Caxias empata com Brasil e ambos estão fora
( Foto: Ricardo Wolffenbüttel ) Por Jesse Machado
Caxias e Brasil de Pelotas empataram sem gols no estádio Centenáio em Caxias do Sul, e o resultado acabou eliminando as duas equipes da competição. As equipes entraram em campo precisando de uma vitória simples para passarem de fase, o empate acabou decretando a eliminação de ambos os times, e classificando Criciúma e Chapecoense para a segunda fase.
As duas equipes terminaram a competição com 10 pontos cada e tiveram que assistir a classificação de 2 equipes catarinenses para a fase de Quartas de Final da competição. O curioso é que este grupo era formado por 5 equipes, 3 do Rio Grande e 2 de Santa Catarina, apesar da vantagem os gaúchos, sairam do grupo não apenas com as eliminações de Caxias e Brasil de Pelotas, o Juventude de Caxias do Sul maior rival do Caxias foi rebaixado para a série D após 12 anos na elite do nosso futebol.
Primeiro Tempo
Como jogava em seus domínios o Caxias procurou o gol desde o início da partida. Logo aos 5 minutos Aloizio fez com que Luiz Miller defendesse bom chute de fora da área.
Nitidamente esperando pelos contra-ataques o Brasil se defendia com muita perfeição, mas não tinha muita força ofensiva, o que dificultava o andamento da partida.
Aos o brasil contou com a falha da defesa do Caxias e quase inaugura o placar.O defensor caxiense falhou e a bola sobrou para Marques que invadiu a área e chutou, o goleiro da casa defendeu com segurança.
Com a defesa bem armada restava ao Caxias arriscar em jogadas individuais ou em jogadas de bola parada e foi o que aconteceu aos 29.
O Caxias voltou a levar perigo aos 29, Claudio Luiz chutou forte e a bola passou muito perto do travessão.
E assim foi a tônica do jogo durante o restante do primeiro tempo, Caxias atacante e Brasil de defendendo.
Segundo Tempo
Como o jogo estava truncado e as duas equipes precisavam vencer, o esquema das equipes sofreram alterações favorecendo ao Brasil.
Aos 19 os visitantes chegaram com força, cruzamento e Vanderlei cabeceou em cima de Fernando, que defendeu.
O Brasil voltou a ameaçar aos 28 minutos, mais uma vez Vanderlei recebeu enfiada e ficou sozinho dentro da área, mas o goleiro do Caxias se adiantou dificultando a vida do atacante que perdeu o lance.
Como tempo passando e a classificação ficando com o Chapecoense, os dois times apostaram na raça e deixaram a tática de lado, tudo ou nada pensaram os treinadores.
Apagado do jogo o Caxias quase comemorou o gol e a classificação, mas acabou esbarrando no goleiro adversário. Quase no fim, Marcelo Costa lançou para Aloísio que cara-cara com o arqueiro do Brasil chutou, mas o goleiro defendeu milagrosamente.
E já não dava tempo para mais nada, enquanto as duas equipes choram a desclassificação em Santa Catarina o Chapecoense que folgou na rodada agradece pelo empate e irá enfrentar o Ituiutaba na próxima semana, valendo vaga na Série B do brasileiro do ano que vem.
FICHA TÉCNICA - Caxias-RS 0 x 0 Brasil-RS
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Árbitro: Cleber Wellington Abade-SP
Assistentes: Julio Cesar Rodrigues Santos-RS e José Eduardo Calza-RS
Cartões amarelos: Palácios, Aloisio (Caxias); Márcio Moscatelli, Batata (Brasil)
Caxias
Fernando Wellington; Neto (Renan), Claudio Luiz, Anderson Bill e Edu Silva (Lê); Marcos Rogério, Itaqui, Edenílson e Marcelo Costa; Aloísio e Palácios (Rodrigo Paulista)
Técnico: Julinho Camargo.
Brasil
Luiz Muller; Amarildo, Lino e Vinicius; Dudu, Márcio Hanh, Marcelo Moscatelli (Vanderlei), Ricardinho (Russo) e Batata; Michel e Marques (Jair).
Técnico: Gilmar Iser