlético-MG neste sábado, 07/08, no estádio do Engenhão, RJ. O jogo foi pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o placar foi de 3 a 0, gols de Maicosuel, Somália e Herrera, de pênalti. O resultado complica ainda mais a vida do time de Wanderley Luxemburgo, que luta pra sair da zona da degola. O Galo está na vice-lanterna, com 10 pontos, e podendo ir pra última colocação, se o Atlético-GO vencer seu jogo contra o Ceará. O Glorioso foi pra oitavo, com 18 pontos.
O jogo
O uruguaio Loco Abreu estava de volta ao Botafogo, mas figurou no banco de reservas nessa partida, já Marcelo Mattos começou como titular. Nos primeiros minutos de jogo, Jobson fez jogada individual pela esquerda e chutou cruzado, assustando Fábio Costa.
Aos 23, mais Jobson. Ele teve mais uma boa trama de ataque pela esquerda, jogou pro meio, passou por dois e bateu rasteiro pra defesa difícil de Fábio Costa, mandando pra escanteio.
O Galo não tinha bons momentos de ataque no jogo. Apenas algumas poucas jogadas com Diego Souza. Obina, ainda fora de ritmo, esteve apagado no jogo. Aos 31, o primeiro gol do Botafogo. Herrera bateu cruzado, Fábio Costa não segurou, e Maicosuel entrou só pra escorar pro fundo das redes. 1 a 0 Fogão.
Aos 37, Diego Souza foi desarmado, e Somália fez lançamento pra Herrera. Na velocidade, o atacante argentino entrou na área e bateu forte. A bola foi pra fora.
Aos 41, o segundo do time de General Severiano. Somália mandou forte chute de longe. A bola desviou em Herrera e tirou Fábio Costa da jogada, indo morrer no fundo do barbante pela segunda vez. 2 a 0 Botafogo e muita reclamação dos atleticanos após o gol. Eles alegavam que a bola bateu na mão de Herrera antes de entrar.
Para o segundo tempo, mudanças no time de Minas. Ricardinho e Ricardo Bueno entraram nos lugares de Serginho e Obina, respectivamente. O Galo melhorou, mas não tinha competência nas finalizações. O time de Luxemburgo comandou a primeira parte da etapa final, mas não traduzia o comando em gols.
Aos 20 minutos, Joel decide mexer no Botafogo. Saiu Marcelo Mattos e entrou Caio. Com isso o Botafogo voltou a mandar no jogo, e aos 25, Ricardinho derruba Jobson na área. Pênalti. Herrera foi pra cobrança e mandou no canto esquerdo de Fábio Costa. 3 a 0 Botafogo.
O Atlético tentou ir pro tudo ou nada, ao menos pro gol de honra, e quase fez, aos 23. Ricardinho veio pela esquerda e acertou chute no travessão. Na sobra, Diego Souza chuta pra fora.
Aos 33, entrava Loco Abreu no lugar de Maicosuel. Mas o uruguaio pouco fez na partida. Nos últimos instantes do jogo, Diego Tardelli quase fez, entrando livre na área e batendo cruzado, pra boa defesa de Jefferson. O Botafogo na próxima rodada pegará mais um Atlético, agora o Goianiense, no Serra Dourada, e o Galo jogará contra o Guarani, no Ipatingão. Os dois jogos serão no próximo sábado, ás 18:30.
BOTAFOGO 3 X 0 ATLÉTICO-MG
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 7/8/2010 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS)
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Julio Cesar Rodrigues Santos (RS)
Público: 24.154 pagantes
Cartões Amarelos: Danny Moraes (BOT); Diego Souza (CAM)
BOTAFOGO: Jefferson, Leandro Guerreiro, Fábio Ferreira e Danny Morais; Alessandro, Somália, Marcelo Mattos (Caio), Maicosuel (Loco Abreu) e Marcelo Cordeiro; Herrera (Edno) e Jobson. Técnico: Joel Santana.
ATLÉTICO-MG: Fábio Costa, Diego Macedo, Cáceres, Werley e Fernandinho; Zé Luis, Serginho (Ricardinho) e João Pedro; Diego Souza (Jackson), Diego Tardelli e Obina (Ricardo Bueno). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.