ABC supera Águia e retorna a Série B
Movimentação da torcida do ABC nos arredores do Frasqueirão, após o jogo
( Foto retirada do site oficial do ABC ) Por Jesse Machado
O ABC vence o Águia Por 3 a 1 no Frasqueirão e retorna a série B. Com uma campanha regular o clube de Natal consegue o acesso, o jogo foi marcado pelo forte calor e um segundo tempo movimentado. A equipe da casa chegou a fazer 3 a 0, mas permitiu o gol de desconto nos acréscimos da partida, mas nada que pudesse estragar a grande festa e a volta para a segundona brasileira.
Primeiro Tempo – Os goleiros seguram o placar
O Águia precisava da vitória a qualquer custo, já que perdeu o primeiro jogo em casa por 1 a 0. Se repetisse o resultado forçaria a disputa por pênaltis, qualquer vitória por dois gols a favor do time paraense daria a classificação para a equipe do Águia. Já o ABC poderia até empatar que estaria na série B de 2011.
As duas equipes pareciam nervosas no início do jogo, se estudavam e saiam com medo de levar o contragolpe. O Águia veio como o esperado ofensivo e em busca da reação.
Logo no início da partida veio a primeira oportunidade dos visitantes. Torrô driblou o goleiro e chutou em direção ao gol, mas Sueliton estava bem colocado e tirou o que seria o gol inaugural da partida.
O ABC se assustou com a oportunidade do Águia, e mesmo com a torcida a seu favor, bateu cabeça em alguns lances. Mas a equipe da casa respondeu o Águia aos 17 minutos, quando Pio chutou forte de fora da área, e o goleiro do time paraense teve que se esticar para evitar o gol.
Foi á partir daí que o ABC se encontrou em campo, pouco tempo depois, Renatinho cruzou a bola, mas antes que chegasse para leandrão marcar, Alan estava lá para tirar o perigo.
O Águia respondeu aos 35 minutos. Com um chutasso de fora da área, mas o goleiro mais uma vez estava bem colocado e evitou o gol. Logo depois mais Águia, após confusão da defesa, a bola foi cruzada e Bernardo testou e a bola passou rente ao gol do ABC.
Segundo Tempo – ABC deslancha
Se no primeiro tempo o nervosismo foi o vilão das duas equipes, no segundo tempo, o torcedor do Frasqueirão fez a festa nas arquibancadas.
Com 15 minutos de jogo o ABC marcou o primeiro gol, Suélinton lançou bola com perfeição e encontrou Leandrão, que driblou o marcador e acertou o fundo do gol de Alan.
O Águia partiu para o tudo ou nada, se arriscou dentro de campo e permitiu que o ABC saísse em jogadas rápidas de contra-ataque e definisse a partida.
A equipe de Marabá chegou aos 21 minutos com Cleuber que recebeu na área perigosa, chutou mas o goleiro defendeu.
O ABC ampliou aos 33 minutos da etapa final. Jackson chutou de primeira e marcou o segundo gol dos donos da casa.
O Águia não estava morto, e Diego mandou uma bola na trave do ABC, mas o que parecia ruim para os visitantes piorou aos 45 minutos.
O ABC contou com a sorte, Ederson chutou, a bola foi na trave e sobrou para Claudemir empurrar para o gol e decretar a classificação em Natal.
Mesmo com a expulsão de Diego, o Águia conseguiu o prêmio pelo seu esforço e descontou nos acréscimos da partida, aos 49 minutos, Jaime mandou um foguete de fora da área e fez o gol de honra dos marabaenses.
ABC e Águia de Marabá em 2010
Rebaixado na série B do ano passado, o ABC fez um bom planejamento neste ano e teve uma campanha muito regular, tanto no estadual no início do ano quanto na disputa da série C, quando esteve sempre entre os dois primeiros na primeira fase e venceu as duas partidas contra o Águia na fase decisiva.
O Águia foi irregular. No estadual fez uma péssima participação no primeiro turno, terminando na última colocação, se recuperou no segundo turno, indo a final do estadual, mas acabou sendo derrotado pelo Papão. Na série C, fez uma primeira fase duvidosa, se classificou apenas no jogo final, quando empatou em casa com o Fortaleza, e foi derrotado com méritos para o rival de hoje.
Agora o ABC enfrentará o Salgueiro na semi final, valendo uma vaga na final da competição. A disputa começará na semana que vem e o primeiro jogo será em Pernambuco, ou seja o Frasqueirão estará em peso no jogo de volta para apoiar a equipe da casa mais uma vez.
Ficha Técnica ABC-RN 3 x 1 Águia-PA
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal-RN
Árbitro: Elmo Alves-GO
Assistentes: Marco Antonio de Melo-GO e Fabrício Vilarim-GO
Cartões amarelos: Basilio, Sueliton, João Paulo, Jackson, Leandrão (ABC); Cleuber, Torrô, Vander, Diego (Águia)
Cartão vermelho: Diego (Águia)
Gols: Leandrão, aos 15’/2T, Jackson, aos 33’/2T e Claudemir, aos 45’/2T (ABC); Jaime aos 49'/2T (Águia)
ABC-RN
Wellington; Sueliton, Thiago Garça, Leonardo e Renatinho Potiguar; Basilio, Ricardo Oliveira, Pio (Bileu) e Jackson (Claudemir); João Paulo e Leandrão.
Técnico: Leandro Campos.
Águia-PA
Alan; Bernardo, Cleuber (Roma) e Ari; Sinésio, Daniel (Jaime), Analdo, Diego e Vander (Thiago Marabá); Torrô e Samuel Lopes.
Técnico: João Galvão.