Com dois de Jóbson Fogão vence Vitória no Barradão
Por Davi Almeida
Neste domingo, 1 de agosto de 2010, o Botafogo venceu o Vitória no Barradão por 3 a 1, gols de Jobson (2) e Edno. Júnior fez pelo time baiano. O jogo foi pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Fogão vai pra 10ª colocação momentaneamente, com 15 pontos, enquanto o Vitória vai pra 14º e 14 pontos.
Primeiro Tempo
Com a chuva que caiu na Bahia antes do jogo, o campo do Barradão estava ruim, com buracos e muita lama, o que dificultou o toque de bola das equipes. No primeiro tempo o Vitória não conseguiu figurar no ataque com frequência. Aos 4 minutos, Ricardo Conceição arriscou de longe e Jefferson defendeu com dificuldade.
O Botafogo teve mais a bola, mas não conseguiu fazer gol na primeira etapa. Apenas algumas chances com Maicosuel aos 11 e Herrera aos 13 e aos 22. O Rubro-Negro baiano voltou a atacar aos 34 com Júnior. O atacante chutou cruzado no canto e Jefferson se estica todo pra jogar pra córner.
Aos 36, de novo Júnior. Ele bate bem de longe e a bola passa tirando tinta do travessão de Jefferson. Aos 44, Soares entrou na área botafoguense e bateu rasteiro. Jefferson defende bem.
Segundo Tempo
Segundo tempo. O Vitória passa a jogar melhor no começo da etapa final. Aos 8 minutos, Thiago Humberto tocou pra Ricardo Conceição que recebeu e bateu cruzado pro gol. Júnior botou o pé na bola pra desviar pro gol, mas acabou jogando pra fora.
O técnico Joel Santana vendo a evolução do adversário, não pensou duas vezes em mexer no time. Aos 10 minutos, entraram Caio e Edno, Saíram Herrera e Lucio Flávio, respectivamente.
No minuto seguinte, Fahel entrou livre na área pra concluir e chutou na rede pelo lado de fora. Aos 26, entrou Renato no lugar de Thiago Humberto no Vitória. Ele teria a primeira chance aos 28. Cobrança de escanteio e o meia do time baiano cabeceou como manda o figurino, pro chão, mas a bola quicou muito alto e foi pra fora.
Aos 31, mais mexida no Botafogo, entrou Marcelo Mattos no lugar de Maicosuel. 4 minutos depois, o primeiro gol do Glorioso. Jobson foi lançado sozinho entre 4, ele segurou a bola e esperou a passagem de Edno. Ele toca pro 11 do Botafogo, que domina, gira e bate no canto de Viáfara. 1 a 0 Fogão.
Mal deu pro alvinegro carioca assimilar o tento, o Vitória deu a saída e empatou o jogo. Renato veio pela esquerda e cruzou na cabeça de Júnior, que cabeceou bonito pra empatar o jogo. 1 a 1.
Também não teve tempo pra muita coisa após o gol do time da Boa Terra. Marcelo Mattos conduziu até a entrada da área, bateu pro gol e Jobson apareceu no meio do caminho pra desviar com o pé. 2 a 1 Botafogo.
Após o gol, o Vitória fez substituição aos 39. Entraram Adaílton e Lenílson, saíram Jonas e Bida.
Na última volta do ponteiro, aos 48, Jobson fintou o marcador, e bateu forte pra fazer o terceiro. 3 a 1 Botafogo e quebra de um tabu. O time de General Severiano nunca havia vencido o Vitória no Barradão.
Na próxima rodada, o time baiano vai ao Rio, jogar contra o Vasco, em São Januário, ás 18:30 de domingo, dia 8. O Botafogo vai jogar um dia antes, contra o Atlético-MG, no Engenhão, RJ, também 18:30.
VITÓRIA 1 X 3 BOTAFOGO
Estádio: Barradão, Salvador (BA)
Data-Hora: 1/8/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilson Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Carlos Bernenbrock (SC) e Marcio Eustáquio Sousa Santiago (MG)
Renda e público: Não disponíveis.
Cartões amarelos: Alessandro (BOT)
Gols: Edno 36'/2ºT (0-1), Júnior 37'/2ºT (1-1) e Jobson 38'/2ºT (1-2) e 48'/2ºT (1-3)
VITÓRIA: Viáfara, Jonas, Wallace, Renê e Egídio; Vanderson, Ricardo Conceição, Bida e Thiago Humberto (Renato 26'/2ºT); Júnior e Soares - Técnico: Ricardo Silva.
BOTAFOGO: Jefferson, Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio (Edno 9'/2ºT), Maicosuel (Marcelo Mattos 31'/2ºT) e Marcelo Cordeiro; Herrera (Caio 9'/2ºT) e Jobson - Técnico: Joel Santana.