Duque de Caxias perde mais uma
Por Luis Felipe Reis
Duque de Caxias decepciona de novo e segue sem pontuar na Série B
Mesmo com boa atuação no primeiro tempo, time fluminense perde a sexta em seis jogos e segue na lanterna da competição; América-RN, com gol no final, vence e sai da Zona de rebaixamento.
O Duque de Caxias segue sua sina de não pontuar no Campeonato Brasileiro Série B 2010. O carrasco desta vez foi o América de Natal, clube que também não havia vencido na competição. Com o gol de Fábio Neves, aos 34 minutos do segundo tempo, o alvirrubro de Natal bateu o Duque de Caxias por 1x0, na noite desta terça-feira, no estádio da Cidadania, em Volta Redonda. Ao todo, já foram disputadas seis rodadas, e o Tricolor da baixada não conquistou sequer um pontinho nesta Série B e segue firme na lanterna. Já o América, com a vitória, chega ao seu primeiro triunfo na competição, atinge os seis pontos e, finalmente, sai da Zona da degola, deixando por lá Sport, Ipatinga, Vila Nova e o próprio Duque de Caxias, único clube a não pontuar e a não vencer, até então.
O JOGO:
Apesar das equipes mostrarem graves deficiências técnicas, o jogo começou bem movimentado na cidade do aço. Ambos os times extremamente necessitados da vitória tentaram a o gol desde os primeiros minutos. O time fluminense mostrava disposição para vencer. Mas foi o time visitante que ameaçou primeiro, aos 6 minutos, em boa jogada do atacante Flávio Recife, que entrou na área em diagonal, bateu bem, mas Vinícius fez boa defesa. Aos 13 minutos, um retrato fiel da atual fase do Duque de Caxias. O Zagueiro Douglas do América-RN errou a saída de jogo, Léo Guerreiro roubou a bola, percebeu o goleiro adiantado, mas na hora de finalizar, chutou torto, longe do gol.
A partir dos 30 minutos o jogo melhorou bastante. Aos 31, Em contra-ataque rápido, Paulo Rodrigues quase abre o placar para o Duque de Caxias. Aos 33, em cruzamento perfeito de Marquinho, Léo Guerreiro, livre, cabeceia mal e perde outra chance para o tricolor da baixada. Aos 36, o América deu a resposta. Flávio Recife bateu bem o escanteio e Asprilla de cabeça acertou o travessão. Aos 39, foi a vez, novamente, de Marquinho fazer ótima jogada pela direita e cruzar na cabeça de Caju, que errou feio a conclusão, dando de ombro na bola, desperdiçando mais uma chance para os mandantes.
Se o primeiro tempo foi bastante movimentado, o segundo não foi, pelo menos na parte inicial. O jogo realmente se encaminhava para um 0x0, com um segundo tempo morno. Um chute perigoso de Júlio Terceiro, aos 27 minutos, foi o único grande momento de emoção na segunda etapa. Até que Fábio Neves, que entrou no segundo tempo, resolveu aparecer. Aos 30, troca de passes rápida do time americano, Fábio Neves acha Ronny, que só rola para Tarracha soltar a bomba, mas Vinícius salva o Duque. De tanto insistir, o América-RN finalmente chega a seu gol, aos 34 minutos. Num Contra-ataque fulminante o cruzamento da direita encontra Ronny, que não consegue dominar e acaba ajeitando para Fábio Neves encher o pé sem chances para Vinícius, inaugurando o placar em Volta Redonda; Duque de Caxias 0–1 América-RN
A partir daí, o Duque de Caxias partiu para o ataque, botou o atacante Dudu, mas não teve resultado. Só o América voltou a assustar, em dois contra-ataques com o veloz atacante Ronny, aos 39 e aos 42 minutos. Final de jogo em Volta Redonda.
Ponto Forte do Duque de Caxias
A defesa: Fábio Braz e Edson jogaram muito bem nesta terça-feira, mostrando muito mais segurança, em relação às duplas ou trios anteriores.
Ponto Forte do América-RN
Banco de reservas: Júlio Terceiro, Ronny e Fábio Neves entraram no segundo tempo e tomaram conta do meio-campo. Júlio distribuiu muito bem o jogo; Fábio Neves deu mais criatividade; e Ronny foi fundamental nos contra-ataques.
Ponto Fraco do Duque de Caxias
Grande apatia no segundo tempo. Passou a dar chutões, perdendo seu toque de bola.
Ponto Fraco do Américan-RN
Precisa finalizar mais. É um time que ataca bastante, visa o ataque, mas não consegue finalizar, não tem penetração.
Personagem do jogo
Fábio Neves, que entrou no segundo tempo, deu uma nova cara ao time natalense e decidiu o jogo, com seu gol, em sua reestréia.
DUQUE DE CAXIAS 0–1 AMÉRICA-RN
Estádio: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data/hora: 1/6/10 – 21h50min
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Auxiliares: José Ricardo Maciel Linhares (ES) Adaílson Alves Pereira (ES)
Cartões amarelos: Gleidson e Juliano (DUQ) Douglas (AME)
Cartões vermelhos: Nenhum
GOLS: Fábio Neves, 34/2ºT (0-1)
DUQUE DE CAXIAS: Vinícius; Marquinho, Fábio Braz, Edson e Gleidson; Roberto Lopes, Thiaguinho (Dudu), Mancuso e Paulo Rodrigues (Juliano); Caju e Léo Guerreiro (Marcelo).
AMÉRICA-RN: Fabiano Ribeiro; Douglas (Júlio Terceiro), Asprilla e Edson Rocha; Juninho Silva, Émerson, Assis (Fábio Neves), Saulo e Tarracha; Flávio Recife e Adriano Magrão (Ronny).