Argentina despacha Coréia e é virtual classificada

Destaque do jogo ao marcar três gols, o atacante Higuaín festeja
gol que fechou a goleada sobre a Coreia do Sul, por 4 a 1  Foto: AFP

 

                                                                                                                   Por Luiz Felippe Reis

A Argentina goleou a seleção da Coréia do Sul por 4x1, no estádio Soccer City, em Joanesburgo, nesta quinta-feira, abrindo a rodada do Grupo B desta Copa do Mundo. Com a vitória, a Argentina lidera o grupo com 6 pontos ganhos e torce por uma vitória da Nigéria sobre a Grécia ou um empate entre as seleções para garantir vaga às Oitavas de Final. Já a Coréia do Sul, com a goleada, ficou nos 3 pontos com -1 de saldo, correndo sério risco de ser ultrapassada pela Nigéria.

 

Primeiro tempo:

Uma Argentina mais solta. Era essa a expectativa de todos para essa partida contra a Coréia do Sul, um adversário que, sim, prometia marcar, mas que, por suas características, não ficaria apenas se defendendo, tentaria algumas jogadas ofensivas. Mas, no primeiro tempo, a Coréia só se defendia, desanimando quem esperava um jogo equilibrado e corajoso dos asiáticos. E a Argentina, com muito mais iniciativa de jogo, não demorou a abrir o marcador. Aos 17 minutos, Messi bate falta lateral pela esquerda, a bola passa pelo primeiro pau, desvia em Chu Park e entra. É o segundo gol contra da Copa do Mundo. Argentina 1x0. A Coréia do Sul, mesmo em desvantagem não conseguia trocar passes em direção ao ataque, era uma presa fácil. Aos 27 minutos, falta para a Argentina, Messi rola para Tevez, que solta a bomba, com muito perigo ao gol do goleiro Jung. O Segundo gol era questão de tempo e ele saiu, aos 33 minutos com Higuaín. A falta cobrada novamente por Messi, Burdisso desvia de cabeça, e Higuaín, livre, de cabeça amplia o marcador. Argentina 2x0. E a Argentina queria mais e quase marca o terceiro. Aos 39 minutos, Higuaín faz boa jogada pela esquerda, cruza, o goleiro Jung espalma pro meio da área, Di Maria ajeita e bate bonito, o goleiro Sul-coreano se redime e salva a Coréia do Sul. Se a Argentina é muito elogiada do meio-campo para frente, na defesa, o time Argentino é extremamente criticado. E, aos 45 minutos, Demichelis honrou as críticas, entregando o gol à Coréia do Sul. Chung Lee roubou a bola, avançou em velocidade e, na saída do goleiro Romero, diminuiu. Argentina 2x1. E o primeiro tempo terminou com um placar muito bom para a seleção coreana, em relação à péssima apresentação que fez.

 

 

Segundo tempo:

A Coréia do Sul, com o gol no finzinho, dado de presente por Demichelis, cresceu para o segundo tempo. Voltou com mais ímpeto, acreditando que era possível sair de Joanesburgo com um empate. Com isso, a Argentina tinha o que queria: O contra-ataque. Aos 6 minutos, Maxi Rodriguez faz uma bela virada de jogo para Di Maria, que tabela com Higuaín, que recebe cruzamento do próprio Di Maria e quase marca, mas para no goleiro Jung. Aos 10, a Coréia assustou com uma boa falta cobrada por Chu Park, Romero só olhou, e a bola foi para fora. Aos 12 minutos, em sua jogada característica, o contra-ataque, o time coreano chega forte. Chu Park arranca pelo meio, deixa Yeom na boa para marcar, cara-a-cara com Romero, mas o centroavante sul-coreano perde a chance do empate. A Coréia do Sul, à altura, era melhor no jogo. Havia perdido o medo de jogar. Já a seleção da Argentina começou a perceber que era importante cadenciar mais o jogo, administrando a partida. Aguero entrou no lugar de Tevez. E quem tem um contra-ataque com Messi, Aguero e Higuaín pode decidir a qualquer momento. E decidiu. Primeiro aos 31 minutos. Aguero e Messi fazem bela tabelinha, o melhor do mundo bate, o goleiro Jung salva com o pé esquerdo, no rebote Messi bate de primeira a bola bate na trave, e Higuaín só tem o trabalho de empurrar para o gol. Argentina 3x1. E aos 35 minutos. Messi e Aguero fazendo nova tabelinha. Messi dá uma cavadinha espetacular, deixa Aguero na boa, ele prefere cruzar para Higuaín, de cabeça, definir a goleada: 4-1. Aos 47 minutos, Aguero, que entrou muito bem, em mais um contra-ataque, tentou jogada individual, driblou duas vezes o zagueiro Jung Lee e bateu de direita, rente ao travessão quase marcando um golaço.

 

Análise da Partida:

A Copa está esquentando! Mais um grande jogo! Só a lamentar o péssimo primeiro tempo da seleção Sul-coreana, que não conseguiu desempenhar o futebol rápido de contra-ataques como contra a Grécia na estréia. Mas o placar 4x1 não traduziu exatamente o que foi o jogo. O time coreano jogou de igual para igual no segundo tempo, mostrando que é favorita a ficar com a segunda vaga neste Grupo B da Copa do Mundo. Destaque importante para Chu Park, que, mesmo fazendo um gol contra, foi o grande nome coreano no segundo tempo. 

Já a Argentina, foi mais incisiva do que contra a Nigéria. Não se limitou apenas em tocar a bola. Ligou contra-ataques interessantíssimos e, de fato, se firmou como seleção favorita. Hoje a Argentina estava melhor postada do que contra a seleção africana. Gutiérrez ficou mais plantado no lado direito, fechando aquela “avenida”. Messi novamente endiabrado, jogou demais! Destaque para Aguero, que entrou aos 29 minutos e definiu o jogo para a Argentina, participando dos dois gols. Di Maria e Tevez podem começar a se preocupar, porque o Aguero vem com tudo para esta Copa do Mundo.

 

ARGENTINA 4–1 CORÉIA DO SUL

Estádio: Soccer City, Joanesburgo
Data/hora: 16/6/10 – 8h30min (Horário de Brasília)
Árbitro: Frank de Bleeckere (Bélgica)                                                                                  Auxiliares: Peter Hermans (Bélgica) e Walter Wromans (Bélgica)                                          Cartões amarelos: Gutiérrez, Mascherano e Heinz (ARGENTINA); Ki Yeom e Jung Lee (CORÉIA DO SUL)                                                                                                                   Cartões vermelhos: -/-
GOLS: Chu Park (Contra) 17’ (1-0); Higuaín 33’ (2-0); Chung Lee 45+1’ (2-1); Higuaín 76’ (3-1); e Higuaín 80’ (4-1)

ARGENTINA: 22-Romero; 17-Gutiérrez, 13-Samuel (4-Burdisso), 2-Demichelis e 6-Heinz; 14-Mascherano, 20-Maxí Rodriguez e 10-Messi; 7-Di Maria, 11-Tévez (16-Aguero) e 9-Higuaín (5-Bolatti).

CORÉIA DO SUL: 18-Sung Jung; 2-Beom Oh, 14-Jung Lee, 4-Yong Cho e 12-Young Lee; 16-Sung Ki (5-Nam Kim), 8-Jung Kim e 17-Chung Lee; 7-Ji Park, 10-Chu Park (20-Dong Lee) e 19-Ki Yeom.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.