Macaé vence, se classifica e rebaixa Gama
Por Jesse Machado
O Macaé confirmou o favoritismo e venceu o Gama por 2 gols a 1, o jogo foi realizado ás 16 horas no estádio Godofredo Cruz em Campos dos Goitacazes. Com o resultado a equipe fluminense chega aos 14 pontos e classifica como 2º colocado do grupo C,tendo que enfrentar o Criciúma na próxima fase, já o Gama está rebaixando, após pífea participação no campeonato termina com apenas uma vitória em 8 partidas, acaba na lanterna do grupo, com a segunda pior campanha dentre os 16 clubes participantes da Série C.
Depois de disputar por anos a divisão de elite do futebol Brasileiro, a equipe do Gama terá de se conformar com a 4ª Divisão de nosso futebol. Os problemas da equipe gamense já estavam visíveis desde o início do ano, quando a equipe disputou o campeonato candango e nem se quer passou da primeira fase, o gama chegou a estar entre os 4 primeiros durante quase todo o tempo, porém caiu de produção no final e foi eliminado. No campeonato Brasileiro foi rebaixado com mérito, pois integrou as últimas colocações desde o início da competição, dando justificativas para a ira do torcedor alvi-verde que deixou de acompanhar a equipe gamense, que tem no currículo 10 títulos estaduais, e a um bom tempo vem perdendo o posto de melhor equipe de seu estado para o Brasiliense atual rival.
O Macaé vive uma ascensão desde sua promoção para a divisão pricipal do campeonato carioca, de lá para cá mostra uma boa estrutura que culminou no vice-campeonato da Série D no ano passado. Feito este que trouxe a equipe macaense a 3ª Divisão, este ano o Macaé fez um tímido campeonato carioca, mas se organizou e encontrou forças para liderar o seu grupo desde o início do brasileiro, no final acabou perdendo força, mas graças ao bom início venceu o Gama e se classifica como vice-líder, o adversário da próxima fase será o Criciúma que entrará como favorito, devido a boa campanha que realiza em partidas dentro de casa no Heriberto Hulso, e principalmente por ser uma equipe acostumada com decisões.
Primeiro Tempo
As duas equipes entraram em campo precisando vencer, porém os objetivos eram opostos. O Macaé precisa dos 3 pontos para avançar de fase, podendo até terminar em primeiro, já para o Gama apenas a vitória o afastará da temida Série D.
Desesperado o Gama foi quem começou assustando, aos 4, Bachin recebeu passe e chutou com força, mas o goleiro carioca defendeu sem muitos problemas. A resposta do Macaé veio logo depois, e a conclusão foi perfeita. Gol e vantagem no placar.
Em cobrança de escanteio Bruno cabeceou sem chances para Vizzotto que nada pode fazer. Macaé na frente.
Precisando reagir o Gama saiu para o ataque e quase empata aos 24 minutos Alan chutou com precisão de fora da área, mas o goleiro macaense mandou para escanteio, para a frustração dos visitantes.
A bola parada estava do lado do Macaé, e quase que o time da casa amplia o marcador André Gomes cobrou falta, a bola ainda esbarrou no zagueiro antes de triscar a trave.
Quando todos pensavam que o jogo iria para o intervalo com a contagem mínima, o time da casa marcou o segundo gol e novamente de bola parada. Aos 46 minutos cobrança de falta e Gedeil acertou de cabeça, botando uma das mãos na classificação.
Segundo Tempo
Precisando vencer o Gama apostou em jogadas ofensivas enquanto o Macaé saia apenas em jogadas de contra-ataque.
Mais ousados o time do Distrito Federal criava as oportunidades, mas quando os atacantes não faziam, quem atrapalhava era o goleiro Lugão, que fez boa partida.
Aos 23 minutos o Macaé perdeu oportunidade incrível de fazer o 3ºgol e liquidar a fatura. Após cruzamento de Bruno Luiz a bola passou na frente de Danilo que atabalhoado deixou a bola, e terceiro gol passar.
Aos 28 minutos após falta na entrada da área Osmar foi expulso deixando o Macaé com 10 jogadores em campo, na cobrança da falta o goleiro Lugão espalmou o forte chute que foi parar nos pés de Pedrão que não perdoou.
Com um jogador a mais o Gama era todo ataque, em busca da reação a equipe alvi-verde se postou ofensivamente, mas acabou parando na boa marcação oferecida pelo Macaé, que interceptou as jogadas do time candango. Antes do final da partida o jogador Tallys do Gama ainda foi expulso botando números iguais em campo.
Resultado Final em Campos, Macaé 2 a 1. Com o resultado o Gama está rebaixado, e o Macaé segue vivo e terá que enfrentar o Criciúma, o primeiro jogo será realizado no Rio de Janeiro e a partida de volta em Santa Catarina.
FICHA TÉCNICA - MACAÉ 2 X 1 GAMA
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé-RJ
Público: 1.861 pagantes
Renda: R$ 16.935,00
Árbitro: Edmundo Alves do Nascimento (SC)
Auxiliares: Juliano Fernandes da Silva (SC) e Nadine Schram Câmara Bastos (SC)
Cartões amarelos: Johnatan, Daniel Melo e Osmar (Macaé); Alan, Pedrão, Rafael Pedro, Everton, Tiago Gaúcho, Tallys, Elivélton e Marcinho (Gama)
Cartões vermelhos: Osmar (Macaé); Tallys (Gama)
Gols: Bruno Luiz, aos 6'/1T e Gedeil, aos 46'/1T (Macaé-RJ)Pedrão, aos 29'/2T (Gama)
Macaé-RJ
Lugão; Johnatan, Otávio, Daniel Melo e Bill; Gedeil, Osmar, André Gomes (Serginho) e Danilo (Da Silva); Raphael Aguiar e Bruno Luiz (André).
Técnico: Dário Lourenço.
Gama-DF
Vizzotto; Alan (Hugo), Pedrão, Rafael Pedro e César; Everton, Tiago Gaúcho, Jacó (Marcinho) e Tallys; Elivélton (Nicolas), e Bachin.
Técnico: Heriberto da Cunha.