Bahia empata com Vila Nova e perde ponta
Por Jesse Machado
Com o apoio de sua torcida o Bahia empatou em casa com o Vila Nova, 1 a 1, em Salvador, e perdeu a 1ª colocação do campeonato Brasileiro Série B para o Coxa. O Coritiba bateu o Brasiliense e chegou aos 43 pontos contra 41 do clube baiano. Apesar de jogar em casa o Bahia quase saiu do Pituaçú com a derrota, o Vila saiu na frente no início do jogo e o tricolor da boa terra só conseguiu igualar o marcador aos 43 minutos do segundo tempo.
Primeiro Tempo
No início da partida o Bahia adiantou sua marcação, com o intuito de pressionar a saída de bola da equipe goiana, porém a tática do tricolor baiano não deu muito certo logos aos 12 minutos a equipe do centro-oeste saiu na frente.
Depois de abrir o placar o Vila apostava nas jogadas de contra-ataque e acabou chamando o Bahia para seu campo de jogo, o que acabou dando mais velocidade ao jogo, o Bahia atacando e o time visitante esperando pelo erro do adversário.
Após longo lançamento Roni foi até a linha de fundo e cruzou por baixo, o atacante Bruno Lopes aproveitou o passe e chutou de ponta do pé no canto de Fernando, que só viu a bola passar e entrar no gol do time da casa.
Correndo atrás do prejuízo o Bahia se alçou ao ataque em busca do gol de empate. Aos 34 minutos Nen cabeceou com força e a bola passou muito próxima da trave. Aos 37 de novo ele, Nen após cruzamento o jogador matou no peito e chutou, mas o goleiro do Vila bem posicionado defender sem problemas.
Nos acréscimos o Vila Nova quase marca seu segundo gol, depois de cobrança de falta o goleiro deu rebote, e a bola sobrou dentro da área, mas a defesa afastou o perigo para o alívio dos torcedores presentes no Pituaçú.
Segundo Tempo
Mesmo precisando do gol, o Bahia tentava de forma desordenada furar o bloqueio goiano porém parava na falta de criatividade de seus homens de criação, o Bahia chegava sempre de forma previsível e acabou facilitando o sistema defensivo do Vila Nova que parecia adivinhar o que o time da casa iria fazer.
E foi assim que o Vila se reencontrou na partida, aos 14 minutos Roni encontrou Bruno Loper na área, o atacante passou por dois zagueiros antes de finalizar, a bola passou muito próxima da meta do Bahia.
O jogo voltou a ficar amarrado, as duas equipes pareciam ter cansado. E quando o Vila já contava como certa a 7ª vitória seguida no campeonato veio o empate do Bahia.
Aos 43 minutos bola na área do Vila Nova, a bola passou por dois jogadores antes de chegar em Adriano que teve liberdade para chutar e empurrar para o fundo do gol.Empatando a partida.
Ficha Técnica - Bahia 1 x 1 Vila Nova
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador-BA
Público: 31.794 pagantes
Renda: R$ 751.977,00
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden-RS (Fifa)
Assistentes: José Javel Silveira-RS e Tatiana Jacques de Freitas-RS
Cartões amarelos: Alisson, Helder (Bahia); Leandrão e Júnior
Gols: Adriano, aos 43’/2T; Bruno Lopes, aos 12’/1T (Vila Nova)
Bahia
Fernando; Jancarlos, Alisson, Nen e Ávine; Bruno Octávio (Moraes), Fábio Bahia, Hélder e Ananias (Mendes); Adriano e Jael (Rodrigo Graal).
Técnico: Márcio Araújo.
Vila Nova
Max; Ivan, Éder Lima, Leandrão e Carlos Alberto; Juninho (Erick), Adilson, Davi Ceará (Júnior) e Davi; Roni (Max Pardalzinho) e Bruno Lopes.
Técnico: Ademir Fonseca.